AVS é presença marcante em todo tempo e lugar!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 24 de maio de 2022

Nossa viagem de fim de semana, excepcionalmente, não começa na plataforma costumeira de embarque. Em sentido inverso, partimos da estação “Há 50 Anos”, quando o desfile de 16 de maio de 1972, apesar da indiscutível beleza, apresentou “os ditos intervalos”, entre as instituições, com os atrasos sempre “enervantes, absurdos e inconcebíveis”. Contudo, o povo permaneceu na avenida, “aguentando o sol”, até 13h30. Era assim mesmo, com esperas cansativas para assistentes e participantes.

Ao contrário, o desfile de 2022 foi pontual em seus horários. Quem não acreditou na pontualidade da organização, certamente, perdeu a hora de desfilar na Avenida Alberto Braune. É sempre muito emocionante homenagear nossa cidade e render vivas para a história iniciada por seus colonizadores e solidificada no povo que se formou ao longo de seus 204 anos. Tudo nos inspira um olhar de reverência pelos desafios vencidos e conquistas alcançadas. Parabéns, Nova Friburgo!

Notícias alvissareiras sobre o Estado do Rio de Janeiro, com o menor número de roubos nos últimos 17 anos. A diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), Marcela Ortiz, destacou em seu depoimento: “As constantes reduções expressivas nos índices de criminalidade do Estado, que estão acontecendo nos últimos meses, são os resultados do investimento na segurança pública e nos servidores das forças de segurança, feitos pelo governador do Estado do Rio, Cláudio Castro”. O governador também sancionou lei que atualiza a legislação sobre o processo de busca a pessoas desaparecidas, tornando mais rápida a busca, inclusive para jovens menores de 16 anos e pessoas com deficiência, garantindo localização e proteção de forma ampla.

“Carnaval fora de época trouxe saldo positivo”. A informação é de Christiane Coelho, com uma página repleta de boas notícias das folias em maio publicada na edição do último fim de semana. De forma especial, o evento marcou um espetáculo diferente, sim, na época, porém, com o mesmo glamour que emana do carnaval. Além das escolas de samba dos grupos A e Especial, o centro da cidade se vestiu de uma programação variada, com alegria para todos os gostos. A Rua Oliveira Botelho se transformou na Rua da Cerveja Artesanal com a Momo Bier Fest.

Em todos os setores da economia houve saldo positivo. Contudo, quem ganhou mesmo foi a cidade, se mostrando ordeira e acolhedora, como tem sida a sua marca. O prefeito Johnny Maycon se pronunciou, feliz com o resultado: “O desafio agora é produzir um carnaval ainda maior, mais estruturado e atrativo para os turistas e ainda mais organizado para a população. E todos podem ter a certeza de que vamos fazer”.

Observando o Mapa da Apuração, entre quesitos e notas, todos venceram o desafio de pisarem na passarela depois de dois anos sem samba no pé. Não houve discrepância entre as notas, sinal de que o júri precisou usar um olhar extremamente observador, para estabelecer parâmetros entre as concorrentes. No fim das contas e dos pontos, tudo saiu às mil maravilhas no reinado de outono. Há que se elogiar também o empenho da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que contou com apoio da Empresa Brasileira de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Obras. Ruas limpas e lavadas no frescor da manhã. A limpeza foi um luxo. Foram recolhidas 48 toneladas de lixo!

Mas que frio, não é Silvério! O Cão Sentado, congelado, de cachecol e manta. Gostei da touca nas cores da nossa bandeira. Lucimar Corrêa, vamos tricotar o modelito! Que não venha outra rajada de ventos como a da quinta-feira, 20. Lá se foram as sombrinhas da feirinha de Campo do Coelho. Adriana Oliveira foi quem nos trouxe informações do ciclone – o Yakecan, em tupi-guarani, que significa “o som do céu”. Falando em vento, que os bons ventos levem, cada vez mais ao sucesso, o chef friburguense João Vieira que, em agosto, disputará o Prêmio Dólmã, considerado o Oscar da gastronomia brasileira. Na próxima “caixa com ingredientes surpresa”, em vez de quiabo, rabanete, canjiquinha, frango e banana-ouro, que venha o prêmio. Sucesso!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.