AVS é completo: informação, lazer, cultura e arte!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 30 de agosto de 2022

  “O tabagismo é uma doença”. Assim classifica a Organização Mundial de Saúde e o Caderno Z do último fim de semana trouxe toda a informação, alertando sobre a falsa sensação de prazer e bem-estar que o fumante experimenta. Enquanto se distrai com a fumaça, o hábito, na maioria das vezes, surge de brincadeira até se tornar um vício inseparável, a companhia para as horas tristes e felizes. Justamente por se manifestar na “vulnerabilidade do adolescente”, a OMS a considera também uma “doença pediátrica”.

Em termos de saúde pública, houve um avanço com a proibição do fumo em locais fechados. Antigamente, fumava-se até em sala de aula. Sem deixar de citar que nos ônibus eram aquelas baforadas nos cabelos da gente. Se começar a fumar pode ser apenas divertido, parar, então, é determinação. Conheço pessoas que estão contando meses para o primeiro aniversário de sua abstinência. Conheço, também, aquelas que continuam determinadas a seguir, alegando que quem não fuma, nem por isso, terá vida eterna. A sugestão de tratamento para quem deseja parar de fumar é “viver um dia de cada vez” e cada dia, mais um dia sem fumar. Meu pai usou uma tática e contava: o cigarro ficava no meu bolso, mas, eu dizia: depois eu fumo! E ele venceu a batalha.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações de sensibilização e mobilização sobre os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Andrea Reis, técnica do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Inca lembra que o SUS tem uma rede de tratamento gratuito com terapias e diversas práticas muito eficientes. Eficiente também, foi a charge de Silvério colaborando com o tema. Ah! Se em cada cigarro aceso o anjo viesse com seu mágico extintor e apagasse não só a chama, mas, a necessidade do uso de tabaco...

Saúde em primeiro lugar e festejamos a primeira cirurgia cardíaca em Nova Friburgo no dia 19 de agosto de 1998. O Hospital São Lucas, credenciado pelo SUS para as cirurgias, está na marca de mais de oito mil procedimentos, com 24 anos de serviços de alta competência por sua equipe médica. O dr. Gustavo Ventura, chefe do setor do São Lucas, comemora o êxito dos trabalhos e o reconhecimento, pelo SUS, de “Categoria A” pela eficiência dos procedimentos em nossa região. A primeira paciente operada, em seu depoimento na matéria de Christiane Coelho, ressaltou: “O dr. Gustavo é um escolhido de Deus que o colocou em Nova Friburgo para cuidar dos nossos corações”. São muitos elogios, todos, bem-merecidos. Parabéns a todos!

Reconhecer valores tem sido uma prática sustentável e, em “Esportes”, Vinicius Gastin nos trouxe a boa nova de que o projeto de lei conjunto dos vereadores Max Bill e Maiara Felício propondo igualar as premiações entre homens e mulheres em competições esportivas, já foi apreciado na Câmara Municipal e aprovado por unanimidade. Agora é esperar a sanção do nosso prefeito para que seja efetivado em lei.

Em “Há 50 anos”, “a grande caminhada” dava início ao cobiçado pleito de 1972 e destaca: “Como se sabe,  a eleição é uma caixa de surpresas, sepultando a grande maioria dos que postulam cargos pelo voto popular. Nem poderia deixar de ser assim, já que as vagas são infinitamente poucas para um elevadíssimo número dos que as aspiram...”. Essa caminhada já teve início agora em 2022 e há mais candidatos do que vagas, como sempre. Sob pena de cometer crime eleitoral, o eleitor não poderá levar o celular para dentro da cabine de votação. O certo, então, é que haja um local para deixar o aparelho, enquanto se efetuar a votação. Caso contrário, onde ficará o celular?

A Fevest 2022 começa nesta quinta-feira, 1ª de setembro, e o evento promete atrações incríveis. Sendo a maior feira brasileira de moda íntima, a Fevest trará nomes importantes do meio empresarial, bem como a presença de famosos que darão ao evento ainda mais brilhantismo. Até domingo, dia 4, no Country Clube, a cidade se vestirá de luxo, cores e de muitas inovações na área de sustentabilidade.  Imperdível!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.