AVS é arte, cultura, informação e prazer!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Na infância de antigamente tinha uma brincadeira muito interessante - “Mamãe, posso ir?”, que consistia em as crianças perguntarem ao líder quantos passos poderiam dar para frente ou para trás. E o líder, no papel de mamãe, diria a quantidade e a modalidade dos passos, ou seja, de formiguinha, tartaruga, caranguejo, elefante ou de gigante. Esse último, daria ao participante a possibilidade de chegar primeiro e se tornar o líder da nova rodada. E qual a razão para eu começar a viagem com essa grata lembrança? É para enfatizar que o Caderno Z deu um passo de gigante e chegou primeiro na liderança de um tema intrigante – a dislexia. Creio que a matéria abriu os nossos olhos para a compreensão de que nem sempre o que chamamos de preguiça poderá ser  coisa de preguiçoso. O livro de Marina Miyazaki, “Dislexicando”, que o corretor ortográfico sugere “Desleixando”, trata o assunto de forma intensa e divertida.

Marina pegou carona na sua dislexia para mostrar “como a falta de compreensão da dislexia faz as crianças ficarem ainda mais perdidas, desmotivadas e, muitas vezes, com a autoestima comprometida...”. O tema é fascinante e vale ir fundo na matéria para sairmos da superfície do falso julgamento. “Nos pilares para um futuro promissor”, o “Z” expande com “Educação & Saúde, porque uma se mistura com a outra, na mais perfeita receita para uma vida saudável. Diminuir o consumo de açúcar, pois, como destaca o doutor David Gusmão – “o açúcar é capaz de prejudicar até mesmo a saúde das articulações”. E articulando bem os conhecimentos, aprendemos sobre alimentos veganos, orgânicos e integrais. Nosso passo de gigante está dado. Avante!

Wanderson Nogueira nos conduz a uma linda viagem sobre os mistérios da existência e bem se vê que sua bagagem filosófica está repleta de ensinamentos, pois a felicidade “não está nas vitrines dos magazines...”. Ao contrário, “a felicidade é mutável de pessoa para pessoa...” E a vida? – E ele me responde: “A vida está debruçada à nossa frente e na sua simplicidade enigmática quer ser vivida mais do que resolvida...”. Lindo!

Em “Esportes”, Vinicius Gastin sempre marca um gol no campo das novidades. A mais recente foi a criação da Liga Friburguense de Futebol de Botão, no final de dezembro de 2021. A entidade já tem calendário até dezembro, com a segunda edição do Botão Noel. Outra boa notícia é a expansão das atividades da Escolinha de Futsal, que beneficia crianças e jovens no loteamento Solares 2. Que beleza!

Maravilha também é saber que há grupos interessados em dar ao nosso município uma característica mais limpa e romântica, na tentativa de diminuir a poluição visual, a começar pelo ordenamento dos fios nos postes no centro da cidade. Tomara que dê certo e a gente possa ter, em breve, o aterramento da fiação. Há de ser um sonho!   

A pandemia prossegue impiedosa. O número de contaminados sobe assustadoramente e as notícias dão conta de que a situação não está nada confortável. A vida segue entre percalços, enfrentando a insegurança no retorno às escolas, na carestia do material escolar, como destaca o dragão na charge de Silvério. De qualquer forma, o convívio escolar presencial é imprescindível, pois, como ressalta a pedagoga Inahiara Venâncio Menezes, “todo o processo de aprendizagem passa pela afetividade”... e é “o caminho que nos leva a assimilar e a dar significado ao que aprendemos”. Parabéns!

A concessionária Águas de Nova Friburgo comemora 13 anos de  serviços em nosso município. Modernidade e eficiência no melhor atendimento e, para se ter ideia, “são 35 milhões de litros de água tratada por dia”. Que louvável! E mais louvores para os aniversariantes da semana: Vanderleia Abrace Essa Ideia, nossa vereadora, e Flávio Stern, da Acianf. Parabéns, queridos! Também há festejos na família Carestiato, uma dupla comemoração com o aniversário do querido Dalton e a celebração dos 63 anos de enlace com a sua amada Euza. Ao brilhante casal, mil vivas pelas Bodas de Sândalo. A trova já seguiu pelo Facebook, com muito amor e carinho. Felicidades!

 

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.