Quer parar de viver à base de remédios?

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quarta-feira, 09 de novembro de 2022

"Ar puro, luz solar, temperança, repouso, exercício físico, dieta conveniente, uso de água e confiança no poder divino - eis os verdadeiros remédios."

Estes são oito “remédios” naturais que promovem saúde verdadeira sem efeitos colaterais e que estão em harmonia com nosso organismo. Se você experimentar praticar o que está nesta lista abaixo por pelo menos 40 dias, verá a diferença em sua saúde. Para muita gente ela é uma lista radical, mas os que experimentam praticá-la realmente recuperam a saúde de forma natural e em alguns casos, podem não mais necessitar certas medicações sintéticas. Experimente.

1)Respire profundamente ao ar livre, se possível, várias vezes ao levantar pela manhã e durante o dia. Evite ficar muito tempo onde não há ar circulante. 2) Tome sol pelo menos 15 minutos pela manhã, antes das 9h, ou à tarde, após 16h. 3) Evite fumo, bebidas alcoólicas, café, chá preto, tudo que contêm cafeína (bebidas tipo cola e guaraná). Use com moderação o saudável e elimine o prejudicial para sua saúde. 4) Durma de sete a nove horas por noite, evitando deitar após 22h. Para dormir melhor evite se alimentar à noite. Se precisar, coma algo leve duas a três horas antes de deitar. Mantenha o quarto de dormir ventilado, escuro e silencioso. Tendo dificuldade para dormir, tome um banho morno, relaxe e pense: "Vou deitar e quando vier o sono, dormirei." 5) Exercite-se diariamente. Serviços domésticos não contam. Caminhar ao ar livre é o melhor. Se não está acostumado, comece com passos firmes o quanto puder cada dia, aumentando até uma hora de exercício diário. Se preferir, ande de bicicleta ou pratique natação. Mantenha a prática do exercício no mínimo três vezes por semana. 6) Coma alimentos naturais, integrais, preparados de modo simples. Tome um bom desjejum, um bom almoço e se precisar um leve lanche duas a três horas antes de deitar. Mantenha intervalo de cinco horas entre as refeições, tomando só água pura entre elas. Evite alimentos de origem animal, açúcar e frituras. Coma muita fruta, verduras, legumes, cereais integrais, castanhas e nozes. Use pouco óleo e sal. Coma algo cru diariamente. Varie o tipo de alimento cada semana. Evite produtos industrializados. 7) Beba oito copos de água ao dia, longe das refeições, mesmo sem sentir sede. Comece com um copo em jejum assim que acordar. No verão beba mais. Tome banho cada dia esfregando bem o corpo com uma bucha para ativar a circulação. 8) Tudo que você pensa influi no que sente e faz. Então, cultive pensamentos positivos, de confiança, de esperança e gratidão, não permitindo que fiquem em sua mente pensamentos negativos, os quais produzirão sentimentos negativos se não forem repelidos. Perdoe a si mesmo pelas suas falhas. Perdoe as pessoas pelas falhas delas em relação a você. Pense no que você pode fazer de útil para outros, e faça, e a cura virá. 9) Confie no Deus Criador que cuida sempre de Suas criaturas. Serenidade, perdão, aceitação, força para viver, vêm pela graça, que é o Poder de Deus para ajudar o ser humano. Comunique-se sempre com Ele pela oração, crendo que Ele atende você. Na oração, faça seus pedidos e expresse gratidão pelo que Ele tem feito em sua vida. Leia a Bíblia, meditando, cada dia, buscando nela a orientação de Deus para a sua vida.

_______

Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.