Feliz Natal e ... o que vem pela frente?

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

É bom descontrair após um ano de trabalho, estar com a família e amigos, confraternizar com colegas de trabalho, comer algumas guloseimas de fim de ano. Tudo isso é bom. A época do Natal parece que alivia um tanto nossas angústias, tristezas e medos. Embora, muitos nesse período se entristecem por causa de perdas difíceis que o Natal suscita talvez pelo fato da pessoa querida não mais estar ali para comemorar.

Parece que sempre tem acontecimentos festivos que mascaram a dor social. Um político, de qualquer nível de poder, rouba a população por ação e por omissão, e cria uma festa popular. O povo gosta e esquece o sofrimento que poderia ser aliviado caso a liderança política fizesse realmente o que é justiça social.

Especialmente em nosso país, o futebol mascara muita dor social. Distraídos com as competições nos campeonatos, os torcedores se embriagam com seus ídolos e partidas, e se saciam com as frases dos comentaristas esportivos: “O Flamengo massacrou o Vasco!”, “O Vasco humilhou o Flamengo!”, “O Flamengo deu um chocolate no Vasco!”. Chocolate?! Por que gostamos de competições que deixam o perdedor humilhado? É bom se sentir derrotado e humilhado? Definitivamente a competição não é benigna. No funcionamento das coisas naturais do Universo, numa célula ou numa galáxia, não existe competição, mas cooperação.

As células normais de nosso corpo são gentis, não competitivas. Não brigam entre si, mas diante de alguma dor ou alteração fisiológica, uma sai em socorro da outra. O contrário acontece com as células cancerosas, que são egocêntricas e competitivas. Você pode perguntar: mas as células imunológicas normais não são competitivas? Elas só são competitivas quando combatem o mal que invade nosso corpo e pode nos matar. Mas as células do câncer brigam entre si do nada. São como as pessoas briguentas que adoram discussão. São corruptas e por isso são egoístas, não pensam na comunidade, só querem para si.

Por isso, o tumor é feio, é uma massa disforme. Quer só para si e se destrói. A malícia mata o indivíduo mau. A corrupção destrói o corrupto porque ele joga a consciência culpada para debaixo do tapete, e segue na vida aparentemente feliz, enquanto que seu sistema imunológico sabe da mentira e pode “deprimir”, facilitando, o surgimento de doenças infecciosas, inflamatórias e outras. Nossa fisiologia não é burra. Os estudos de psicossomática – relação mente-corpo – têm revelado que e como a mente afeta o corpo e o corpo afeta a mente. Não é possível ter saúde na competição e na corrupção. É um engano.

Natal não é competição e nem corrupção. Natal é pureza, é compartilhamento. Os sábios verdadeiros passam a entender que precisam terminar com todo e qualquer tipo de competição, e caminham rumo ao compartilhar. Você só consegue dar para aliviar o sofrimento de outros, e assim ter saúde, se receber o poder de vencer o egoísmo inato, e não por ser membro desse ou daquele partido político, filosofia ou igreja. O mundo afunda na corrupção, na mentira (fake news) por puro conflito de interesse material e ideológico, e avança na imposição de ideologias ditatoriais em nome de defesa do ambiente e bem comum.

Confesso que é difícil para mim dizer “Feliz Natal” e não pensar no que teremos que enfrentar em breve de angústia social por causa de líderes poderosos de nosso país e do mundo se afastarem dos princípios de conduta ensinados nos Evangelhos por Aquele que é a figura central do Natal – Jesus Cristo.

Então, desejo a você, leitor, um bom Natal com seus queridos e amigos, e força de Jesus Cristo para o preparo dos eventos difíceis que chegarão em breve. Bom Natal com o pé no chão e luz!

_______

Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.