Existem pessoas mais fortes mentalmente que outras?

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quinta-feira, 06 de janeiro de 2022

Por que diante de traumas semelhantes algumas pessoas reagem de forma diferente? O que faz com que numa família um filho reaja de forma positiva ao enfrentar um evento estressor, enquanto que outro filho da mesma família reage com pessimismo? Assim, um vai ser bem sucedido da vida e o outro não. Os chamados “fortes” persistem em seus objetivos, se recuperam de um fracasso sem muita dificuldade, mudam de emprego quando querem e conseguem se dar bem sempre. Como conseguem isto?

É verdade que atendi muita gente em meu consultório que foram fortes a vida toda, com sucesso profissional e econômico, mas que em algum momento, em geral após os 60 anos de idade, apresentaram tristeza, angústia consciente que as perturbaram e, atônitas, se perguntavam: o que é isso? Como haviam sido sempre fortes na vida, agora estavam se estranhando ao se sentirem fracas.

Vejam alguns fatores que explicam, em parte, a razão pela qual alguns podem ser mentalmente mais fortes: 1 - Estas pessoas têm genes que lhes dão melhor vantagem no enfrentamento de situações difíceis na vida. Ou seja, do ponto de vista físico, biológico, neuroquímico, alguns são realmente mais fortes, mais resistentes, nascem com vantagem genética. Outros nascem com herança genética com maior probabilidade de desenvolverem certas doenças mentais e físicas e com menos chance de serem fortes na vida. Injusto? Mas é importante considerar que pessoas que lutaram talvez a vida toda com algum sofrimento mental foram úteis à sociedade, produzindo algo que serviu e serve aos seres humanos, seja na literatura, no mundo científico, na tecnologia etc.

Outro fator que favorece algumas pessoas serem mais fortes na vida tem que ver com o fato de: 2 - terem tido experiências de vida diferentes. Especialmente as experiências que mais influenciam nosso comportamento adulto estão ligadas ao que vivemos na infância. Alguns tiveram uma infância traumática e mesmo assim alguns saíram dela com atitude mental forte, enquanto que outros seguiram na vida com dificuldade. Parece que o mais importante é o que fazemos com o sofrimento e não a presença do sofrimento em si. Mas a pergunta sem resposta científica é o que faz com que alguns reajam positivamente e outros de forma negativa diante dos mesmos traumas?

Um terceiro ponto dos fortes é que: 3 - eles têm uma personalidade diferente. Alguns nascem com personalidade atraente e positiva que abrem portas para bons relacionamentos e aproveitamento de oportunidades. Alguns são carismáticos. Mas aqui cabe uma observação: muita gente rica materialmente, aplaudidas pela fortuna que acumularam, foram ou são pessoas de difícil relacionamento, autoritárias, não é mesmo? Qual a vantagem para elas, afinal?

Em quarto lugar, as pessoas fortes na vida: 4 - têm um ambiente mais saudável. Se você vive cercado de pessoas tóxicas, fica mais difícil. Pessoas mentalmente fortes criam ambientes saudáveis para si mesmas, embora isso não seja fácil.

Finalmente, pessoas mentalmente fortes: 5 - se esforçam mais. Elas dedicam tempo e energia para aprender, crescer e enfrentar desafios. Mas pense que assim como não há um único tipo de treinamento para adquirir força física, a força mental também deve ser personalizada. O que funciona para uma pessoa pode não ser eficaz para outra. Fortes enfrentam o medo, em vez de recuar e buscam aprimorar seus conhecimentos, mantendo mente aberta para aprender.

Para ter força mental a meta não deve ser competir para querer ser mais forte do que outra pessoa. Em vez disso, concentre-se em se tornar um pouco mais forte hoje do que ontem. E não confunda ser forte com agir com força. A verdadeira força tem que ver com reconhecer suas fraquezas, pedir ajuda e trabalhar para se tornar melhor.

Fonte: Amy Morin, www.psychologytoday.com, 15/10/2021.

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.