Eu olho para você e sigo

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quinta-feira, 15 de maio de 2025

Não é anormal sentirmos vez ou outra tristeza, ansiedade, medo. Sentir isso se torna fora do normal quando e se experimentamos essas emoções com frequência e forte intensidade.

Por exemplo, sentir tristeza vez ou outra é normal, mas quando uma pessoa a experimenta e junto da tristeza vem perda de prazer em tudo, falta de energia, insônia ou dormir demais, alteração no apetite para mais ou para menos, ideias de culpa, morte e talvez suicídio, então dizemos que ela passou a ter um estado depressivo se estes sintomas permanecem por duas semanas ou mais e deve procurar ajuda profissional com médico psiquiatra.

Outro exemplo pode ser o fato de alguém sentir-se ansioso em certas circunstâncias, o que é normal. Mas quando essa ansiedade se torna frequente e exagerada, atrapalhando trabalhar, estudar, ter vida social devido à insegurança ou medo excessivo (fobia), então este indivíduo passou a ter um transtorno de ansiedade que requer tratamento.

Alguns têm lutas com pensamentos e sentimentos desagradáveis bem mais do que outros. Essa é uma das razões pelas quais precisamos aprender a exercer compaixão por todas as pessoas. Você talvez não saiba a luta mental que o outro tem e olha só o exterior que pode enganar.

Diante de sofrimentos existenciais, como a angústia que todos possuímos, conscientemente ou não, e momentos talvez de tristeza difícil de enfrentar, precisamos ter um motivo que nos anima a seguir na vida. Se o motivo for para ser útil e ajudar pessoas, da família ou não, é menos difícil seguir adiante.

O que você está fazendo com sua vida? Perdendo-a ao acumular bens e curtir festas e viagens? O que você pode fazer para melhorar a qualidade de vida no local onde você atua, no trabalho, em casa, na comunidade religiosa, no seu bairro ou cidade?

Não deixe que o medo tome conta de sua mente e paralise você. Tenha esperança de que o alívio chegará, talvez não de forma geral na sociedade, mas em sua pessoa individualmente. Serenidade é muito pessoal e não deve depender do que você tem e nem de amizades. E se essas coisas acabarem? E se as pessoas a quem você se apegou forem embora ou morrerem?

Se cidadãos comuns, políticos, empresários, religiosos, colocarem seu ego de lado e pensar o que podem fazer para o bem da comunidade, isso contribuirá para o alívio do sofrimento de todos. Mas quando o ego toma conta, então surgem as guerras e disputas entre a direita e a esquerda, entre a esquerda e a direita, e com isso todos perdem, mesmo quem juntou fortuna com desonestidade. Porque não existe dinheiro que possa comprar a paz dentro da pessoa. E corruptos não têm paz.

Está você sofrendo alguma dor emocional difícil? Tem vontade de parar, abandonar tudo, morrer? Olhe para essa pessoa importante que está aí em sua vida. Pode ser seu filho, sua filha, seu pai, sua mãe, seu irmão, sua irmã, seu amigo sincero. Ela precisa de você. Você é importante para ela. Ela pode sobreviver sem sua presença e ajuda, mas você é muito importante para ela. Não existe ninguém que possa substituir sua pessoa para ela.

Uma menina sensível e dócil, em idade escolar, já com alguma lucidez sobre problemas familiares, socais e até políticos, em seus 11 anos de idade, olhando a luta da mãe para cuidar da casa, cuidar dela como filha querida, do trabalho, das dificuldades no casamento, das decepções no governo que prejudicam as famílias, perguntou a ela: “Mamãe, como você consegue aguentar tudo isso?” A mãe, pessoa sensível, coerente, afetiva, respondeu com carinho: “Eu olho para você e sigo.” E você?

_______

Cesar Vasconcellos de Souza

www.doutorcesar.com

www.youtube.com/claramentent

Tik-Tok  @claramentent

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.