Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Credibilidade, verdade e liberdade: Estamos perdendo?
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
Confiar ajuda a saúde mental. Ao confiarmos, descansamos, relaxamos. Quando a confiança vai sendo perdida, isso enfraquece as relações, cria distância, aumenta as dúvidas, estressa e afunda um país. Que poderosos do mundo são confiáveis?
A perda da confiança pode acontecer quando um namorado, noivo ou esposo mente para sua namorada, noiva ou esposa, ou quando ela faz isso. Esta atitude machuca muito e pode perturbar de forma grave o relacionamento. Esta perda da confiança também se desenvolve entre patrão e empregado, entre vizinhos, no mundo eclesiástico, empresarial e político. O povo sofre e a minoria da elite lucra.
É incrível como que líderes mundiais não têm vergonha de dizer mentiras diante de câmeras de TV, ou afirmar coisas que não sabem detalhes ou não sabem nada do assunto, usando sua posição de poder para iludir a população com suas falas. É nojento telejornais de influência sobre a população mostrarem falas destes líderes que interessam para a rede de comunicação do telejornal. Então, as notícias veiculadas em muitas emissoras de TV são cheias de conflitos de interesses e atingem a opinião pública de forma destrutiva, enganadora e mascarada.
Mas os responsáveis não têm vergonha disso. Se pegarmos por exemplo a questão da pandemia, líderes mundiais, políticos e empresários especialmente das “big-pharmas” (megas empresas de medicamentos e vacinas) que disseram uma coisa em 2020, hoje dizem outra ou negam o que falaram antes. Uma vergonha que eles não sentem, é uma enxurrada de hipocrisia.
Estes líderes se sentem confortáveis em dizer mentiras diante de câmeras. Não se incomodam em mentir. O poeta T. S. Eliot escreveu: “Metade do prejuízo que se faz neste mundo é devido a pessoas que querem se sentir importantes. Elas não querem causar prejuízo – porém, o prejuízo não interessa para elas. Ou elas não o veem, ou elas o justificam porque estão absorvidas numa luta infindável para pensar bem a respeito delas mesmas.” E para seguirem numa agenda em que a direita combina com a esquerda num disfarce de oposição. É um teatro comandado por sociedades secretas e liderança eclesiástica. Felizmente há exceções, poucas, mas há, dos que não condescendem com a mentira.
O Departamento de Segurança Nacional dos EUA emitiu um memorando definindo três tipos de desinformação. O primeiro é apenas considerado erro. O segundo tipo são os erros intencionais ou mentiras, e o terceiro tipo de desinformação é uma verdade, mas faz com que você desacredite as autoridades. Ou seja, se você falar sobre as mentiras de um governo em exercício, isso pode ser considerado um tipo de terrorismo. Isto é terrível porque hoje o terrorismo é uma designação legal que tem que ver com o fim de seus direitos. A meta do departamento de segurança e do judiciário de alguns governos é conseguir acusar você de terrorismo caso você esteja dizendo coisas que são verdadeiras, mas que tiram a confiança das pessoas no governo, o que se torna suficiente para acabarem com seus direitos.
“Muitos procuram fazer um Céu para si mesmos, obtendo riquezas e poder. ‘Zombam e falam com maldade; falam da opressão com arrogância’ (Salmo 73:8), pisando os direitos humanos e desrespeitando a autoridade divina. Por algum tempo, o orgulhoso pode ter grande poder e pode ver o êxito em tudo que empreende; mas no fim encontrará apenas decepção e desgraça.” (EGW, PP, p.94).
Coisas difíceis estão adiante de nós. Um dos líderes do Fórum Econômico Mundial já disse que o que mundo sofreu com a pandemia da covid-19 foi “café pequeno” com o que virá. Não é de poder econômico ou influência política que precisamos agora, para enfrentar os desafios sociais já existentes e os que virão. Torcem e torcerão as palavras de pessoas corretas, elas já são e serão perseguidas. Os dominados pelo iníquo seguirão fazendo isso para o avanço da iniquidade, que já vai a passos largos no mundo. Procure crescer espiritualmente para ser fortalecido pelo bem agora. Agora é o momento para obter força espiritual que só vem pela verdade, justiça, bondade sincera, sem conflitos de interesses de poder.
_______
Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário