Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Quatro anos com a palavra
Paula Farsoun
Com a palavra...
Paula é uma jovem friburguense, advogada, escritora e apaixonada desde sempre pela arte de escrever e o mundo dos livros. Ama família, flores e café e tem um olhar otimista voltado para o ser humano e suas relações, prerrogativas e experiências.
A data de aniversário passou, mas faço questão de registrar. Quatro anos. Sem pausas. Este é o tempo em que tenho a honra de assinar semanalmente esta coluna “Com a palavra”, publicada todas as sextas-feiras aqui em A VOZ DA SERRA. E o faço com muito orgulho.
Mas a minha história com o jornal começou muito antes. Eu diria até que o início desta relação se deu literalmente no dia do meu nascimento. Mas esta parte da prosa vou deixar para um outro dia. Sou leitora assídua do jornal antes de qualquer coisa. Sempre li o jornal impresso e depois que passamos a receber as edições também virtualmente, conseguia ler todas elas. Eu gosto. A VOZ DA SERRA me remete à minha cidade, me conecta a Nova Friburgo, ao nosso universo, às nossas notícias.
Por várias vezes estive nessas páginas e sempre me orgulhei. Poucos sabem, mas ainda na adolescência, o amigo Gabriel me apresentou ao seu saudoso avô, o senhor Laercio Ventura e também à editora do jornal, à época. A ideia que ele teve foi a de levar uma jovem de 12 ou 13 anos para publicar alguns de seus textos, já que escrever sempre foi uma paixão. Lembro-me que eles leram um texto e acho que duvidaram um pouco que eu é quem tinha escrito, mas gostaram. E publicaram. Jamais esquecerei o quanto fiquei feliz. Também não esquecerei o tema daquele texto: amizade! Fez e faz todo sentido. Depois, escrevi mais um e outro e alguns textos, até hoje guardados, estamparam as páginas do jornal.
Tempos depois, infelizmente vivenciamos a catástrofe climática de 2011 e as páginas e portas de A VOZ DA SERRA se abriram mais uma vez para que eu pudesse publicar meus escritos, também até hoje guardados, sobre dor, solidariedade e esperança.
E foi assim que quase 20 anos depois da minha primeira publicação no jornal eu voltei para ficar. Era para ser mais um texto, uma publicação. Eu queria levar algumas palavras para o jornal. E então recebi o convite da Adriana Ventura, diretora do jornal, mãe do Gabriel, filha do sr. Laercio, para escrever uma coluna semanal. Que presente! Senti-me em casa. Fiquei radiante com a possibilidade. Lembro que levantei da cadeira, abracei a Adriana e perguntei: “Eu, escrever uma coluna? Coluna, coluna mesmo, toda semana?” Fiquei em êxtase. Quem me conhece desde os tempos antigos sabe que escrever sempre foi uma paixão. E não seria difícil, imaginei, alinhar essa vocação com a vontade de levar boas mensagens aos leitores. Era sobre isso que eu queria escrever, por mais sem emoção que pudesse parecer. Era sobre cotidiano, gente, sentimento. E conseguimos. Há quatro anos fazemos destes textos semanais uma mensagem que pode chegar na hora certa ao coração de alguém, como diversas vezes já chegou.
Sobre achar que não seria difícil: ledo engano. Não é nem um pouco fácil. Mas vale a pena. E muito! Registrar os quatro anos de “Com a Palavra” aqui é gratificante. Preciso manifestar a gratidão por esta incrível oportunidade e também agradecer aos leitores, sobretudo os assíduos, amantes do bom jornal impresso, que sempre carinhosamente manifestam coisas boas por esta coluna. Sigamos!
Paula Farsoun
Com a palavra...
Paula é uma jovem friburguense, advogada, escritora e apaixonada desde sempre pela arte de escrever e o mundo dos livros. Ama família, flores e café e tem um olhar otimista voltado para o ser humano e suas relações, prerrogativas e experiências.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário