TV Zoom – 20 anos

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

A TV Zoom celebra neste dia 16 de maio, data escolhida a dedo por seus fundadores, duas décadas de atividades. Foi no aniversário de Nova Friburgo daquele ano, 2000, através da antiga CATV, hoje RCA Company, que entrou no ar o canal local por assinatura que se intitulou desde então ser “100% Nova Friburgo”. Inicialmente operando no canal 14, e, atualmente no canal 10.

O início

Da sala de casa do casal Salvador Canto e Luciana Ferraz iniciava-se a era das TVs locais e o momento mais produtivo de conteúdo friburguense. Era Nova Friburgo na tela da TV. Logo depois, a emissora passou para pequenos estúdios de uma sala comercial na Rua Ernesto Basílio. No mesmo prédio, se mudou para um espaço ainda maior, até chegar aos estúdios atuais, no bairro Olaria, um dos maiores do Estado do Rio.

Resistência

De lá para cá, apesar de parecer pouco tempo, muita coisa mudou. Com o bom momento da economia brasileira, muitos friburguenes passaram a assinar TV a cabo. Muita gente passou a assinar até mesmo para acompanhar os acontecimentos locais, o que elevou a concorrência. Surgiram assim vários outros canais. Alguns acabaram, mudaram de donos e até de nomes.

100% Nova Friburgo

A TV Zoom permanece firme no mesmo conceito: conteúdo 100% friburguense. Aliás, esse diferencial sempre foi premissa de seus diretores. As novas tecnologias fizeram com que a TV a cabo perdesse clientes. A TV Zoom apostou então no streeming e toda sua programação pode ser vista a qualquer hora, em qualquer lugar, pela internet ou pelo aplicativo desenvolvido pela emissora.

O mais antigo

Dos programas mais antigos ainda em exibição, o “Esportes TV Zoom” é o mais longevo: completa 20 anos em novembro, ou seja, iniciou alguns meses depois da estreia do canal. Destaque também para as atrações “Toda Manhã”, “Pensando Nova Friburgo” e o “Zoom TV Jornal”, entre todos o que está há mais tempo no ar. Também com longo caminho na emissora está o programa “Cidade Real”. José Modesto Arouca, Zury Maurer e este colunista estão entre os apresentadores há mais tempo na casa.

Transmissões ao vivo

Muitas produções, conteúdos, memórias e campanhas. “Nova Friburgo – um só coração” e “Lágrimas da Tempestade” foram clipes que marcam as lembranças dos friburguenses. Coberturas ao vivo do carnaval e reality shows também ressaltam a ousadia do canal. Junto com A VOZ DA SERRA, a TV Zoom esteve presente nas três últimas eleições municipais com debates entre os candidatos a prefeito.

Museu da cidade

O banco de imagens da emissora é hoje um verdadeiro acervo da biografia local e, certamente, será primordial para um futuro museu da cidade que venha a existir. Parabéns a todos os profissionais que lá ainda estão e os que por lá passaram pelos 20 anos da emissora, dos quais me incluo com muito afeto e gratidão.  

Nova Friburgo – 202 anos

Uma cidade, assim como uma pessoa, pode e deve usar o seu aniversário para profundas reflexões dos caminhos que percorreu para chegar até aqui e o que quer do futuro. A auto avaliação é natural no dia do aniversariante. Por óbvio, mas fácil para um indivíduo do que para o conjunto de indivíduos tão diversos que forma a coletividade.

Cidades do futuro

Os conceitos de cidade têm se transformado ao longo do tempo. Mais ainda desafiador será definir esse conceito no mundo pós-pandêmico que se avizinha. A tese mais promissora parece ser mesmo o enfoque na cidade criativa e sustentável, que faz uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos.

Smart Cities

Essa tese é bastante aplicada desde o início dessa década, especialmente em cidades europeias, mas com exemplos aqui também no Brasil. O mundo pós-Covid torna esse conceito mais urgente. A cidade inteligente aplicada em Nova Friburgo, se comparada com outros lugares, é mais embrionária do que efetiva. Mas não deixou de ser um passo.

Desafios

Cidades inteligentes como dito acima é muito mais do que monitoramento por câmeras. Assim, não se pode dizer que Nova Friburgo é uma cidade com esse modelo implantado. Uma pena, porque até confunde a população no seu mais vasto conceito e impede o convencimento para sonhos mais verdadeiros. A caminhada é longa e passa diretamente por mudanças culturais radicais a começar pela gestão.

Década perdida?

Nova Friburgo celebra mais um aniversário. Olhando para os indicadores, uma década perdida, iniciada por uma tragédia climática que ceifou centenas de vidas. Nos dados mais otimistas, o município volta apenas aos patamares de antes de 2011. Nenhum obteve melhora.

Reflexão

Portanto, este aniversário é um convite a se repensar e tentar responder: que cidade nós queremos ser? Como poderemos ser essa cidade? Quais são nossos pontos fortes e fracos? Como podemos potencializar os pontos positivos? Sem responder a essas perguntas, qualquer caminho servirá e esse qualquer caminho não tem se mostrado muito frutífero.

Potenciais

Nesse aniversário, como nos outros, muitos declararão amor a Nova Friburgo da boca para fora. É a velha experiência do confronto: o que se diz e o que se pratica. O fato é que, pandemia à parte, o sentimento das ruas é de uma cidade cheia de potenciais, mas mal cuidada, quase que abandonada e cansada de debates, mas à procura de heróis.

Reinvenção

Assim, precisamos urgentemente de uma cultura de pertencimento, uma chamada a recuperar ou estipular uma identidade coletiva de uma cidade que adentre o futuro e vá com coragem e planejamento. O desafio de se reinventar já nos foi imposto em 2011. Talvez, o mundo de forma cruel, é verdade, esteja nos dando uma outra chance de reinvenção.              

Desejos

Olhar além das montanhas e perceber que não estamos isolados numa ilha. Importar experiências de outros lugares e adaptá-las à realidade local. Inovar formas, incentivar e valorizar talentos e não os deixar ir embora. Indagar apostas fáceis e de ocasião e acreditar na pesquisa e na inteligência. São desejos de aniversário factíveis, mais do que conselhos de um sonhador.     

Palavreando

“Nova Friburgo é o céu que vem depois de outro céu”.

 

 

 

Foto da galeria
Escolhi essa foto tirada por mim mesmo para essa edição que antecede o aniversário de Nova Friburgo. Estamos no alto, lugar ótimo para observar o mundo que se estende abaixo de nós. Que estar no topo da serra nos inspire a alçar o topo de fato
Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.