TV Zoom

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020

TV Zoom

A TV Zoom já iniciou os preparativos para celebrar seus 20 anos. Nascida em maio de 2000, por iniciativa de Salvador Canto e Luciana Ferraz, a emissora 100% friburguense é a mais longeva entre os canais a cabo locais. Desde o boom dessas emissoras, exatamente no início dos anos 2000, até os dias atuais de migração para plataformas online.

20 anos

Vários canais ficaram pelo caminho, outros surgiram, mudaram de donos. O fato é que Nova Friburgo foi uma cidade privilegiada com tanto conteúdo local para além das TVs abertas. A TV Zoom sempre teve programação de qualidade com um time de apresentadores que se mantém no ar ao longo dessas duas décadas. Entre os quais este colunista.

Grandes nomes

Não dá para deixar de registrar os que marcaram época desde a estreia, como a própria Luciana Ferraz e Salvador Canto, assim como dr. Noberto Rocha e Landri Schettini. Até hoje no ar, Zury Maurer e Modesto Arouca. Destaque ainda para Anelise Ruiz que foi fundamental na história do canal. A TV Zoom também sempre contou com jovens em suas equipes, especialmente no Zoom TV Jornal, sendo o primeiro trabalho de muitos profissionais, como Leandro Oliveira, atualmente no SBT Recife.

Nostalgia

A emissora está resgatando fotos, vídeos e notícias de outros veículos para relembrar esses 20 anos. A emissora tem praticamente todo o conteúdo exibido em sua programação devidamente arquivado em seu acervo. Mesmo com as chuvas de 2011 que atingiram em cheio a emissora, muito conseguiu se preservar dessa memória.

Resgate

Não parece muito tempo, quando falamos de maio de 2000. Mas lá se vão 20 anos. A moda mudou, as pessoas mudaram, os formatos se modernizaram e a própria TV a cabo viu seu tempo de ouro passar.

Pioneirismo

Pode parecer estranho hoje, mas para a época representou muito. A TV Zoom, por exemplo, foi o primeiro canal HD do interior do Estado do Rio de Janeiro. É também um dos primeiros a antever a mudança para o streaming, tendo seu aplicativo com toda a sua programação na palma da mão em qualquer lugar do planeta. Antes, há de se lembrar das transmissões ao vivo do carnaval, da passagem da seleção brasileira de vôlei por aqui e a cobertura de eleições.  

100% friburguense

Se tanta coisa mudou nesses 20 anos, o que não se alterou foi a essência da proposta que levou a criação do canal. Conteúdo totalmente friburguense. Essa aposta vai de encontro ao conceito do local para o global e a manutenção da emissora que, mais do que ninguém, exaltou Nova Friburgo como na campanha “Um só coração” ou “Lágrimas da Tempestade” no pós-tragédia de 2011.     

Talento local

Por falar em 100% friburguense, quem aposta no talento local no carnaval deste ano é o Blocão do Rastafare. A agremiação que inaugurou a época dos blocos com abadá em Nova Friburgo, vai entregar todas as atrações na sexta-feira de carnaval (próximo dia 21) a artistas locais. Estão confirmados Vitor Ferraz, Letícia Andrade, João Noronha, Kokada, Fukuoka, Alan Corrêa, Lorran Ribeiro e Caldeira. A concentração será às 18h, em frente à prefeitura, com desfile às 23h.

Tudo na mesma

Foi encerrado o turno exatamente como começou. Todos os quatro times postulantes à vaga na Seletiva 2021 em condições iguais, com quatro pontos. O que confirma o que já se sabia: o equilíbrio entre as equipes. Diferença que poderá ser definida no saldo de gols e no fator casa.

Desempenho ruim em casa

Se o Friburguense fez dois jogos em casa, no returno fará apenas um. O que pode parecer desvantajoso se não fosse o baixo aproveitamento no estádio Eduardo Guinle. Neste Estadual, foram cinco jogos em casa e apenas uma vitória. Totalmente diferente do ano passado, quando o Friburguense terminou invicto em Nova Friburgo.

Esperança

Se a campanha é desastrosa em seus domínios, fica a esperança de que possa ser melhor longe de casa. Para se ter uma ideia, na rodada anterior, um mísero empate daria a liderança da competição ao Tricolor da Serra. Apesar de ter jogado bem, as falhas bobas que já estamos nos acostumando a ver, se repetiram diante do Americano, tirando pontos preciosos.

Outro time

As lembranças contra o América, adversário deste sábado, 8, são boas. No ano passado, o título da segundona foi conquistado com vitória, fora de casa, após empate no Eduardo Guinle. Que a história recente se repita, ainda que saibamos que o Friburguense não é aquele mesmo time. Mesmo com a base mantida, o sentimento da arquibancada é que esse elenco não deu liga.

Escapar agora

Fato é que diante de tamanho equilíbrio, cair no triangular da morte é muito perigoso. Ainda que dois dos três se livrem do rebaixamento, o ideal é aproveitar o equilíbrio com menos nervosismo de agora do que ir para um tudo ou nada. 

Palavreando

“Às vezes sinto uma saudade danada, dessas boas, mas doída. Saudades de gente que aqui está (atarefada demais ou ausente mesmo) e de quem nunca mais poderei ter um dedo de prosa ou um olhar”.

Foto da galeria
Marina Colasanti escolheu Nova Friburgo para fazer o lançamento de seus mais dois novos livros: “Classificados Nem Tanto” e “A Cidade dos Cinco Ciprestes”. A autora, candidata ao mais importante prêmio da literatura infanto-juvenil no mundo, o Hans Christian Andersen, estará no Solar da Arte, no Cônego, no próximo dia 29, às 18h30, onde dramatizará alguns de seus contos
Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.