Top 10 do emprego

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

terça-feira, 08 de junho de 2021

Top 10 do emprego
Nova Friburgo é o 8º município melhor do Estado do Rio no acumulado de novos empregos em 2021, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Mesmo com a queda registrada em abril, o município se manteve entre os dez melhores no recorte mensal. Com um detalhe: em abril, um terço dos 92 municípios fluminenses registraram desemprego: Nova Iguaçu (- 258 vagas) e Petrópolis (- 122 vagas).

Retomada desde julho de 2020
Como noticiado por A VOZ DA SERRA, o quarto mês do ano foi o que registrou menor saldo de geração de empregos em Nova Friburgo: 119 vagas. O município mensalmente, com exceção de dezembro, vem acumulando desde julho do ano passado saldos positivos de emprego. Houve desemprego recorde entre abril e maio. Esse saldo negativo, no entanto, já foi recuperado.

Ranking de abril
Mesmo com o número menor do que os anteriores, Nova Friburgo foi, em abril, o 10º município em geração de empregos, como se observa no ranking a seguir:

1º - Rio de Janeiro – 1.809 vagas
2º - Duque de Caxias - 894
3º - Campos - 447
4º - Volta Redonda - 373
5º - Macaé - 278
6º - Três Rios – 165
7º - Belford Roxo - 147
8º - Resende – 137
9º - Maricá – 132
10º - Nova Friburgo - 119 

Ranking de 2021
Com a geração de 1.248 novas vagas entre janeiro e abril, Nova Friburgo é o 8º melhor entre os 92 municípios do Estado do Rio. Confira o ranking elaborado pela coluna com base nos dados da Secretaria Nacional de Trabalho:

1º - Rio de Janeiro – 8.088 vagas
2º - Arraial do Cabo – 2.213
3º - Macaé – 1.978
4º - Duque de Caxias – 1.962
5º - Campos – 1.783
6º - Volta Redonda – 1.605
7º - Resende – 1.428
8º - Nova Friburgo – 1.248
9º - Rio das Ostras – 928
10º - Niterói – 871

São Sebastião do Alto e Duas Barras negativos
Ainda no acumulado do ano, 15 dos 92 municípios fluminenses têm registrado saldo negativo de empregos. São João da Barra é o pior com 584 vagas a menos. Dos municípios da região, dois estão entre os 15: São Sebastião do Alto (- 15) e Duas Barras (- 3). Os números do mês de maio serão divulgados na última semana de junho. 

Confiança na vacina
Pelo menos 85% da população está segura quanto a se vacinar contra a Covid-19, enquanto somente 4% diz que não irá se vacinar. Quase 75% não acreditam em tratamentos com os medicamentos Cloroquina e Ivermectina. É o que revela a pesquisa de um grupo de universitários dos cursos de jornalismo e publicidade da Estácio Nova Friburgo, sob a supervisão do professor Marcelo Verly.

Estudo universitário
Feita por meio de formulários do Google, a pesquisa colheu informações de 538 pessoas, predominantemente de Nova Friburgo. No entanto, recebeu formulários também de municípios vizinhos e parcela reduzida de outros estados. Ainda que não tenha critérios de amostragem probabilístico ou demográfico, os números são interessantes e dão uma noção de como a população está pensando acerca de vacinação e tratamentos contra a Covid-19.

Saúde mental afetada
A pesquisa mostra que 55% dos entrevistados têm a saúde mental como a principal adversidade causada pela pandemia. O que já mostra o tamanho do problema que será enfrentado pelas políticas públicas agora e no futuro próximo. 16% disseram não ter problemas deste tipo, enquanto outros 16% alegam ter tido problemas financeiros.

Poucos não se vacinarão
Em uma escala de 0 a 10 sobre estar seguro quanto à vacina, em que 10 significa o máximo de confiança e 0 o mínimo de segurança, 39,9% responderam 10, ou seja, absolutamente seguros sobre tomar a vacina. De 7 para cima, a soma chega a 85%, enquanto de 5 para baixo o número é de apenas 5%. No entanto, quando se pergunta se a pessoa tomará a vacina, somente 3,9% garantem que não se vacinarão, sendo a maioria desse pequeno grupo, por medo das possíveis reações adversas no organismo (46,2%).

Tratamento precoce reprovado
Quanto a eficácia dos tratamentos não comprovados cientificamente, como Cloroquina, Ivermectina ou Azitromicina, por exemplo, 74,3% responderam que não acreditam nesses tratamentos. Sobre a forma como se informam, 27,3% afirmam por sites de notícias, sendo redes sociais somadas mais de 50%, com liderança do Instagram 21,4, seguido pelo WhatsApp 19%.         

Novos recortes
A pesquisa foi realizada pelos alunos Jhasmyna Thuller, Lorrayne Blaudt, Lucas Castro, Rebecca Motta e Sérgio Figueira. Os dados finais ainda estão sendo fechados. Outros recortes deverão ser feitos e será interessante ter o recorte apenas de Nova Friburgo, ainda que os números não devam mudar em quase nada, tendo em vista que a maioria das respostas são oriundas do município.       

Escapuliu
O gol sofrido aos 49 minutos, no último lance do jogo, ainda dói. O Friburguense sabe que poderia ter trazido ao menos um ponto na rodada de estreia da segundona, diante da Cabofriense. Com uma competição em tiro curto, vencer o Gonçalense em casa no sábado, 12, virou obrigação.

Melhor que na seletiva
As boas impressões sentidas nos treinos se confirmaram. O time atual é mais potente e coeso do que o que terminou e último lugar na seletiva sem vitórias. Olhando para os demais jogos, fica o sentimento que é possível sim, mesmo com baixo investimento, o acesso. A 1ª rodada foi marcada por muitos empates, com apenas dois vitoriosos em seis jogos: a Cabforiense e o Artsul.

Favoritos tropeçam
Dos maiores investimentos, América, Americano e Sampaio Corrêa, apenas empates. Integra ainda o grupo de maiores investimentos e supostamente favoritos o Artsul, único a vencer entre esses. Competição corrida assim, faltam agora só quatro rodadas no 1º turno, vale torcida por empates nos jogos dos adversários e é claro, vencer seu confronto.

Palavreando
“O amor é esse misto de coisas que acontecem em um minuto. Você chora, ri, confessa, ouve, faz, se arrepende, se diverte, espera, realiza, se cansa, desiste, nasce, morre, renasce...”.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.