Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Salários do Estado
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
Salários do Estado
Sob o pretexto da grave crise financeira que enfrentou entre 2016 e 2017, o Governo do Estado do Rio decidiu mudar o calendário de pagamentos dos servidores públicos ativos e inativos. Se antes, era no último dia útil do mês, após sucessivos atrasos oficializou o pagamento sempre no 10º dia útil. A crise diminuiu, ainda que o Estado tenha prorrogado sua estadia no Regime de Recuperação Fiscal e sob o mesmo pretexto mantém os pagamentos no 10º dia útil.
Pagamento depois dos boletos
Isso quer dizer, que os servidores do Estado sempre recebem depois do dia 10, data em que tradicionalmente vencem a maioria dos boletos. Na melhor das hipóteses, os funcionários recebem no dia 12, pois nesse intervalo haverá no mínimo um sábado e um domingo. Com a pausa da semana passada que antecipou feriados por conta da pandemia, neste mês de abril, o salário, oficialmente só seria pago no dia 16.
Feriadões atrapalham
No entanto, para não alastrar ainda mais o calendário, o Estado definiu por pagar os salários de março no próximo dia 14, dois dias antes do previsto. Os vencimentos serão quitados ao longo do dia, mesmo após o fim do expediente bancário. O Rio conta com 465.100 servidores ativos, inativos e pensionistas. O valor líquido da folha de março é de R$ 1,82 bilhão.
Terapia gratuita
O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do curso de psicologia da Estácio de Nova Friburgo está com plantões de atendimento psicológico. Por conta da pandemia, em formato virtual. Lembrando que a maioria dos psicólogos estão atendendo também em ambiente virtual, por conta do agravamento da pandemia.
Serviço universitário
Os acolhimentos são conduzidos por estagiários dos últimos períodos do curso de Psicologia. Cada pessoa pode comparecer a um número variável de sessões, até quatro sem agendamento. Se for necessário seguir numa terapia, serão encaminhados internamente no serviço da universidade. Os encontros são gratuitos através do aplicativo Google Meets. Os interessados podem entrar no link entre 8h e 21h, sempre com uma hora de duração, de segunda à sexta.
Nova segundona
Foi definido em arbitral realizado na tarde desta quinta, 8, a tabela e formato de disputa da nova segundona do Rio, próximo desafio do Friburguense na temporada, após cair na seletiva para a fase principal da elite do futebol carioca. Até o fechamento dessa coluna, ainda não tínhamos a tabela. A fórmula pré-definida, é a mesma da Primeira Divisão: grupo único, todos contra todos e os quatro primeiros avançando à semifinal. Apenas o campeão sobe, depois de muitos anos, sem a necessidade de seletiva.
Duas vagas indefinidas
Participam da competição Cabofriense, Sampaio Corrêa, América, Americano e Friburguense, que participaram da Seletiva em 2021, juntamente com Duque de Caxias, Maricá, Gonçalense, Angra dos Reis e Artsul. Dois integrantes ficaram em aberto. Goytacaz ou Audax, por conta de disputa judicial e o rebaixado da elite que hoje e tende a ser o Macaé.
Interior x capital
Será, portanto, uma festa do interior já que a competição, caso o Bangu não caia, terá apenas um representante da capital, o América. Quanto ao tapetão, ainda não há data para o julgamento que pode levar o time de Campos à perda de seis pontos e consequente vaga na nova segunda divisão. O clube é acusado da escalação irregular de Pepeu, hoje emprestado ao Americano, cujo contrato teria se encerrado dois dias antes do jogo em que ele foi titular diante do Serra Macaense, partida essa, realizada em Nova Friburgo.
Tapetão
Último classificado à Série A2, em caso de condenação, o Goytacaz perde a vaga para o Audax, que terminou a competição como nono colocado, apenas um ponto do alvianil campista. A tabela terá de deixar essa possibilidade em aberto. A competição deve ter início na primeira semana de junho.
Futuro incerto
Com graves dificuldades financeiras, o Friburguense se planeja para colocar o time em campo sem saber bem que time poderá montar e quando poderá iniciar a pré-temporada. Com uma segundona cada vez mais difícil, com adversários com mais dinheiro, a criatividade será fator preponderante para driblar a falta de apoio.
Palavreando
“Há um turbilhão de pensamentos soltos no céu de minha cabeça. Perfilam palavras em frases sem artigos. Mas a desconexão delas não impede que eu entenda que espera e procura perdem sentido quando afirmo a vida para firmar pacto de felicidade comigo mesmo”.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário