Nova Rua General Osório

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 24 de março de 2021

As transformações no início da Rua General Osório continuam. Além do centro comercial e residencial que está sendo construído na entrada do icônico prédio que abrigou o Colégio Modelo, uma casa que era residencial, praticamente ao lado, também abrigará um novo empreendimento.

Memórias preservadas
Como noticiado por A VOZ DA SERRA, o projeto da Engeprimus preserva o casarão do Modelo e ainda devolve ao prédio suas cores originais. O mesmo acontecerá com a residência que tem entrada pela General Osório e fundos na Avenida Santos Dumont (trecho urbano da RJ-116). Desocupada há mais de dez anos, a casa que era residencial passa a ser comercial e abrigará a primeira ginteria e speakeasy de Nova Friburgo.

Ginteria e muito mais
Speakeasy são conceitos dos anos 20 de lei seca nos EUA. Adaptados, são chamados de espécies de bares secretos. Há alguns bares desse conceito em São Paulo e menos na capital fluminense. A ideia do empreendedor, Marcos Marins, é ir muito além de ginteria e bar secreto, um espaço múltiplo de convivência.

Inauguração em breve
O espaço que ganhará o nome de Casa Osório 36, em referência à rua e ao número do espaço, será bistrô, café e até local para eventos e festividades. O café será servido também nos jardins da casa, o que eleva a experiência. A reforma e as adaptações estão em curso, inclusive com tratamento acústico.

Pioneiro
Corajosa a iniciativa de inaugurar um espaço de convivência em tempos de pandemia e restrições sociais. Ao mesmo tempo é bem-vindo o novo espaço para uma cidade que vem perdendo ao longo dos últimos anos atrativos do gênero, ainda que a ideia seja um tanto pioneira para Nova Friburgo e o melhor, central.

Rua de empreendedorismo
Dessa forma, a Rua General Osório, hoje tomada por clínicas médicas, laboratórios e escolas, tende a ficar mais diversa. Se ambas as obras (centro comercial e ginteria) estão a todo vapor, resta saber o que será do terreno comprado pela municipalidade no ano passado e que até o momento não tem destino definido. Que seja um espaço para o turismo e se integre ao que se propõe a Praça do Suspiro.

Inclusão digital
Nesta quarta-feira, 24, alunos do IPRJ da Uerj Friburgo receberão tablets e cartões de conexão com a internet. Os aparelhos são destinados aos alunos que se inscreveram no Programa de Suporte Digital PR4 em 2020. O programa busca incluir digitalmente alunos da Uerj com dificuldades para manter os estudos em tempos de ensino remoto.

Conexão
Ao todo, só para o núcleo de ciência e tecnologia da qual faz parte o campus local, são aproximadamente 200 alunos contemplados. Não há como precisar quantos diretamente para Nova Friburgo. Em tempo: mais alunos devem ser contemplados com SIMCard e tablets. Uma nova etapa de inscrições acaba de ser encerrada e o processo de enquadramento nos critérios de doação por parte da universidade já estão sob análise.

Nova segundona
Ainda sem tabela, mas com previsão de início para o segundo semestre, a nova segunda divisão do Campeonato Carioca tem uma pendência jurídica para definir um de seus participantes, para além do time que cairá da elite. É que o classificado Goytacaz enfrenta um processo na justiça desportiva por supostamente ter escalado um jogador irregular.

Tapetão em cena
Comprovada a irregularidade, o time de Campos perde seis pontos e a vaga na competição, caindo assim para a terceirona. A vaga, nesse caso, será herdada pelo Audax. A nova segunda divisão conta com os times eliminados da seletiva (Friburguense, Cabofriense, Americano, Sampaio Corrêa e América) mais os melhores classificados da segundona do ano passado (Duque de Caxias, Maricá, Gonçalense, Angra dos Reis, Artsul e Goytacaz ou Audax). Somado o rebaixado da elite (hoje seria o Macaé), temos os 12 participantes. Detalhe: apenas um time da capital.      

Palavreando
“Essa casa existe para todos e todos devem usufruir dela como fundamento essencial da existência dela própria. Agora, com a vida por um triz, é imperativa a nossa profunda mudança de relação com a nossa casa - esse lindo lugar chamado Terra - assim como tudo que tem nela, especialmente, com nós mesmos”.

 

Foto da galeria
Depois de se aventurar na ficção “The Pandemic” (lançado bem antes da pandemia), o jovem de Nova Friburgo, Pedro Veroneze, já vê seu novo livro igualar sucesso: “Quero dar uma parada em Nova Iorque antes de ir para o inferno”, lançado pela Editora Fross. Com uma linguagem jovem, Pedro se abre em poesia no que se poderia dizer uma conversa informal e sincera com o leitor. À venda em Nova Friburgo, mas também em inúmeras lojas virtuais.
Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.