Mortes por Covid-19

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 05 de junho de 2020

Números de cartório, através do Portal da Transparência da Arpen (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais) mostram 18 mortes a mais por Covid-19 (42 x 24) em Nova Friburgo, em comparação ao último boletim oficial divulgado pelo município.

Números diferentes

Nesse mesmo boletim municipal, havia três mortes suspeitas. Os dados de totais de morte pelo registro civil nacional vão de 16 de março —quando houve a primeira morte por Covid-19 no Brasil— a 4 de junho. Por esses registros, a última morte por Covid-19 no município foi no dia 29 de maio.

Atraso nos dados

É preciso considerar, porém, que os cartórios têm até 13 dias para atualizar os dados. A família do falecido tem até 24 horas após a morte para registrar o óbito em cartório com a causa de morte assinada por um médico. O cartório, por sua vez, tem até cinco dias para efetuar o registro de óbito, e depois até oito dias para enviar o ato feito à Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional).

Formato

Também é importante esclarecer que para essas estatísticas é considerada a causa mencionada na última linha da certidão de óbito. Assim, além da Covid-19 declarada como causa suspeita ou confirmada, se avaliam outras causas relacionadas à doença por coronavírus.

Subnotificação

Outros dados dos cartórios levantam preocupação quanto aos reflexos de uma possível subnotificação. Quatro óbitos foram assinados como doença respiratória indeterminada. No ano passado não houve nenhum registro do tipo. Foram 62 mortes por pneumonia, sendo dez a mais na comparação com o mesmo período do ano passado: 16 de março e 4 de junho.

Faixas etárias

Mais do que dobrou o aumento de falecimentos na faixa etária de 50-59 anos (20 x 9) e saltou de 32 para 43 as mortes entre 70 e 79 anos. Justamente as duas faixas com mais óbitos pela Covid-19. Pelos registros de cartórios, não houve morte pela Covid-19 em pessoas com menos de 40 anos de idade.

Mais mortes

Quanto as demais doenças respiratórias, houve pequena queda em mortes por insuficiência respiratória (32 x 27) e por septicemia (60 x 52). No número de óbitos por demais causas que não respiratórias, Nova Friburgo registrou no período 189 mortes em 2019 ante 177 em 2020. Somadas, Nova Friburgo teve aumento de mortes: 333 em 2019, contra 364 em 2020.     

Vitor Ferraz

Uma super live aguarda os friburguenses acostumados com as apresentações do sertanejo Vitor Ferraz. Ele completa dez anos de carreira e fará uma apresentação especial no seu canal no YouTube neste sábado, 6, às 15h. Uma grande estrutura foi montada, com todos os protocolos de saúde para um show consciente.

Show de solidariedade

Vitor Ferraz aproveitará o evento para arrecadar doações que serão revertidos em benefício de quem precisa. Um QR Code estará disponível para a ação que já começou com a doação de patrocinadores. Segundo o cantor, é importante a ação local, já que as doações arrecadadas nas grandes lives nacionais dificilmente chegam a Nova Friburgo.

Palavreando

“A angústia parece morar no estômago. Entoo mais do que nunca o mantra: "mais coração, menos estômago. Mais coração, menos estômago. Mais coração, menos estômago..." A angústia quer ser vomitada. O organismo busca expulsá-la como sugere quando o alimento não faz bem. A alma não deixa. Tento religar minha alma ao meu corpo. Meu coração à minha mente. Mas está tudo tão desconexo. Eu sei que minha alma está ali, num canto qualquer de mim. Meu coração pulsa, e, se faz mais acelerado para mostrar para mim que ainda está ali - vivo e pleno”.

 

 

Foto da galeria
Propaganda de 1948 em uma revista de circulação nacional do arquivo da Biblioteca Nacional exalta os motores mais potentes e registra a viagem para Nova Friburgo que, durava três horas e 40 minutos, em média, e passou a ser feita em três horas. Essas e outras curiosidades podem ser conferidas no perfil Nova Friburgo Antiga, no Instagram
Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.