Mortes acima do Brasil

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Mortes acima do Brasil
A taxa de mortos por Covid-19 em Nova Friburgo supera a marca brasileira e a pior entre os demais países se comparada de maneira proporcional à sua população. A métrica por 100 mil habitantes é considerada pelos técnicos como uma das mais assertivas para aferir como cada país, estado ou município tem lidado com a pandemia.

31% acima da média nacional
Nova Friburgo tem 312,3 mortes para cada 100 mil habitantes, enquanto o Brasil tem 212,8, com números somados até a última segunda-feira, 24. Ou seja, Nova Friburgo supera, proporcionalmente, o número de mortos pela Covid-19 do Brasil em 31%. Lembrando que o Brasil é o 2º país com maior número de mortos pela doença em números gerais, atrás apenas dos Estados Unidos. No entanto, é o 11º pela métrica de mortes por 100 mil habitantes.  

Pior que o pior do mundo
A matemática é ainda mais alarmante para o município: Nova Friburgo supera, pelo critério de mortes por 100 mil habitantes, a Hungria, país mais letal do mundo, com 302,14. São 3% de mortes a mais. Se a comparação for com o Estado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo também tem índices mais letais: 312,3 contra 285,2.

Aumento em 2021
Nova Friburgo viu o número de mortes desses cinco primeiros meses de 2021 saltar 40% com relação à soma dos nove meses de pandemia do ano passado, 232 mortes em todo 2020, diante de 365 nos 144 primeiros dias de 2021, proporção quase idêntica à nacional (43%).

Preocupante
É difícil, no entanto, identificar pelos números, quantas mortes seriam evitáveis no município. Fato é que os dados não deixam dúvidas sobre a ineficácia das políticas adotadas em Nova Friburgo para superar a mais grave crise sanitária dos últimos 100 anos. Táticas essas que se mostram piores do que as do país e do estado. Por óbvio, a estratégia nacional não deixa de ter influência nos números locais, essencialmente pelo atraso de vacinas.

Vítimas jovens
O alerta da 3ª onda está aí. Equipes médicas com quem tive contato já alertam que a 2ª onda nem terminou e a 3ª já bate à porta. Dizem também que muitas das internações agora são reflexos da movimentação do Dia das Mães. Também identificam que os internados, em sua maioria são jovens, pessoas a partir dos 20 anos e com raros casos acima dos 50, o que leva a crer que a vacinação já faz efeito, mas também que as novas cepas atingem os mais jovens. Para piorar, temos o feriadão de Corpus Christi na semana que vem. Se cuidem!     

13º aposentados
Começou a ser pago o 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. O dinheiro deve dar uma aquecida na economia brasileira e local nesse fim de maio e início de junho, considerados como meses de vendas menores, apesar do Dia dos Namorados em 12 de junho. O benefício foi antecipado em três meses por causa da crise econômica do coronavírus.

2ª parcela já na sequência
O pagamento, no entanto, é feito em duas parcelas. A primeira começou a ser paga nesta terça-feira, 25 e vai até 8 de junho. O 13º dos aposentados normalmente é pago entre agosto e setembro. As datas da antecipação variam conforme o valor da aposentadoria e o número final do benefício. Para quem recebe acima de um salário-mínimo, o pagamento começa em 1º de junho. A segunda parcela do 13º antecipado será paga entre 24 de junho e 7 de julho.

Carnaval 2022
Ainda que exista muitas dúvidas se a velocidade da vacinação no Brasil será suficiente para garantir a realização do carnaval no ano que vem, as escolas de samba do Rio entraram em compasso de expectativa real. E o que ocorre lá, influencia aqui, ainda que o calendário de vacinação da capital aparente estar mais acelerado. Está previsto para junho a reabertura da Cidade do Samba, possibilitando que as escolas retomem os trabalhos nos barracões.

Vilage e Saudade preparadas
Também há planos para o início da venda dos ingressos e um contrato para subvenção da prefeitura. O mundo do samba está otimista de que vai ter desfile em fevereiro. O Plano B é um “carnaval digital”, caso as condições da pandemia ainda não permitam uma folia tradicional. Em Nova Friburgo, a Vilage está com o carnaval praticamente pronto. Unidos da Saudade também já tem quase tudo planejado. Ambas e as demais, aguardam o avanço da vacinação.

Palavreando
“De quanto enquantos é feita a vida? A pergunta gira e se responde com novas respostas a cada enquanto. Porque é de enquantos que se faz o caminho e tantos quantos enquantos a mais - encantos em cada canto. Não esquece, no entanto, o canto e nada no canto... Somos fragmentos de possibilidades”.

Foto da galeria
Às vésperas da estreia na Série B do Estadual, a rede de apoio ao Friburguense está crescendo. Uma campanha de apoio ao clube que passa por sérias dificuldades financeiras deve ser lançada nos próximos dias. Com o lema “muito mais do que futebol”, chamadas de vídeo de apoio de uma rede de TV, vão convocar empresários e população para abraçar o time da cidade. Esse foi parte do time que atuou na peça de motivação, com Bernardo Dugin, Marly Pinel, Ana Paula Lengruber, Marquinhos da Montagna Filmes, entre outros.
Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.