Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
E o chocolate?
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
E o chocolate?
Tema rebaixado a menor diante da pandemia e do próprio significado da Páscoa – a vida – as projeções de venda de chocolates foram para o lixo. Às vésperas da Semana Santa, o impacto já é sentido amplamente nas encomendas dos ovos caseiros, artesanais e/ou “gourmetizados”.
Queda nas encomendas
Quem apostava na renda extra e se planejou para tal já busca uma reinvenção para os insumos adquiridos e que não se transformarão em ovos. Mesmo com entrega em casa, venda e encomenda online, a busca pelo produto é de baixa para média, segundo empreendedores que consultei.
Queda nas vendas
Não é diferente no comércio tradicional dos ovos industrializados. Mesmo nos supermercados, onde o fechamento não foi proibido, a compra de ovos de chocolate não é uma prioridade das famílias e a iguaria se acumula nas gôndolas. Alguns já optam pela redução brusca no preço.
E o bacalhau?
O mesmo vale para outros produtos comuns à Páscoa. O bacalhau é um deles. Com o medo na queda da renda e também com a impossibilidade das tradicionais reuniões familiares, o produto virou secundário. Não há registro de falta do produto por conta das restrições sanitárias, uma vez que o bacalhau é importado. Na sexta-feira santa, próximo dia 10, o bacalhau deve ser trocado por peixes mais em conta.
Viagem x Ceia
Ao mesmo tempo em que se prevê queda na compra de pescados, ameniza-se que com a pandemia, muita gente não vai viajar no feriadão. Assim, a queda na venda seria um tanto equilibrada por esse fator, mesmo que aja uma opção por produtos mais baratos.
Organização
E aí vai o alerta. Como muitos não consomem carne na sexta-feira santa, e que mesmo com a pandemia, é previsível que aja uma procura maior em peixarias da cidade. Espera-se um mínimo de organização para evitar aglomerações. Espera-se isso do poder público, do comércio que vende tal produto e dos próprios consumidores.
Medidas básicas
Que as medidas de higiene sejam adotadas. Que o distanciamento nas possíveis filas também, atendendo ao que preconiza a Organização Mundial de Saúde. Resta saber como será o consumo que, fatalmente, deve sofrer queda nas vendas em comparação ao ano passado.
Corte brutal de gastos
Pesquisa de nível nacional deve refletir de maneira bem semelhante o pensamento friburguense. A sondagem aponta que 69% cortaram gastos; 60% afirmam que mantiveram a compra de alimentos em supermercados, mercearias e sacolões, enquanto 26% reduziram. Outros 47% diminuíram a compra de refeições prontas e 69% mantiveram internet e TV a cabo. O setor que teve mais redução de gastos em compras foi o de roupas: 64% reduziram despesas nesse setor.
Sociedade dividida
Realizada pela FSB Pesquisa para o banco BTG Pactual, pouco mais da metade dos entrevistados (51%) acha que deve ser total o isolamento das pessoas, enquanto 42% acham que só pessoas em grupos de maior risco deveriam ficar em casa. A pesquisa mostra que 11% já perderam emprego após a pandemia; 43% disseram ter medo grande ou muito grande de perder o emprego, enquanto 46% já tiveram ou acham que terão redução parcial ou total de renda.
Comércio de roupas o mais afetado
Outra pesquisa, realizada pela Demanda Pesquisa e Marketing Digital aponta que o maior medo, no entanto, é com o colapso na saúde (52%). Já 50% temem pelo aumento do desemprego e 43% acreditam numa eventual recessão econômica e 41% na possível quebra de empresas. Sobre as alterações de rotina, entre as maiores privações estão as atividades ao ar livre (87%), eventos (83%) e visita a bares e restaurantes (82%).
Enem digital
O Exame Nacional do Ensino Médio deste ano está confirmado e em meio à pandemia, estão passando despercebidas uma série de novidades. Pela primeira vez, a prova será aplicada também de forma digital. No entanto, serão apenas 100 mil vagas para quem quiser participar desse novo modelo de provas. O aumento da disponibilidade do Enem Digital será gradativo até 2026.
Obrigatoriedade de foto
O Enem Digital será aplicado em 11 e 18 de outubro, já o exame tradicional (impresso) será realizado em 1º e 8 de novembro. As provas terão o mesmo formato para as duas modalidades. Outra novidade, está na inscrição do Enem 2020: agora é obrigatória a inclusão de foto ao se inscrever no exame.
Palavreando
“Você pode ajudar as pessoas. Você pode mudar a vida de uma pessoa. Com atitudes pequenas, você pode fazer grandes coisas. É o que podemos chamar de heroísmos cotidianos. E você nem precisa de capa de super-herói ou de quilos de gel nos cabelos. Você só precisa ter intenções boas e trabalhar com elas”.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário