Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Doação de móveis
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
Doação de móveis
Instituições assistenciais de Nova Friburgo podem se inscrever para receber itens variados em um pacote de 50 mil bens móveis no total que serão doados pela Caixa. Todos os itens, segundo o banco, estão em boas condições de uso. Para se credenciar, as entidades interessadas devem realizar o cadastramento no endereço www.caixa.gov.br/doacao, onde está publicado o regulamento com todas as informações sobre a documentação para a inscrição.
Instituições de assistência variadas
No site, também é possível indicar os itens de mobiliário de preferência para recebimento. As instituições cadastradas passarão por etapa de análise dos dados e documentos encaminhados. As entidades elegíveis para participar da ação permanente de doação de mobiliário devem ser pessoas jurídicas sem fins lucrativos, que estejam constituídas como associações, fundações, escolas públicas, entidades filantrópicas, órgãos de segurança pública e de defesa ambiental, e precisam atender a todos os requisitos previstos no regulamento.
Raciocínio computacional
O Centro de Educação e Linguagens (Celi) do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Nova Friburgo está com vagas abertas para o curso “Introdução a Programação com Jogos”. O curso é voltado para alunos do ensino médio e final do ensino fundamental, tendo como objetivo ensinar raciocínio computacional - base de todas as linguagens de programação – utilizando jogos. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de outubro. Serão oito semanas, com quatro horas semanais, iniciando no dia 27 de outubro.
Áudio transcrito
Por falar em computação e tecnologia, olha essa novidade que vai facilitar em muito a vida com relação aqueles áudios longos que recebemos no WhatsApp. Uma atualização, em teste, vai permitir que você faça a transcrição de mensagens de voz recebidas pelo aplicativo, ou seja, que você coloque legenda nos áudios que te enviarem. Será possível buscar uma informação enviada por alguém em áudio, por exemplo, sem ter que ouvir a conversa toda.
Mais novidades
Os testes, por enquanto só contemplam iOS (Iphone) e sem data para lançamento. Apesar de o WhatsApp ter confirmado que está realmente desenvolvendo a funcionalidade, ainda não há previsão de quando o usuário poderá usufruir dela. Até lá, o play na velocidade de 1,5 ou 2x traz ganho de tempo para muita gente.
Só um deve subir em 2022
A CBF ainda não oficializou, mas os campeonatos estaduais terão 16 datas no ano que vem. Com base nisso, o Campeonato Carioca terá 15 datas, mantendo a fórmula usada nesse ano. O que interessa para o Friburguense que disputará novamente a segundona? É o prenúncio de que não havendo modificação na estrutura da elite, dificilmente haverá a alteração desejada e até prometida nos bastidores de que dois times serão rebaixados, o que faria com que subam dois times da segundona.
Mesma fórmula
Assim, deve seguir a mesma fórmula de disputa da segundona, com apenas um time entre os 12 ascendendo de divisão. Por outro lado, também cai apenas um clube. Nesse ano, o Audax conseguiu o acesso, enquanto o Duque de Caxias foi rebaixado para a terceirona. No entanto, com a subida de apenas um time, se torna muito mais difícil o acesso. Sem recursos financeiros, a missão se torna quase que um milagre. A competição deve começar em maio. Lembrando que ano que vem, terá Copa do Mundo, pela primeira vez ocorrendo em novembro-dezembro.
Transmissão de TV
A boa notícia é que a TV Alerj vai transmitir o Estadual da segundona do ano que vem. A emissora pública, chegou a se programar para as transmissões já desta edição, mas não teve tempo hábil para se estruturar. Mas fez as transmissões da quarta divisão e fará agora as da terceirona. A promessa é caprichar ainda mais para a segundona, com pelo menos um jogo, ao vivo, por rodada.
FrizãoTV
Para os clubes e seus patrocinadores é visibilidade, ainda que esteja longe da promessa da Federação de Futebol do estado (Ferj) de recursos financeiros advindos desse produto. Mesmo com a TV Alerj, os clubes poderão continuar transmitindo suas partidas pela internet, em seus respetivos canais oficiais, quando forem mandantes. A FrizãoTV tem gerado conteúdo, mas não conseguiu nesse ano o objetivo de transmitir as partidas ao vivo.
Imperatriz terá enredo indígena
A Imperatriz de Olaria definiu a história que vai contar na avenida em 2022, caso se confirmem as expectativas de ter desfiles no próximo carnaval, em Nova Friburgo. A vermelho e branco de Olaria escolheu o tema indígena “Anauê, Membira Ibi – Salve o Povo da Terra”, de autoria do carnavalesco Gilson Pereira da Silva. Já nesta sexta-feira, 24, às 19h30, a sinopse do enredo será apresentada aos compositores interessados para que façam suas obras para a disputa do samba da agremiação.
Vilage é sertão, Saudade é metalurgia
Além da Imperatriz, já revelaram seus enredos as escolas Vilage no Samba e Unidos da Saudade. A atual campeã, Vilage, definiu o “Som do Sertão” como seu enredo. Inclusive, o samba já está pronto desde o ano passado. A Unidos da Saudade escolheu a metalurgia como tema, no enredo “Metalurgia, a Chave do Progresso”, em clara alusão à força das indústrias locais que se notabilizam como maior mercado da América Latina. A Alunos do Samba já definiu seu enredo, mas ainda não revelou. O que se sabe é que será com pegada social, sobre as mazelas brasileiras, algo que a escola sempre se deu bem. A conferir.
Confiança apreensiva
Nas quadras, apesar de toda preparação e planejamento estar ocorrendo, há medo e desconfiança. Mais do que o temor com a continuidade da pandemia, teme-se as decisões políticas. Se por um lado há confiança com o avanço da vacinação e a diminuição de casos, não se sente firmeza na postura municipal. Importante argumento é a realização da folia no Rio de Janeiro, o que pressiona as autoridades locais terem uma narrativa muito criativa para não ter carnaval em Nova Friburgo. Só o tempo dirá.
Palavreando
“Não dá para mensurar uma vida apurando todos os dias de uma vida. Porque a vida não é bem uma equação ou um problema que necessita de solução. Não é preciso ter resposta para tudo quando, na verdade, a beleza pode estar na pergunta”.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário