2022 com mais mortes do que nascimentos

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 29 de abril de 2022

2022 com mais mortes do que nascimentos
Nova Friburgo segue tendo mais mortes do que nascimentos em 2022. Apesar do declarado fim da pandemia pelo Ministério da Saúde, com a visível redução no número de óbitos pela Covid-19, Nova Friburgo continua no inédito fenômeno registrado, em 2021, de mais óbitos do que nascimentos. Nesses quatro primeiros meses do ano, o município registra 593 mortes para 573 nascimentos. Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil.

Menos nascimentos
As pessoas estão tendo menos filhos. Na comparação dos quatro primeiros meses do ano passado com esse ano, Nova Friburgo registrou uma queda de natalidade de 16%. Foram 684 bebês de janeiro a abril de 2021 caindo para 573, neste ano. Em 2022, apenas o mês de março superou o número de nascidos de 2021: 181 para 184.

Déficit
A queda na taxa de natalidade friburguense talvez explique mais o déficit populacional do que propriamente o número de óbitos que, apesar de maior neste ano do que de nascimentos, teve acentuada queda de quase 27%. Nos quatro primeiros meses do ano passado foram 808 mortes, a maioria por Covid-19, ante 593 em 2022.

Impacto da Covid
Chama atenção exatamente a curva de óbitos pela Covid: janeiro deste ano teve mais mortes do que janeiro de 2021 (192 ante 179), enquanto abril do ano passado teve 285 mortes ante 100 neste ano. Janeiro de 2022 e abril de 2021 foram considerados meses de ápice de casos e consequentemente de vítimas fatais pela doença.          

Números do ano passado
Nova Friburgo fechou o ano de 2021 com 2.319 óbitos registrados, superando as duas piores marcas até então: 1.876 mortes em 2011 (ano da tragédia climática) e os 1.848 óbitos de 2020, quando se iniciou a pandemia da Covid-19. Em todo 2021 foram registrados 2.015 nascimentos, abaixo da marca de 2020, quando foram registrados 2.128 recém-nascidos. Ano passado, portanto, Nova Friburgo fechou o ano com 304 vidas a menos.

Impacto no Censo
Mesmo com os primeiros números de 2022 é difícil cravar uma tendência, ainda que pelas comparações mensais de janeiro a abril, se perceba uma redução importante no número de nascimentos, seguindo uma trajetória decrescente que vem desde 2020. Tudo isso - reforça-se - deve impactar o Censo, a se realizar em agosto, em todo o país. O último Censo foi em 2010, portanto antes de dois marcos na linha do tempo: a tragédia climática de 2011 e a pandemia da Covid-19. A conferir.

Carnaval exportação
Nova Friburgo segue com profissionais do seu carnaval em destaque e a folia 2022 não poderia ter sido mais histórica. Nos dois maiores desfiles de escolas de samba do Brasil, firburguenses forjados pelas escolas de samba daqui, foram protagonistas. Na Grande Rio, campeã pela primeira vez, Evandro Malandro interpretou o potente samba do enredo sobre Exu. No carro de som, ainda teve outro filho da terra: Kaísso (intérprete principal da Imperatriz de Olaria). Em São Paulo, o carnavalesco Jorge Freitas se sagrou mais uma vez campeão, com o título da Mancha Verde.

Maior campeão de todos
Para se ter ideia do feito de Jorge Freitas que nesse ano comandou uma comissão de carnaval, foi o sexto título dele na Terra da Garoa, tornando-se o maior campeão desde que os desfiles foram oficializados. Isso mesmo: o maior campeão do carnaval de São Paulo é um friburguense - Jorge Freitas. Ele que assinou vários desfiles das agremiações de Nova Friburgo, com passagens ainda pelo carnaval carioca, nas gigantes Portela e Vila Isabel.

Volta, Jorginho
Consolidado no carnaval de São Paulo, Jorge Freitas vem sendo cotado para voltar ao grupo especial do Rio de Janeiro, em 2023. Mas, por enquanto, apenas especulações. Com relação aos outros campeões, Evandro Malandro segue como intérprete principal da campeã. Tudo indica que a escola de Caxias, no ano que vem, terá Zeca Pagodinho como enredo. Vale lembrar que outro friburgunese que brilhou nesse carnaval foi Guto, um dos intérpretes do carro de som da Viradouro (3ª colocada).       

Inspiração friburguense
A compositora, cantora e flautista Larissa Goretkin que apesar de carioca tem forte ligação com Nova Friburgo, onde morou por mais de uma década antes de mudar para Portugal, lança neste domingo, 1º de maio, o seu primeiro álbum autoral. No entanto, antes, sábado, 30, às 16h, ela faz questão de fazer um pré-lançamento especial para Nova Friburgo. No Espaço Babel, realiza um bate-papo virtual com a apresentação em primeira mão do álbum Volume 1.

Momento exclusivo
Além da artista, haverá apresentações presenciais do coral “Nós que amamos cantar” e dos musicistas Miguel Bevilacqua e Diogo Rebel. Cartografia Interna, em tradução livre é o nome do álbum de Larissa Goretkin que além de compor, escreveu e tocou todos os arranjos de flauta da obra. Em sua passagem por Nova Friburgo, a artista criou o projeto de musicalização “Música Lúdica” e o “Trio Glaziou” para protestar contra o corte indevido de árvores da Praça Getúlio Vargas.

Palavreando
“O paraíso não existe. Tampouco o inferno. Mas creio em Deus. Faz parte da minha licença poética, desse meu blues dançante com a poesia. Nada é tão cruel como pregam pastores das teorias de prosperidade. Repito: Deus não é meritocrata. Liberdade é ser feliz. O que é se entregar?”. Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

 

O Nova Friburgo Futebol Clube celebra 108 anos de fundação do Friburgo Futebol Clube, que junto com os extintos Esperança e Conselheiro, deram origem ao alvirrubro. Para celebrar a data, foram homenageadas mulheres que têm serviços prestados ao clube, ao esporte e à sociedade friburguense. Entre as homenageadas, Adriana Poletti Mello (na foto representada por Renata Souza), Fátima Zarife, Suenni Pinto Fernandes, Gisele Macário Castilho (representada por Zoé), Marly Pinel, Vera Cintra e Margarida Velloso. Na solenidade, uma aula com a enciclopédia do futebol friburguense, Juca Berbet que presidiu a sessão, ao lado do presidente do Conselho Diretor, Luiz Fernando Bachini

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.