Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
É tempo de finalizar o ano
Tereza Cristina Malcher Campitelli
Momentos Literários
Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.
Aqui vou colocar meu afeto nas linhas desta coluna como forma de abraçar os leitores do jornal A Voz da Serra e todos aqueles que trabalham para produzi-lo. Há palavras que guardamos para expressar esse momento de finalização, de um tempo em que vivemos com intensidade. O ano de 2022 foi especial tanto quanto os que já vivemos, com desafios, conquistas, perdas e ganhos. A grande vitória desses dias finais é que podemos estar aqui para verbalizar nossos sentimentos e desejos. Penso que a melhor vontade que agora posso ter é, apenas, querer estar no final de 2023, escrevendo uma mensagem para 2024 e reconhecendo que fiz o que me foi possível realizar. O grande trunfo que poderemos esperar dos dias que estão por vir são rotinas movimentadas, construídas com inteligência e vigor.
Estamos nos trilhos da existência, que, através do sentir, pensar e fazer, vão nos transformando em pessoas melhores. Pelo menos é o que esperamos para nós, para quem nos rodeia e para os demais.
Somos resultantes das forças do universo, da divindade da vida e do desejo individual, enquanto seiva que corre em nossas veias, nas águas dos rios e oceanos, na terra que nos sustenta. É preciso prosseguir para viver o dia seguinte, admirar os nasceres e pores do sol. É preciso saber que vamos recomeçar todos os dias preparados para ler as entrelinhas dos fatos e saber como agir.
Viver é desejar e realizar, enquanto dinâmica constante da força que nos energiza. É ter coragem para agradecer, dignidade para respeitar o que nos é diferente, amar o próximo sem pieguismos. É ter coragem para perdoar, inclusive e principalmente, a nós mesmos.
Que 2023 seja um tempo a ser vivido com criatividade e genuinidade.
Tereza Cristina Malcher Campitelli
Momentos Literários
Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário