2024 - O rabo da lagartixa, quando cortado, nasce de novo

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

terça-feira, 02 de janeiro de 2024

Estava passeando calmamente entre as minhas expectativas para 2024 e me lembrei da crônica “O Rabo da Lagartixa”, escrito pela médica e budista Nazareth Solino, publicada no livro do mesmo título, em 2006. 

Vamos reviver a vida, mais uma vez, em 2024! 

Ora pois sim, não será um ano inédito, certamente, como os anteriores; será um tempo em que vamos prosseguir os caminhos já trilhados e alguns novos. Que nossos passos se orientem pelo ensinamento que o rabo da lagartixa nos oferece: religar e cicatrizar. Vamos prosseguir nossas trajetórias existenciais de modo mais aperfeiçoado posto que a vida tem plasticidade, tal qual esse réptil de pequenas dimensões, capaz de recompor seu rabo quando decepado. Em pouco tempo, ele está com o corpo refeito, tendo a prontidão para seguir sua vida com disposição. E, nós, os humanos, não perdemos nossos pedaços diariamente? Cada dia jamais será por nós vivenciado da mesma forma como foi no passado. Nosso quotidiano é mutante, inclusive nos momentos em que o consideramos rotineiro. Não trocamos de roupas!? Sim, temos o livre arbítrio e a oportunidade para reparar nossos sentimentos, pensamentos e as ações. Cada momento é único, e o “aconteceu” é um tempo que leva as águas dos nossos rios para os oceanos do mundo. E, aí, surge, a magia do resgate.  Somos os encantadores do nosso destino. 

Que em 2024 tenhamos gratidão ao que a vida vai nos proporcionar, mesmo nas situações mais difíceis e dolorosas, mas que nunca deixam de nos oferecer significativos aprendizados. Que aprendamos a ter gratidão!, esse nobre sentimento, um dos mais raros, como, certa vez, minha amiga Carmem, psiquiatra e psicanalista, me confabulou com tristeza. A gratidão nos permite olhar para as circunstâncias e para as pessoas com reconhecimento e coragem a fim de transformar o ambiente e, inclusive e principalmente, a nós. Tendo atenção para os aspectos positivos, sem recusar os benefícios que nos oferecem. Nossos olhos são sábios quando permitimos que o sejam. Somente assim, seremos capazes de conquistar a liberdade para vislumbrar diversos horizontes em cada paisagem. 

Ao carregar a lagartixa nos bolsos, vamos, em 2024, configurar a vida diariamente. Como será saudável aprender a surfar as pequenas e grandes ondas, submergindo e emergindo nos mares em que estamos mergulhados. 

Que tenhamos energia vital nas veias para trilharmos todos os nossos caminhos.

Até semana que vem!

Publicidade
TAGS:

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.