Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Surreal
Para pensar:
“A verdadeira serenidade não é ausência de paixão, mas a paixão contida, ímpeto domado.”
Georges Duhamel
Para refletir:
É sempre no meio, no epicentro de nossos problemas que encontramos a serenidade.
Antoine de Saint-Exupéry
Surreal
Num momento em que pede-se que a população friburguense permaneça em casa e lave as mãos o máximo que puder, bairros como o Cônego vêm sofrendo há vários dias com desabastecimento de água.
É uma situação surreal, para dizer o mínimo.
Recomendações (1)
Diante da seriedade do caso, o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e o Ministério Público do Trabalho resolveram apresentar cinco recomendações ao diretor-presidente da concessionária Águas de Nova Friburgo.
A saber: reforçar, inclusive mediante contratação temporária, equipes de manutenção e logística para restabelecimento, no menor prazo possível, do serviço de água e esgoto interrompido na sua área de concessão.
Recomendações (2)
Reforçar, inclusive mediante contratação temporária, a distribuição de carros-pipas, para atendimento à população em situação de interrupção de serviço de água e esgoto; divulgar, no mínimo, três boletins de informação diários (manhã, tarde e noite) sobre a existência de interrupção de serviço de água e esgoto nos bairros e ruas dentro de sua área de concessão, com esclarecimentos sobre a causa da interrupção e estimativa realista de seu restabelecimento, assim como orientações sobre racionamento de água, se couber.
Recomendações (3)
Divulgar, de imediato e em tempo real, a ocorrência de interrupção do serviço de água e esgoto em determinada localidade, assegurando o maior tempo possível à população para promover o racionamento indispensável ao enfrentamento da pandemia por Covid; realizar a divulgação das informações e boletins diários por todos os veículos de comunicação disponíveis à população, inclusive mediante TV, rádio, imprensa, canais de notícias na internet, Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp.
Fiscalizar
Paralelamente, os MPs também decidiram recomendar ao prefeito Renato Bravo e ao Comitê Operativo de Emergência em Saúde Pública Municipal que fiscalize a execução do serviço de água e esgoto, adotando as medidas de emergência disponíveis para assegurar a continuidade dos serviços essenciais, e orientando à população na hipótese de racionamento e interrupção dos referidos serviços.
Quem avisa...
O ofício, assinado conjuntamente pela promotora de Justiça, Cláudia Canto Condack, pelo procurador do Trabalho Jefferson Luiz Maciel Rodrigues e pelo procurador da República João Felipe Villa do Miu, lembra, por fim, das várias consequências cabíveis quanto ao descumprimento das recomendações expedidas pelo Ministério Público.
Ou seja: quem avisa, amigo é.
E, cá entre nós, não é mesmo admissível que alguém fique sem água num momento como o atual.
Merecem e precisam
O Ministério Público do Trabalho também encaminhou recomendação a todas as secretarias de Saúde dos 13 municípios abrangidos pela atenção do MPT de Nova Friburgo-RJ para que adotem medidas de proteção (equipamentos de proteção) aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate à pandemia.
A estes profissionais, aos quais a coluna agradece mais uma vez, todo o amparo da sociedade ainda será pouco.
Em tempo
A coluna também pode confirmar que nesta sexta-feira, 20, o vereador Professor Pierre protocolou um projeto de lei voltado a assegurar que, na eventualidade de qualquer decreto de calamidade que se dê em razão de problemas de natureza epidemiológica que afete diretamente os sistemas público e privado de saúde local, a cobrança de água e esgoto se dê em conformidade com os valores praticados junto à categoria de menor consumo.
Categorias de consumo
O projeto parte do princípio que o consumo de água aumenta em períodos como este que vivemos, no qual as pessoas precisam ficar em casa mais tempo, e também lavam mais as mãos.
Assim, não seria justo que a empresa obtivesse lucros com a alteração da tarifa praticada, a partir do momento em que consumidores passassem a ingressar em categorias de maior volume consumido.
Incógnita
Impossível, no entanto, avaliar quando tal projeto poderia ser efetivado, já que o prefeito Renato Bravo suspendeu, por decreto, as atividades da administração municipal, a princípio por uma semana, como detalha reportagem na página 3 desta edição.
Lumiar e São Pedro
A coluna tem recebido mensagens de diversos moradores de Lumiar e São Pedro da Serra bastante preocupados com a presença e o fluxo de turistas nos dois distritos, nesses tempos que precisam ser de isolamento social.
Diante de tais manifestações a coluna entrou em contato com a Secretaria de Saúde, e confirmou que por lá as mesmas mensagens também haviam sido recebidas.
Visita
Pois bem, a coluna pode confirmar que nesta sexta-feira, 20, uma equipe da secretaria visitou os dois distritos, e em especial as pousadas que haviam sido citadas nas denúncias, e as encontrou de portas fechadas.
Também havia rumores sobre a presença de turistas italianos.
A equipe da Secretaria de Saúde, contudo, encontrou apenas pessoas que haviam estado na Itália recentemente, e não apresentam quaisquer sintomas do novo coronavírus.
Espaço aberto
A coluna mantém este espaço aberto a qualquer informação que possa colaborar para o sucesso do isolamento social, sem contudo deixar de enfatizar a importância do bom senso e da serenidade nesses tempos em que é tão fácil passarmos adiante informações não devidamente comprovadas.
É momento de darmos exemplo, de sermos maduros, e agirmos com objetividade e consciência, trocando a agressividade por argumentos.
Respostas
De forma compreensível, poucos leitores se manifestaram a respeito de nosso desafio fotográfico mais recente.
Reconheceram corretamente a imagem de Nossa Senhora, no jardim interno do Colégio Anchieta, os parceiros Marcelo Machado, Antônio Lopes e Rosemarie Künzel.
Parabéns a todos, e cuidem-se bem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário