Segue o jogo

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Para pensar:
"O primeiro passo para conhecer-se é desconfiar de si mesmo.”
Júlio e Augusto Hare

Para refletir:
“Não há contradição entre disciplina e iniciativa. Elas complementam-se.”
Textos judaicos

Segue o jogo

O colunista gostaria de começar os trabalhos de hoje, 12, pedindo desculpas pelo desabafo de ontem, 11, mas realmente a dose de decepção para com pessoas até pouco tempo atrás admiradas foi muito grande.

A má-fé de tanta gente, especialmente evidente em período eleitoral, só não desanima mais porque felizmente os leitores estão aí para nos lembrar que ainda existe gente disposta a encarar a realidade como ela é, imperfeita, multifacetada, contraditória, e por vezes frustrante.

Termômetro?

Aproveitando a vastidão de sua equipe, a Stam promoveu uma simulação de votação para prefeito entre seus quadros.

Ao todo foram contabilizados 856 votos, o que representa um contingente bastante considerável, ainda que não necessariamente representativo da realidade municipal como um todo.

A coluna naturalmente não pode divulgar o resultado, mas pode dizer que ele está de acordo com as previsões para esse nicho específico do eleitorado, e diverge significativamente da única pesquisa oficial divulgada até o momento em que estas linhas eram escritas.

De olho

Ainda assim, a leitura mais objetiva segue a mesma, quando se observa que o número de votos brancos ou nulos supera, por larga margem, o do candidato mais votado.

A disputa certamente será decidida em seus instantes finais, e esse é mais um motivo para que as autoridades e a sociedade fiquem de olho muito atento para eventuais esquemas de boca de urna.

Ao eleitor, caso seja confrontado com algo do gênero, cabe perguntar: quem financia tais operações?

Como irá governar quem quer vencer a qualquer preço?

Básico

Algumas pessoas andaram dizendo, por leviandade ou incapacidade de compreensão, que a pesquisa publicada por A VOZ DA SERRA havia sido impugnada.

Ora, qualquer um com boa-fé que tivesse buscado se informar teria visto que a que foi impugnada foi outra, sem qualquer relação com o jornal e elaborada em contexto muito, muito diverso.

Sintoma

Uma das atribuições de quem pretende informar ou governar é ter o conhecimento básico a respeito daquilo que está falando.

Quem age desta forma não pode ser nem bom comunicador, nem bom gestor.

Ao contrário, o jornal teve a cautela de adiar a publicação impressa por 24 horas, a fim de que o pedido de impugnação da pesquisa pudesse ser apreciado.

Postura

Como dito ontem, 11, este nunca foi o problema.

Quem agora difama e tenta desacreditar este veículo estaria compartilhando a pesquisa com impulsionamento se o resultado indicado tivesse sido diferente.

Ora, todo mundo é livre para buscar instituições confiáveis e encomendar a realização de uma pesquisa.

Isso não é postura que se espere de quem pretende encarar o desafio de gerir uma cidade em tempos tão turbulentos.

Fila andando

A Prefeitura de Cabo Frio farejou a grande possibilidade de obtenção de investimentos externos ao alcance de cidades fluminenses na atualidade, que a coluna vem abordando há muito tempo, por vezes sendo ironizada por isso.

Nesta segunda-feira, 9, o secretário municipal de Governo de Cabo Frio, Matheus Mônica, foi recebido pelo secretário estadual de Governo, André Lazaroni, e na mesma visita protocolou ofício junto ao Governo do Estado e à Federação de Automobilismo do Rio de Janeiro disponibilizando áreas para a construção do Autódromo Internacional do Estado do Rio de Janeiro.

Contexto favorável

É evidente, para quem acompanha o esporte, que a Fórmula 1 tem ambições de retornar ao Rio de Janeiro, manifestamente compartilhadas pelo Governo Federal.

A construção da pista em Deodoro, na Zona Oeste da capital, no entanto, vem encontrando (justa) resistência uma vez que o projeto prevê danos irreparáveis à Floresta do Camboatá.

Iniciativa

Diante de tudo isso, Cabo Frio fez o que a coluna diversas vezes sugeriu que Nova Friburgo deveria ter feito.

Apresentou as áreas disponíveis e inclusive levou um projeto prévio para o autódromo. Pesa a favor da cidade litorânea a existência de um aeroporto com capacidade para receber qualquer tipo de carga.

A intenção é fazer de Cabo Frio um centro de desenvolvimento do desporto automobilístico no Brasil.

Tomara que consigam.

Por falar nisso...

E já que mencionamos o esporte a motor, Guilherme Spinelli, de profundas raízes friburguenses e provavelmente o piloto mais consistente do off-road nacional, teve mais uma grande atuação no Rali dos Sertões neste ano, que infelizmente acabou sendo abreviada por uma falha mecânica.

Andando sempre entre os primeiros, Guiga, como é mais conhecido, agora se prepara para competir mais uma vez no maior desafio do mundo em sua especialidade, o Rali Dakar.

Boa sorte, campeão!

Créditos

A coluna pediu os nomes, e foi atendida.

Além do geógrafo Pedro de Paulo, também participaram do resgate da geladeira descartada às margens do Córrego dos Inhames, na Chácara do Paraíso, a engenheira ambiental e sanitária Renata Teixeira; o estudante Carlos Fernando, e os recicladores Eduardo Pimentel e Brasil.

A todos, mais uma vez, fica o agradecimento deste colunista pelo voluntariado em relação a questões que deveriam ser mais abraçadas pela sociedade como um todo.

Registro

Por questões técnicas a coluna não conseguiu publicar ontem, 11, esta fotografia resgatada pelo amigo Girlan Guilland, que mostra o encontro entre o ex-prefeito Paulo Azevedo e o então candidato a presidente da República Fernando Collor de Mello, nos idos de 1989.

Neste dia 11 Paulo Azevedo, que foi uma das vítimas da tragédia climática de janeiro de 2011, teria completado 82 anos.

A coluna não tem o crédito da imagem, embora Girlan acredite que seja de Ezídio Barroso ou do Ricardo Emerich. Se alguém tiver a informação, agradecemos desde já.

Foto da galeria
Registro (Foto: Girlan Guilland)
Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.