Mapeamento

quarta-feira, 10 de junho de 2020

 

Para pensar:

"Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.”

José Saramago

Para refletir:

“Não seja melhor que os outros, seja melhor para os outros."

Padre Léo

Mapeamento

Olha só que informação interessante.

O Conselho Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Educação, o Sepe, o Fórum Municipal de Educação, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a Supervisão Escolar uniram forças em favor de um grande levantamento de dados, através de formulários disponibilizados a unidades escolares, professores e famílias de alunos matriculados.

Coleta adiantada

O último dia para registro de respostas será nesta sexta-feira, 12.

Até o fechamento desta edição, todas as 120 unidades já haviam enviado suas respostas.

Entre os professores, 1.233 dos 1.272 que compõem o quadro docente (equivalentes a 97% do total) também já haviam respondido.

Entre os familiares, por fim, 10.468 famílias já haviam respondido, num universo de 17.028 matriculados.

Levando-se em conta que são esperados formulários independentes para cada aluno matriculado, 61% do levantamento já havia sido concluído.

Espaço aberto

A depuração dos dados coletados deve começar na próxima semana, e a coluna desde já se coloca à disposição para dar visibilidade ao quadro que vier a ser desenhado a partir das respostas reunidas, bem como às estratégias elaboradas a partir dessa base informativa.

Bom exemplo

Importante enfatizar a importância do caráter coletivo da iniciativa, no sentido de assegurar a continuidade das ações para além das trocas de comando na Secretaria, ou mesmo da eventual eleição de um novo grupo para comandar a prefeitura.

Se quisermos mudar de fato nossa sociedade, então precisamos disso: memória administrativa e planejamentos de médio e longo prazos.

A propósito...

O Legislativo friburguense aprovou nesta terça-feira, 9, em decisão única e por unanimidade, Projeto de Lei Ordinária protocolado há mais de um ano pelo vereador Johnny Maycon que dispõe sobre “o ‘Fundeb Transparente’ incluir no Portal da Transparência do Município de Nova Friburgo informações acerca da aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).”

Várias perspectivas positivas, portanto, para a Educação em nossa cidade.

É hoje!

A Câmara Municipal realiza hoje, 10, a partir das 14h, uma reunião voltada a ouvir o prefeito Renato Bravo (ou quem ele eventualmente designar), a Secretaria de Fazenda, o Controle Interno e a Procuradoria-Geral do Município a respeito das contas da prefeitura relativas ao exercício de 2018.

A coluna acredita que o encontro será transmitido via internet, mas essa informação não foi confirmada.

Curiosidades (1)

Ainda a esse respeito, o prefeito Renato Bravo, o procurador-geral Ulisses da Gama, e as secretarias de Educação, Saúde, e Ordem e Mobilidade Urbana tinham até segunda-feira, 8, para que pudessem entregar manifestação escrita a respeito dos remanejamentos orçamentários que executaram em 2018.

A manifestação chegou nesta terça-feira, 9, portanto com o prazo vencido, mas deve ser considerada mesmo assim.

Curiosidades (2)

Até onde a coluna conseguiu levantar, os argumentos apresentados foram muito mais voltados a questões formais do que ao mérito do que foi alegado por TCE-RJ e Ministério Público.

Também vale observar que após a insistência para que as secretarias pudessem se manifestar, nenhuma manifestação por parte delas foi recebida...

Macabro

No último fim de semana o filme brasileiro “Macabro”, inspirado na história real de Ibraim e Henrique de Oliveira, os “Irmãos Necrófilos”, que nos anos 90 foram acusados dos brutais assassinatos de oito mulheres, um homem e uma criança aqui em Nova Friburgo, ganhou o prêmio de Melhor Filme pelo júri popular no Brooklyn Film Festival, que esse ano aconteceu 100% on-line.

Dirigida por Marcos Prado (Estamira), a película foi rodada também por aqui.

Por falar nisso...

E já que falamos sobre coisas macabras, que tal o vereador que transformou o próprio mandato num grande cabide de empregos, e mais uma vez deu um jeito de encaixar a própria esposa, desta vez no contencioso cível da PGM?

E que tal a apuração que vem sendo tocada pelo vereador Wellington Moreira, que aponta para um fornecedor bastante conhecido (e controverso) para as cestas básicas distribuídas pelo Executivo Municipal?

Desafio

Dando continuidade às belas imagens clicadas por Regina Lo Bianco, que certamente servirão como registro histórico desses dias tão atípicos para gerações futuras, a coluna pergunta aos leitores: e aí, de quem é o rosto por trás da máscara?

Boa sorte a todos!

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.