Jogo sujo

sábado, 22 de agosto de 2020

Para pensar:
"Se não tivéssemos inverno, a primavera não seria tão agradável: se não experimentássemos algumas vezes o sabor da adversidade, a prosperidade não seria tão bem-vinda.”
Anne Bradstreet

Para refletir:
“No coração do inverno, a única folha no ramo luta contra o vento.”
Stefan Theodoru

Jogo sujo

A repetição rotineira de certas práticas nos obriga, de vez em quando, a sermos também um pouco repetitivos.

Porque não dá, por exemplo, para deixar de alertar os leitores a respeito do enorme volume de informações falsas já circulando em redes sociais e grupos de WhatsApp envolvendo pré-candidatos em Nova Friburgo.

Infelizmente tem muita gente abraçando o “vale tudo”, e não é preciso refletir muito para concluir que quem age desta forma representa um grande risco aos interesses coletivos.

Ataque

Ao menos até o momento, as informações falsas tem se dedicado mais a difamar adversários do que a elogiar quem as financia.

Talvez porque elogios comprados sejam mais fáceis de se rastrear, talvez porque estejam guardando essas cartas para o futuro, vai saber…

O fato é que já estão a todo vapor as tentativas de simplificar e estereotipar, atrelando rejeições externas (e em alguma medida condicionadas, automáticas) a parcerias que, nos bastidores, devem ser consideradas fortes.

Afinal, ninguém gasta munição com quem não representa ameaça.

Perfis falsos

Uma questão que merece especial atenção são os perfis falsos.

Muitos já foram identificados e têm sido expostos.

Mas isso não basta: é preciso rastrear quem está por trás de cada um deles.

Enquanto este tipo de prática rasteira não for punida de maneira exemplar, a “esperteza” vai continuar tendo papel decisivo no processo eleitoral.

Antes de acreditar ou de passar algo adiante, portanto, não deixe de verificar a procedência.

Peculiaridades

Aliás, eleições municipais oferecem um cenário bastante peculiar no que diz respeito à credibilidade das informações.

Porque, por um lado, muitas vezes existe a oportunidade de conhecer pessoalmente muitos dos candidatos, bem como várias das pessoas que o elogiam ou criticam, dando ao eleitor alguma referência de reputação em meio aos ventos de desinformação.

Por outro lado, a compra de votos também ocorre com maior frequência, rendendo algumas referências equivocadas entre fontes que normalmente seriam consideradas seguras.


Hã?

São tantas as notícias falsas, de fato, que já teve até gente espalhando que este jornal estaria sendo colocado à venda.

Para quem adoraria poder comprar toda a imprensa parece natural inventar esse tipo de coisa...

Sem luz

Leitores entram em contato para denunciar que há muito tempo o distrito de Riograndina como um todo vem sofrendo com a carência de iluminação pública satisfatória.

No Loteamento Maringá o volume de reclamações sugere que a situação está especialmente séria.

Filho feio

A esse respeito, além de pedir aos leitores que continuem atualizando a situação, a coluna não pode deixar de lembrar que o problema de nossa iluminação pública pode ser em grande parte rastreado até a atuação de um de nossos pré-candidatos a prefeito, que quando foi secretário em governo passado promoveu a substituição da empresa responsável pela prestação do serviço de maneira muito, muito questionável.

O mínimo a fazer

A VOZ DA SERRA noticiou nesta semana que o Conleste, Consórcio de Municípios do Leste Fluminense, solicitou ao DER a devida atenção aos reparos necessários na Estrada Serramar.

A esse respeito a coluna aproveita para acrescentar a solicitação para que qualquer reforma que venha a ser feita leve em consideração a dimensão do patrimônio ambiental cortado pela rodovia, e que seja considerada a possibilidade da construção de pontos de travessia segura para animais, ao menos nos locais com maior índice de atropelamentos.

Cá entre nós, é investimento pequeno demais diante do valor de cada vida que venha a ser preservada.

Auxílio emergencial

A agência da Caixa na Avenida Alberto Braune vai funcionar neste sábado, 22, das 8h às 12h favorecendo os nascidos de janeiro a junho que poderão realizar o saque em espécie do auxílio emergencial. Já os trabalhadores nascidos entre janeiro e março poderão sacar o FGTS emergencial, conforme calendário criado para evitar aglomerações nas agências.

Não tem jeito, vai ter fila, mas a Caixa avisa que todos os que estiverem na fila até o horário de fechamento da agência serão atendidos neste sábado. Portanto, não há necessidade de madrugar na porta da agência.

Atos x palavras

Para encerrar os trabalhos da semana, uma reflexão que é também um recado.

Semana após semana, mês após mês, tem um bocado de gente desrespeitando a imprensa de maneira generalizada, enquanto compartilham e exaltam textos de uma parcialidade gritante, subordinados a interesses evidentes, pelo simples fato de que tais narrativas coincidem com a versão de mundo que mais lhe agrada e combina com seus preconceitos e estereótipos.

Mas, até aí, todo mundo tem o direito de expressar a própria opinião.

Leviandade

O curioso, no entanto, é que quando essa turma precisa de apoio em alguma causa, logo tratam de procurar este espaço em busca de ajuda.

Nas horas em que precisam de credibilidade, lembram da mesma imprensa que tanto difamam sistematicamente.

No momento em que fazem isso, contudo, seus ataques passam a ser levianos, posto que fica evidenciado que não acreditam, de fato, naquilo que dizem.

E quem faz isto, esse sim, não é digno de confiança.

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.