Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Exemplo
Para pensar:
"Apenas um amigo verdadeiro te dirá frente a frente o que outros estão dizendo pelas suas costas.”
Autor desconhecido
Para refletir:
“Alegrias são dádivas do destino, que demonstram seu valor no presente. Sofrimentos, ao contrário, são fontes do conhecimento cujo significado se mostra no futuro.”
Rudolf Steiner
Exemplo
Nada melhor do que começar os trabalhos da semana com uma boa notícia.
Pois bem, aqui vai uma: no dia 21 de agosto o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) reconheceu cinco novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Estado do Rio de Janeiro.
E duas delas, vejam só, estão aqui em Nova Friburgo.
Somadas, as reservas vão garantir a proteção de 39 hectares de Mata Atlântica.
Aspas (1)
“O reconhecimento simultâneo de cinco novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural é um feito inédito do Instituto Estadual do Ambiente que consolida a parceria do poder público com a sociedade para a proteção e a conservação da Mata Atlântica fluminense”, celebrou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes.
Legado
Uma das novas RPPNs de Nova Friburgo havia sido antecipada por esta coluna há muitos anos.
Ela ocupa 7,37 hectares aos pés da Pedra Riscada, em Lumiar, e representa mais um grande legado deste cidadão excepcional chamado César Raibert, que já fez muito pela preservação histórica das imigrações suíças e alemãs, e agora conseguiu transformar um terreno adquirido à custa de muito trabalho num santuário ecológico que será protegido mesmo quando nossa geração já não estiver mais por aqui.
Que possa servir de exemplo para iniciativas semelhantes.
Aspas (2)
"Tenho o prazer de informá-los que o Inea finalizou o processo para reconhecimento da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O nome Raibert é para homenagear meu pentavô Johann Karl Reibert, que chegou em 3 de maio de 1824 a Nova Friburgo, para criar a 1° colônia alemã do Brasil.”
Vergonha
As palavras de César nos recordam do quanto ele tentou dar o nome de seu pentavô a um logradouro público em nossa cidade, e do tanto de burocracia e empecilhos que encontrou em suas tentativas.
O colunista se sente profundamente envergonhado pelo tratamento reservado a uma pessoa que tanto fez e faz por Nova Friburgo.
Muito obrigado, César! E perdão pela falta de visão e gratidão de uns poucos.
Em tempo
Ainda como incentivo a iniciativas semelhantes, cabe salientar que os avanços na conservação de terras privadas vêm ocorrendo no âmbito do Programa Estadual de Apoio às RPPNs, instituído pelo decreto estadual 40.909/2007.
Por meio do programa, o Inea oferece suporte técnico e orientações aos proprietários interessados.
Nas RPPNs, as atividades permitidas são de educação ambiental, de turismo e de pesquisa científica. O reconhecimento de reserva é perpétuo e acompanha a vida da propriedade.
Mau exemplo
Ao bom exemplo dado por César Raibert se contrapõem alguns registros que também precisamos fazer.
Ao longo do fim de semana e do feriado da Independência o Brasil inteiro registrou imagens chocantes de aglomerações evitáveis e inaceitáveis, e por aqui não foi diferente.
Citando apenas dois entre muitos exemplos, a Rua Monte Líbano, no Centro, lotou em alguns momentos a ponto de tornar difícil a passagem de veículos, da mesma forma como ocorreu em Lumiar, em diversos locais e horários.
Surreal
Como se não bastasse o absurdo da situação num contexto em que tantos estão sofrendo e se sacrificando no enfrentamento à Covid-19, ainda nos cabe registrar mais uma vez a observância de brigas e a utilização de fogos com forte estampido em meio a madrugadas.
Por volta das 2h de domingo, por exemplo, foram oito detonações, se este colunista não perdeu alguma.
Cigano
Falamos sobre o enfrentamento da Covid, e isso nos leva a mais um registro que não nos alegra ter de fazer.
O ex-vereador Cigano, que não será candidato neste ano e que vem lutando contra a Covid-19 há alguns dias, foi vítima de notícias falsas que levaram sua família a dar uma declaração esclarecendo os fatos.
A nota pode ser lida abaixo, na íntegra.
Aspas (3)
“O ex-vereador Grimaldino Narcizo (Cigano) encontra-se internado no Hospital Unimed de Nova Friburgo. Testou positivo para Covid-19 no dia 24 de agosto e foi encaminhado para tratamento em isolamento domiciliar. Como não apresentou melhora, foi internado na madrugada do último dia 31.
Desde a última quarta-feira, 2, o quadro do paciente se agravou devido a complicações pulmonares, tendo sido transferido para o CTI, onde vem recebendo total assistência da equipe médica.
A família agradece todo o apoio e o carinho recebido e segue com fé na sua total recuperação”.
Votos
A coluna se une à família no desejo de que Cigano possa se recuperar plenamente, e o quanto antes.
Fala, leitor!
“Dias atrás li neste espaço sobre as demissões de médicos no Hospital Raul Sertã por falta de condições de trabalho e isto vem de encontro ao que presenciei recentemente no posto de saúde Sílvio Henrique Braune.
Sou responsável por um paciente que retira seus medicamentos mensalmente na farmácia do posto, remédios estes que o ajudam a evitar a rejeição de um transplante.
E como já virou rotina, sou obrigado a ficar mais de quatro horas aguardando atendimento.”
Sobrecarga
“Sei que os funcionários estão dando o seu melhor, inclusive conversei com uma das farmacêuticas e ela disse que está muito difícil o trabalho, pois eles estão com poucos funcionários, em função também de afastamentos de servidores. Mas, na sexta-feira, 28 de agosto, às 9h, mais de 60 pessoas já estavam com senha, bem como havia uma fila gigante de outros pacientes para retirar seus medicamentos para pressão e etc…”
Dramas
“Durante o tempo que lá estive pude testemunhar dois dramas.
Por um lado o servidor está totalmente sobrecarregado, visto que inclusive o espaço da farmácia não comporta mais o volume de atendimentos. Sei da qualidade do serviço mas está muito difícil ver esta situação e continuar calado.
Já o segundo drama é dos pacientes, que ficam aglomerados, todos misturados. Pacientes que saíram da UPA e do Raul Sertã e vão buscar medicamentos nesta mesma farmácia… Muitos com sintomas gripais. Eu estou saudável e represento meu familiar, mas vi que muitos não têm esta sorte e se arriscam todo mês quando vão buscar seus imunossupressores, medicamentos para aids, para hemodiálise e outros medicamentos da farmácia do estado.”
Questionamentos
Quais foram as ações administrativas (criação de fluxo, protocolos de atendimento?) para reduzir a exposição dos trabalhadores da saúde e dos pacientes que todo mês vão ao posto do Suspiro? Quais foram as medidas de controle ambiental adotadas no posto? (Escala de limpeza? Desinfecção das áreas, periodicidade da limpeza, organização do ambiente de trabalho dos servidores?)
No tempo em que estive lá, não vi nenhum funcionário limpando. O fluxo de pessoas é muito grande, e para piorar tem um alambrado atrás da farmácia porque os testes de Covid são feitos ali, a poucos metros dos pacientes transplantados, com aids, da hemodiálise!
Vi todos com EPI's, mas a Secretaria de Saúde acha que só fornecer EPI's é suficiente?”
O depoimento é assinado pelo leitor Pedro Lima.
Espaço aberto
A coluna entende que o relato do leitor seja representativo de outras pessoas que também têm enviado mensagens, e oportuno para que a Secretaria de Saúde possa prestar contas a respeito do que tem feito nas áreas citadas.
O espaço, como sempre, está aberto às suas manifestações.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário