Em dívida

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Para pensar:
"Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso.”
Bertolt Brecht

Para refletir:
“Procura limpar a vasilha antes de lançar nela seja o que for; quer dizer, antes de pregar a virtude, reforma os teus costumes.”
Epícteto

Em dívida

A informatização da rede municipal de saúde pública é compromisso de campanha assumido pela atual gestão municipal, devidamente registrado na ampla sabatina que A VOZ DA SERRA realizou junto a todos os candidatos ao longo da corrida eleitoral de 2016.

Mais do que isso, nessa reta final do mandato ela representa a principal oportunidade para que a atual gestão deixe algum legado concreto nesta pasta que tanto padeceu ao longo dos últimos anos.

Num contexto de honra e gratidão, deveria ser tratada como prioridade máxima.

Sem previsão

Apesar de o processo já ter sido homologado, no momento não há prazo para a implantação do serviço.

Um voto manifestado nesta segunda-feira, 27, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou a suspensão da tramitação de forma provisória.

Até a decisão final do Tribunal quanto ao julgamento do mérito, o contrato não será realizado.

Anemia?

Até aqui não dissemos nada essencialmente anormal, mas a coluna notou, desde muito cedo, o ar reticente de muita gente no Palácio Barão de Nova Friburgo quanto à concretização deste processo tão necessário.

As apurações continuam, e a tendência é que retornemos em breve a este assunto, de forma mais contundente.

Seria muito bom se, até lá, o desenrolar dos fatos pudesse mudar essa impressão cada vez mais reforçada.

Esperemos que sim.

Segurança

E já que falamos em saúde, cabe registrar que o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) também se manifestou na ação movida pelo Sinsenf, o Sindicato dos Servidores Municipais de Nova Friburgo, em relação à garantia dos equipamentos de proteção individual (EPIs) aos servidores municipais, especialmente na Secretaria de Saúde.

Em essência o órgão solicita que a prefeitura demonstre o que tem em estoque, a efetiva disponibilização deste material, e também esclareça quais as medidas de treinamento que foram adotadas, levando em conta que quase metade dos casos de coronavírus em nossa cidade foram registrados em profissionais de saúde.

Enquanto isso...

Enquanto alguns se empenham na luta pela segurança coletiva, outros se viram obrigados a ficar até cinco horas numa fila para atendimento na Caixa Econômica Federal que chegou a tomar conta de toda a extensão da calçada da Rua Monte Líbano nesta terça-feira, 28.

Muitos, infelizmente, aguardando para receber o FGTS em razão de demissão.

Ainda a esse respeito, a coluna também recebeu manifestações por parte de leitores que não estão conseguindo dar entrada no seguro desemprego, em meio às restrições no funcionamento do Ministério do Trabalho.

Inadmissível

Num momento em que tantos estão fazendo sacrifícios tão pesados, e a evolução dos números inspira enormes cuidados, não é admissível que esse tipo de situação possa acontecer.

É do máximo interesse social, tanto sob o viés da saúde quanto da economia, que o atendimento a todos estes casos aconteça com eficiência e segurança, o quanto antes.

Calendário eleitoral

Ainda que continuem as dúvidas a respeito da possibilidade de realização das eleições em outubro, o calendário eleitoral por enquanto segue ativo, e tem nesta quinta-feira, 30, uma data importante.

Afinal, este será o “último dia para utilização do serviço de pré-atendimento, via internet, para requerimento de alistamento, transferência e revisão (Título Net) para zonas eleitorais no Brasil”.

Quem precisa atualizar estes dados, portanto, precisa correr.

Incrível

Nosso velho colaborador Pedro de Paulo, geógrafo que há anos realiza diversos trabalhos voluntários de grande importância em favor do meio ambiente e do descarte consciente, entra em contato para narrar uma situação meio surreal, mesmo para esses tempos loucos em que estamos vivendo.

Acredite o leitor que em meio ao lixo ele encontrou um histórico, uma coletânea do caderno de viagem de Jean-Baptiste Debret, incluindo citação e ilustrações dedicadas a Nova Friburgo e a imigração helvética que nos deu origem.

Sinal dos tempos

A coluna não é capaz de imaginar como um volume tão precioso pode ser descartado dessa forma, e em protesto traça o caminho inverso e toma a liberdade de dividir com os leitores uma foto da capa, e outra da página que cita nossa cidade.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.