Educação

sexta-feira, 01 de maio de 2020

Para pensar:
"Só se conhece realmente uma pessoa depois de uma discussão. Só nessa altura se pode avaliar o seu verdadeiro caráter.”
Anne Frank

Para refletir:
“Prefiro virar adubo dessa terra do que parar de lutar por ela.”
Provérbio indígena

Educação

A julgar pelas manifestações recebidas pela coluna, o decreto municipal que estabeleceu a antecipação das férias de janeiro dos profissionais da educação foi muito mal recebido entre a comunidade escolar.

O Sepe também se manifestou a respeito, listando dez motivos pelos quais considera a medida problemática.

Não temos espaço aqui para detalhar os apontamentos, mas quem se interessar pode encontrar facilmente na internet.

Documento

Em meio a esse contexto, o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Friburgo, vereador Norival Espindola, convocou uma reunião remota via aplicativo de videoconferência para tratar de vários assuntos relacionados à pandemia de Covid-19.

Na reunião ficou acordada a elaboração de um documento reunindo diversos tópicos.

Entre eles, o cronograma de distribuição de cestas básicas para famílias de alunos de baixa renda e o do pagamento de férias dos servidores da educação por conta do decreto 556/2020, que antecipou as férias de janeiro de 2021.

Segue

A peça também deve agrupar informações sobre o pagamento de salários dos servidores; e trazer uma recomendação para que a Secretaria de Educação reserve os recursos oriundos do transporte escolar, que não está sendo realizado, para eventual pagamento de folha salarial.

Também será solicitado que a Secretaria de Educação envie para a comissão um plano de ação contendo informações sobre como a pasta pretende trabalhar diante pandemia e como pretende repor as aulas do ano letivo 2020.

O documento será entregue a Igor Pinto, secretário municipal de Educação, até o início da próxima semana.

Oportuno (1)

Também do gabinete do vereador Norival chega uma sugestão que a coluna reproduz por apoiar.

A lei 4.716/2019 institui em Nova Friburgo medidas de prevenção ao suicídio, com o objetivo de "identificar possíveis sintomas, tratar o transtorno e prover o acompanhamento de indivíduos que apresentem o perfil, minimizando a evolução dos quadros que podem chegar ao suicídio."

Oportuno (2)

Evidentemente, por razões que todos sentimos em maior ou menor grau, este parece um momento bastante oportuno para que o Executivo promova a regulamentação e a aplicação de tal legislação.

E, já que tangenciamos tema tão delicado, não custa convidar os leitores para que busquem ajuda caso identifiquem situações de risco, em si mesmas ou em pessoas conhecidas.

Certamente existem muitos profissionais dedicados a prestar auxílio, e, na maioria das vezes, não fazemos ideia do quanto somos importantes a quem nos cerca e nos quer bem.

Sigamos juntos, desafios também passam.

Dica

A friburguense Ilona Szabó concedeu duas entrevistas muito interessantes, recentemente.

Na primeira, à revista Marie Claire, expõe o tipo de ataque que vinha sofrendo por aqui, e por que optou por passar um tempo fora do Brasil.

Fácil de encontrar na internet, e vale muito a leitura.

Já na segunda, em vídeo e concedida ao mynews, ela faz uma análise bastante corajosa do contexto político brasileiro na atualidade.

Vale a pena conferir.

Vai vendo

O mês de abril, que começou com aglomerações no quinto dia útil, teve lojas e mercados cheios para a compra de chocolates e se encerrou com filas gigantescas para recebimento do auxílio emergencial, chega ao fim com 54 casos confirmados de Covid-19 em Nova Friburgo.

Levando-se em conta que a média nacional é de diagnóstico em apenas 9% dos casos, é razoável supor que mais de 500 friburguenses já contraíram a doença.

Ou, aproximadamente, um a cada 400 de nós.

Alguém se arrisca a imaginar como estaremos ao fim de maio?

Página em branco

Certo é que vivemos dias nos quais pequenas posturas podem poupar vidas, e nada pode ser mais motivador do que isso.

Existem, entre nós, pessoas cujo destino ainda pode ser preservado, agora, neste mês de maio, e por isso a coluna convida a todos para que juntos nos esforcemos por escrever uma história diferente.

O momento demanda bom senso, diálogo e união.

Bancos

No mesmo dia em que ficamos chocados com a dimensão da fila na Caixa foi divulgado que uma das agências do Itaú, a 0222, na Avenida Alberto Braune, foi fechada temporariamente em razão da suspeita de que uma colaboradora tenha contraído a Covid-19.

A unidade agora será submetida a um processo de limpeza sanitária, e não deve voltar a operar antes desta segunda-feira, 4.

Além dos canais digitais - fortemente recomendáveis no contexto atual -, a agência 9224, igualmente situada na Avenida Alberto Braune, segue aberta para atendimento.

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.