De olho

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Para pensar:
"A justiça é o direito do mais fraco.”
Joseph Joubert

Para refletir:
“Se, por vezes, o juiz deixar vergar a vara da justiça, que não seja sob o peso das ofertas, mas sob o da misericórdia.”
Miguel de Cervantes

De olho

Diz a sabedoria popular que em cidade pequena todo mundo se conhece.

Mas, às vezes, os laços que se cruzam vão além desse estágio, e geram algumas situações, digamos, delicadas.

Parece ser esse o caso quando olhamos para a dinâmica da construção parcialmente irregular que ameaça colapsar na Rua Rosa Ribeiro, em Conselheiro Paulino.

Desconforto

Reportagem publicada por A VOZ DA SERRA a esse respeito informa que “um processo será aberto e encaminhado com os laudos para a Procuradoria-Geral do Município”.

Importa, contudo, dar total transparência à tramitação de tal processo dentro da PGM, uma vez que o caminho natural da peça, pelo setor responsável pelas desapropriações e regularizações de obras, apresenta situações que, no entendimento deste colunista, talvez devessem suscitar uma declaração de impedimento, sob pena de lançar dúvidas sobre os desdobramentos, mesmo que todas as partes venham a agir com máxima lisura.

Mulher de César

A coluna está sendo bastante discreta aqui, apenas para que as partes envolvidas e a própria Justiça reflitam a esse respeito.

Afinal, as suspeitas envolvidas neste episódio são muito sérias e representam o tipo de precedente que não pode ser tolerado de forma alguma.

Não é preciso refletir muito para avaliar o tipo de risco a que tantas pessoas são expostas quando existe desrespeito aos procedimentos previstos, e ninguém quer que, ao fim, restem dúvidas quanto à legitimidade da apuração dos fatos e das respostas que venham a ser dadas.

Cenário definido

As últimas peças do tabuleiro eleitoral friburguense foram definidas pouco antes do início do período eleitoral.

Confirmando o que já era esperado, no PRTB Marcelo Sanglard é mesmo o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por André Montechiari, ao passo que no PT o candidato a vice-prefeito é Rogério Rocha dos Santos, na chapa encabeçada por Silvia Faltz.

Por fim, na chapa encabeçada pelo prefeito Renato Bravo, o candidato a vice é Marcos Marins.

Em tempo

E já que abordamos o cenário eleitoral friburguense, a coluna aproveita para corrigir uma informação.

Em nossa edição de 19 de setembro, a matéria que reuniu as informações disponíveis a respeito das chapas que vão disputar a gestão municipal pelos próximos quatro anos atribuiu ao Partido Verde o número 23, quando o correto teria sido 43.

A informação foi devidamente corrigida na versão digital, mas parece justo que a correção se dê também no impresso.

Congestionamento

A eleição para vereadores em Nova Friburgo conta com exatamente 540 candidatos.

É gente demais para alguém dizer que não existem boas opções.

Mas, por outro lado, uma rápida olhada na composição das nominatas indica que podemos ter problemas na próxima legislatura, em razão do voto proporcional.

Tal procedimento faria sentido num ambiente no qual candidatos buscassem partidos em razão de afinidades ideológicas, mas se esvazia de sentido quando escolhem suas siglas justamente em razão de onde terão mais chances de se eleger, ou seguindo a movimentação de algum padrinho, entre outras razões de natureza “prática”.

Como mudar?

Evidentemente não vale para todos.

Felizmente ainda há partidos que, concorde-se ou não, possuem bandeiras claras que não sejam apenas a perpetuação no poder.

O fato é que algo precisa mudar. As bandeiras efetivamente defendidas nos mais de trinta partidos existentes no Brasil caberiam, sem maiores atritos, em cinco ou seis deles.

A grande quantidade de siglas serve unicamente aos interesses dos chamados caciques, e à política do toma-lá-dá-cá, da chantagem, da perpetuação.

O grande problema é que quem tem os meios para mudar este cenário é justamente quem tem interesse em manter tudo como está…

Perspectiva

Enfim, a perspectiva é de que, ainda que o friburguense vote com consciência, o plenário conte, ao longo dos próximos quatro anos, com a presença de algumas pessoas que não tenham muita noção a respeito do que significa ser um bom vereador.

Pra cima deles!

Nos dias 2, 3 e 4 de outubro será realizado o Festival Brasileiro de Kart Indoor em Cotia-SP no KGV-Kartódromo Internacional da Granja Viana.

Nesta edição, dois pilotos da AFK-Associação Friburguense de Kart, Dirley Guaceroni e Kleber Tavares, vão participar na Categoria Graduados e se juntarão a mais 24 pilotos do Estado do Rio.

Aspas

Dirley Guaceroni comentou: “Espero fazer um bom trabalho nas pistas e representar de forma honrosa a associação na qual eu faço parte.”

Kleber Tavares vai participar pelo segundo ano consecutivo: “Em 2019 participei da categoria Novatos e terminei em 23º lugar. Esse ano, já em outra categoria, espero ter um bom resultado final. Claro que, além do prazer de guiar o kart em um dos melhores kartódromos do Brasil, tem o lado do networking com pilotos e representantes do automobilismo nacional, que é fundamental para os planos da AFK em Friburgo.”

Boa sorte!

O colunista, que é amante do esporte a motor e entusiasta de primeira hora do trabalho sério e profissional que vem marcando as atividades do FKC desde sua fundação, torce não apenas por bons resultados dos pilotos friburguenses, mas sobretudo para que avancem bem as tratativas para que tenhamos, também aqui, um kartódromo de nível nacional ou internacional.

O espaço na coluna está sempre aberto a ajudar nesse sentido.

Até breve

A grande quantidade de candidatos a prefeito representa um desafio logístico para a cobertura jornalística.

Para que possa realizar uma sabatina com todos eles, trazendo o máximo de informações ao leitor, A VOZ DA SERRA deixará de publicar esta coluna diariamente pelas próximas semanas.

Mas ninguém precisa se preocupar, ou festejar.

Logo a gente estará de volta.

Foto da galeria
Mulher de César (Foto: Henrique Pinheiro)
Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.