Caminho livre

quinta-feira, 05 de março de 2020

Para pensar:
“O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.” (Leonardo da Vinci)

Para refletir:
“A alma é essa coisa que nos pergunta se a alma existe.” (Mário Quintana)

Caminho livre
A sessão ordinária de terça-feira, 3, em nossa Câmara Municipal começou com a pauta trancada por um projeto de mobilidade bastante defasado, e em alguns momentos restou a impressão de que algumas pessoas talvez não tivessem com muita urgência para resolver a situação, uma vez que nesta semana o plenário terá de apreciar as contas da prefeitura relativas ao exercício de 2018, e uma eventual votação extemporânea poderia facilmente vir a ser questionada posteriormente.

Providencial

O caminho natural teria sido a retirada do projeto por parte do líder de governo, mas este não se encontrava presente, nem tampouco houve qualquer movimentação para elaborar um substitutivo, apesar das indicações prévias feitas por outros vereadores. 

Por fim, o projeto acabou recebendo parecer contrário na Comissão de Constituição e Justiça, a fim de que seja arquivado e possa retornar de forma atualizada no futuro próximo, atendendo à carência friburguense de um plano de mobilidade efetivo e eficiente.

Uma exigência, por sinal, que na Lei Orgânica consta como pré-requisito à implantação do estacionamento rotativo, inclusive por sugestão desta coluna.

Sem dilação

Deste modo a pauta foi destrancada, e, como havíamos previsto, o requerimento de informações 257, de autoria do vereador Professor Pierre, foi apresentado e posteriormente aprovado por unanimidade.

A esse respeito, parece coerente que a mesma Câmara que acaba de se posicionar de forma favorável à transparência das folhas de pagamento se posicione no sentido de cobrar que o requerimento seja respondido dentro do prazo previsto de 30 dias, uma vez que não há nada ali que possa justificar um pedido de dilação.

As demandas são claras e diretas, e podem ser atendidas rapidamente.

Merecidas

A sessão reservou a aprovação de duas sessões solenes, ambas por unanimidade.

A primeira delas, a ser realizada no próximo dia 30, foi solicitada pela vereadora Vanderléia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Já a segunda foi solicitada pelo vereador Zezinho do Caminhão para o dia 2 de maio, em celebração aos 70 anos do Colégio Estadual Augusto Spinelli, no Cônego.

Prioridade máxima (1)

Durante seus pronunciamentos na última sessão do Legislativo, os vereadores Isaque Demani e Zezinho do Caminhão deram voz a algumas precariedades observadas em nossa rede municipal de ensino.

Isaque chamou atenção para a necessidade urgente de duas merendeiras, dois auxiliares de serviços gerais e um inspetor de alunos para a Escola Municipal Pastor Schlupp, no Parque Maria Teresa, e também de professor do 2º ano, professor do pré-1, mediador para acompanhamento de uma criança especial, mediador para atender aluno autista, e auxiliares de serviços gerais na Escola Municipal Estação do Rio Grande, em Riograndina.

Prioridade máxima (2)

Pouco depois o vereador Zezinho também deu voz a pedidos de ajuda recebidos em seu gabinete relacionados à merenda escolar.

Considerando que para muitas crianças - nosso maior e mais importante tesouro - esta representa muitas vezes a refeição mais balanceada do dia, a coluna entende que a questão precisa ser abraçada pela sociedade friburguense e cobrada como prioridade máxima em relação ao governo municipal.

Não dá, simplesmente não dá para tolerar, que a alimentação dos pequeninos seja afetada, num contexto que já admitiu tantos desperdícios de recursos em frentes menos importantes.

Contas

A coluna também pode confirmar que a avaliação das contas da prefeitura ocorrerão mesmo na próxima sessão ordinária, mas a data desta acabou sendo alterada.

Considerando que o julgamento envolve leituras extensas, o plenário julgou mais apropriado - e a argumentação parece bastante razoável - adiar a sessão para as 14h de sexta-feira, 6, de modo a evitar que a votação avance pela madrugada.

Espera-se, assim, que a população possa acompanhar a votação por volta das 18h, presencialmente ou pelo YouTube.

Sem vistas

Também foram tomadas as devidas precauções para que todos os gabinetes recebessem com antecedência o parecer do TCE-RJ, de modo que não seja razoável que alguém peça vistas e termine por adiar o procedimento.

Alma vendida

Conversando em off, fonte bastante quente confirmou que a grande quantidade de indicações para cargos de confiança nascidas entre a base de situação está sim deixando alguns vereadores contra a parede.

Pelo sim, pelo não, vale a pena ficar de olho no posicionamento dos parlamentares, e ficar atento a possíveis exonerações no Diário Oficial nas semanas seguintes à sessão.

No passado, esse cruzamento de dados já serviu para expor partes do que temos de mais nocivo em nossa velha política.

Oportunidade

Com relação às nossas crianças, e a coluna tem a alegria de registrar aqui uma oportunidade bastante preciosa a esse respeito.

A Escola de Música da banda Campesina Friburguense está com inscrições abertas para iniciação musical, e posteriormente aulas específicas para instrumentos, como parte do projeto Tocando a Vida, elaborado a partir de emenda orçamentária direcionada pelo ex-senador Eduardo Lopes, suplente de Marcelo Crivella.

A Campesina está recebendo alunos a partir de 7 anos, sem idade limite para os estudos. As aulas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas na sede da banda (Avenida Campesina Friburguense, 85) das 9h às 11h e das 13h30 às 17h30, ou na Escola de Música, na Praça Getúlio Vargas, 55, 2º piso, no mesmo horário.

Gratidão

A coluna agradece sinceramente a Ângela Assunção, Cláudio Ribeiro e Sêneca Espinosa pelas mensagens de boas-vindas recebidas após o retorno das férias.

O apoio dos leitores é o que justifica e assegura a continuidade este espaço.

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.