Audiência

terça-feira, 12 de maio de 2020

Para pensar:
"Quanto menos inteligente um homem é, menos misteriosa lhe parece a existência.”
Arthur Schopenhauer

Para refletir:
“Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.”
Buda

Audiência

Conforme a coluna havia antecipado, a Câmara Municipal realizou uma audiência remota junto a representantes das redes municipais de saúde, pública e privada, a fim de levantar informações que possam servir de norte para a elaboração de políticas públicas e orientar a evolução do grau de quarentena sob bases reais.

Participantes

A iniciativa partiu do presidente do Legislativo, vereador Alexandre Cruz, e do 1º vice-presidente, vereador Marcio Damazio, ambos do Partido Cidadania.

O encontro contou com as participações de Armando Lemos, representando a Unimed; Egídio Alcides Bonin de Azevedo, representando o Hospital São Lucas; e Cláudio Moura Pereira, representando o Hospital Serrano, além do secretário municipal de Saúde, Marcelo Braune.

Cenário privado

De acordo com dados divulgados pela assessoria de Comunicação da Câmara Municipal, a rede particular de saúde contava até a última sexta-feira, 8, com 20 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 ainda disponíveis, ao passo que o Hospital Raul Sertã tinha vaga para sete dos dez leitos de UTI disponibilizados para o enfrentamento ao coronavírus.

O cenário surpreende positivamente, mas é importante observar que o hospital Unimed atende a 17 municípios da rede, e o Hospital Serrano atende a aproximante 50 planos de saúde. Ou seja: os leitos em tais hospitais têm grande rotatividade e podem ser ocupados rapidamente.

Cenário público

Marcelo Braune também voltou a afirmar que a Secretaria de Saúde aguarda a chegada dos 29 novos respiradores, conforme determinação judicial que a coluna registrou há alguns dias.

Paralelamente, o município também espera pela chegada de novos 700 testes para Covid-19, que devem reduzir um pouco a subnotificação e aproximar um pouco mais os números oficiais da realidade.

Também falou-se a respeito do hospital de campanha, embora, nesse caso, as informações oficiais tenham de vir da esfera estadual. Ao que consta, agora ele deve agregar 26 leitos temporários de Tratamento Intensivo, disponibilizados aqui mas em caráter regional.

Monitoramento

Conforme a coluna havia antecipado, ficou clara a necessidade de repetir o encontro de maneira sistemática, a fim de se que seja possível monitorar a evolução da crise e, a partir disso, atualizar as estratégias de enfrentamento e as orientações à população.

Intercâmbio

Já na manhã desta segunda-feira, 11, as tecnologias de videoconferência foram aplicadas a serviço de um intercâmbio de informações com Belmonte, em Portugal, que é uma de nossas cidades irmanadas e, até o momento, não registrou nenhum caso de Covid-19.

Ao fim da manhã, aqui no Brasil, os presidentes das respectivas Câmaras Municipais trocaram informações a respeito dos quadros regionais e das estratégias que vêm sendo empregadas, aqui e além-mar.

Ainda alto

Também nesta segunda-feira, 11, foi divulgado o mais recente boletim da Covid em Nova Friburgo, agora confirmando 89 casos, 40 dos quais já recuperados, e também oito óbitos, com outros sete aguardando confirmação quanto à causa.

Também chama atenção o fato da parcela de profissionais da Saúde entre os casos confirmados ter caído de quase metade para pouco mais de um terço do total (31/89).

Ainda assim, temos por aqui um percentual bem acima da média nacional, que gira em torno de um sexto, e a coluna infelizmente não tem meios de explicar por que isso acontece.

Ordem do dia

Falamos tanto no Legislativo Municipal, e cabe registrar que hoje, 12, ele realiza mais uma sessão remota para deliberar sobre questões relacionadas ao enfrentamento da pandemia. 

Novamente, três requerimentos de informação foram protocolados.

Requerimentos

O primeiro deles, de autoria do vereador Cascão, demanda informações relativas à Casa de Acolhimento Vila Sorriso.

Já o segundo, elaborado pelo vereador Zezinho do Caminhão, traz perguntas sobre o serviço terceirizado de transporte para tratamento fora do domicílio.

Por fim, o terceiro foi protocolado pelo vereador Joelson do Pote e reúne dúvidas sobre a montagem do Hospital de Campanha em Nova Friburgo.

A coluna, como sempre espera que tais requerimentos sejam aprovados e respondidos no prazo, e de maneira satisfatória.

Próximos capítulos?

Havia ainda um projeto de lei ordinária enviado pelo Executivo, a fim de obter autorização para “a abertura de crédito adicional suplementar para os orçamentos fiscal e de seguridade social de Nova Friburgo até o percentual de 15% do montante consignado nos mesmos”.

Este projeto, contudo, aparentemente foi retirado da ordem do dia para algum ajuste final.

Emenda

Nova Friburgo continua a receber recursos de outras esferas, e é importante registrar estes fatos a fim de aumentar a fiscalização social sobre as destinações.

A pedido dos vereadores Naim Pedro (DEM) e Isaque Demani (MDB), o deputado federal Luiz Antônio Corrêa (PL) destinou R$ 500 mil para nossa rede municipal de saúde pública.

Na última sexta-feira, 8, o prefeito Renato Bravo (PP) confirmou que a emenda será usada para a compra de duas ambulâncias simples e uma UTI móvel.

A coluna congratula os envolvidos e torce para que a compra se concretize da melhor forma, e sem demora.

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.