Areia movediça

quarta-feira, 04 de março de 2020

Para pensar:
“A adversidade é um espelho que reflete o verdadeiro eu.” Provérbio chinês

Para refletir:
“A vida é como um tapete. A cor e o tecido já vêm prontos, mas é você quem vai tecê-lo.” Provérbio árabe

Areia movediça

A sete meses da eleição que definirá a gestão municipal pelos próximos quatro anos, o cenário eleitoral friburguense ainda parece se apoiar sobre areias movediças.

O que estava cristalizado ontem já mudou para hoje, e o amanhã a Deus pertence.

Ao que parece existem muitos grupos com pretensões reais de concorrer, mas todos sentem que, até o momento, o número de candidaturas parece excessivo, e por vezes pouco representativo.

Noutras palavras, existem vários pré-candidatos disputando as mesmas fatias do eleitorado.

Costuras

A experiência mostra que essa é uma boa receita para o fracasso eleitoral conjunto, de tal forma que muitos destes grupos com afinidades ideológicas estão conversando, tentando valorizar os próprios passes, eventualmente medindo forças para ver quem conseguiria encabeçar uma eventual chapa conjunta.

Faz parte do jogo, e não foi nada inventado agora.

Pretensões reais

Dito isso, a comparação com pleitos anteriores reforça a impressão de que as disposições são muito mais sérias desta vez do que no passado recente.

Ainda que algumas destas pré-candidaturas não venham a se cristalizar no frigir dos ovos - e certamente algumas não vão mesmo -, ninguém parece estar blefando não.

Jogo de xadrez

A coluna pode dar um exemplo.

Pouco antes das férias apontamos aqui que uma chapa deveria se formar a partir dos nomes de Alexandre Cruz, Roosevelt Concy e Juvenal Condack, representando um grupo integrado ainda por quadros como Rogério Cabral, Marcio Damazio, Comte Bittencourt, José Rezende e Júlio Cordeiro.

Pois bem, isso mudou um pouco desde então.

Movimentações

De fato, a construção de uma chapa unindo Alexandre Cruz e Roosevelt Concy parece bem amadurecida.

No entanto, em movimentação recente o ex-secretário municipal de Finanças, Juvenal Condack, aproximou-se do PSD e parece ser agora nome forte para uma possível pré-candidatura da sigla, que recentemente passou a abrigar o vereador Nami Nassif.

Em termos de composição, a possibilidade aparentemente mais natural a este grupo seria com o Podemos, que recentemente anunciou a pré-candidatura de Adriano Pequeno.

Mas, até o momento, não existe nada além de um exercício interpretativo nessa avaliação.

Legislativo sustentável

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai realizar no próximo dia 12, das 10h às 12h, um evento de adesão dos municípios fluminenses à Rede Nacional Legislativo Sustentável.

O objetivo do encontro é reiterar a importância da troca de experiências de implementação da agenda de sustentabilidade no Legislativo, a fim de tornar o Rio de Janeiro o primeiro estado a aderir integralmente ao projeto, que é liderado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados.

Adesão importante 

“A ideia é estabelecer um espaço e ferramentas para troca de experiências e capacitação em torno da sustentabilidade. Na prática estamos falando sobre a otimização no uso de recursos como água, energia e papel que vão gerar mais economia, e permitir a destinação correta dos resíduos sólidos”, explica o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano.

A coluna registra o evento como forma de enfatizar a importância de que nossa Câmara tome parte no evento, a fim de que possa trocar experiências e tomar parte, por exemplo, em compras coletivas, dando continuidade às medidas de austeridade que têm sido implementadas há alguns anos.

Gratidão

Pouco depois da coluna ter narrado uma séria ocorrência de trânsito próxima ao Hotel Bucsky, quando um caminhão seguia rumo ao Centro em alta velocidade e foi surpreendido após uma curva cega por uma grande fila de veículos que aguardavam liberação pelo novo semáforo instalado naquela altura da RJ-116, o trecho recebeu placas informativas a respeito da possibilidade de trânsito parado no local.

Pode melhorar

A coluna não sabe dizer se foi em resposta ao depoimento do leitor que publicamos por aqui, e ainda acredita que a medida não seja suficiente para garantir satisfatoriamente a segurança de quem para e respeita a luz vermelha.

Mas faz questão de agradecer aos responsáveis pelo esforço, muito necessário e pertinente.

Filme e debate

O Sinpro e o Sepe estão lançando um cineclube em Nova Friburgo, e a primeira sessão está marcada para o próximo sábado, 7, às 17h, no auditório do Sindicato dos Bancários.

Na ocasião será exibido o filme “Torre das Donzelas”, e a diretora Susanna Lira é esperada para debater o filme com os presentes.

Referência

No finalzinho de fevereiro a friburguense Ilona Szabó publicou um artigo na BBC Brasil a respeito de temas como queda dos homicídios, politização da polícia, Ministério da Segurança Pública e outras questões relacionadas a políticas de segurança pública.

“Importante entender a centralidade e as relações desses temas para a defesa da democracia”, argumentou.

A quem se interessa pelo assunto, a coluna recomenda a leitura.

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.