Urge que o antigo Solar dos Salusse seja desapropriado pelo governo estadual

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 23 de junho de 2018

Edição 23 e 24 de junho

Pesquisado por Guilherme Alt

Manchete:

  • Urge que o antigo “Solar dos Salusse”, também conhecido como “Casa de Rui Barbosa”, seja desapropriado pelo governo estadual - Isto porque neste preciso momento os arautos do governador Geremias (de Mattos Fontes) estão anunciando estar prontos para encaminhamento à Assembleia de mensagem criando três faculdades em Nova Friburgo.
  • Nasceu o Ratinho - “O manifesto do Sr. Mattos Fontes reduzido a uma carta ao líder Kifer Netto, foi lido por este na Assembleia Legislativa e, como se previa, em vez da bomba veio o traque. A repercussão foi tanta que, logo após a fala do porta-voz do governo, o líder da oposição foi à tribuna e falou da agressão sofrida por um médico do interior fluminense”.
  • Teimosia - “Teimoso, sem madureza administrativa, e timbrando em manter na maioria dos cargos principais do seu governo, as mais autênticas nulidades em administração pública, o governador Geremias de Mattos Fontes vai navegando em mar proceloso, cercado de políticos profissionais que envergonhariam qualquer profissional”.

Colunas

  • Em “Ordem do Dia”, Pedro Cúrio assina “Amigo da Marinha”. “Quando nos aproximamos do término da jornada da vida e verificamos que a mesma não foi inglória, por termos deixados alguns marcos de nossa passagem, os quais embora modestos, mereceram reconhecimentos que rejuvenesceram o espírito, sentimos aquecidos o coração. Assim é que, mais uma vez, fomos relembrados pela Marinha de Guerra com a medalha e o diploma Amigo da Marinha, acompanhado dessas expressões e generosas palavras do Exmo, Vice-Almirante, Maurício Dantas Torres, comandante do 1º Distrito Naval, as quais não podemos deixar de registrar” – A Marinha de Guerra tem recebido V. Sa., em diversas oportunidades, expressivas manifestações de apoio”.
  • Em “Nova Friburgo na Sociedade”, W. Robson assina “Ringo” de coração mole!”. “Vocês conhecem Lucas Bohrer? Devem conhecê-lo. É um homem bom. Conheci-o há 25 anos passados. Na época gerenciava o BB instalado em acanhadas acomodações. Porte de atleta, desses “meninões barra-limpa”, das areias de Ipanema, bigode cheio, negro como uma pedra de carvão na boca da fogueira, fazia-nos recordar este amigo, o tipo atualizado de “Ringo”, que por qualquer coisa, até mesmo por um Sonrisal” desanda a dar tiros nos dias presentes. Aparência somente. Quem a ele chegasse, esbarrava aquele corpanzil, de vilão de cinema mexicano, contratando com uma alma a pular amarelinha no coração de todos”.
  • João Batista da Silva assina “Retalhos”. “A família aumentou: Em São Gonçalo, para a família Tavares Gonçalves, chegou Ana Lúcia. Aqui, Niltinho e Iza nos presentearam com um ‘Netinho Henrique, o garotão trouxe o carinho dos Batista(do Moacyr). A família aumentará. Sr. e sra. Ernesto Tessarollo  e Mário Antônio Thurler, nos convidaram para a missa e enlace matrimonial dos seus filhos Maria Celeste e Marco Luiz, dia 14, no Anchieta”.

Pílulas:

  • O secretário de Educação, Luiz Braz vem pondo a “boca no mundo”, contra o que classifica de corrupção por parte do Banco do Estado que gasta rios de dinheiro em favor de promoções publicitárias pró situação pessoal  e pública de diretores, encapuçadas de campanha “desenvolvimentista” de mencionado estabelecimento de crédito.
  • Enquanto vários membros da alta cúpula da Arena Fluminense reclamam e declaram que irão às últimas consequências contra o derrame de vultuosas verbas publicitárias do Banco oficial, do D.E.R e da A.F.I, em favor de grupinhos isolados, Geremias parecia alheio a tudo, demonstrando já as suas preferências no quadro da sucessão.
  • Ata do manifesto de Geremias dá pra rir... Mais uma vez damos a nossa opinião sobre “falas” achando que somente autênticos líderes podem conclamar, podem empunhar batutas, podem pretender liderar alguma coisa, principalmente quando se tratar da alta administração do nosso estado. É preciso repetir que Geremias está no Ingá, em virtude da eleição indireta. Com voto direto do povo, jamais passaria de deputado... E assim mesmo, apenasmente, uma vez.
  • O Legislativo friburguense continua escondido... Não compreendemos que a nossa Câmara não realize promoções em que fique salientados os trabalhos de interesse geral transitados por suas comissões e plenário. Enquanto o Executivo (o que é lógico, razoável, absolutamente necessário e seguido pelos governos modernos) vai ao povo dizendo o que faz e o que pretende fazer, o poder cúpula da democracia, continua sumidinho... incompreensivelmente oculto. Com certos presidentes que tanto enodoaram a nossa câmara, vá lá que o fato acontecesse. Mas, com a inteligente Dona Laura que sabe a expressão que a imprensa pode dar aos trabalhos daquela Casa, a coisa não está sendo compreendida. Para evitar interpretações e outros bichos, queremos deixar bem claro que não estamos querendo matéria paga para o nosso semanário, pois nunca demos e jamais daremos passos em favor de tal objetivo.

Sociais:

  • AVS registra os aniversários de: Sérgio Azevedo, Silvio Spinelli (23), João Carlos Cortes, João Batista Pimentel (24), Nair Bravo, Ernest Hamelmann (25), Frederico Rosenthal, Madre Lucia Braune (28), Prudêncio Rodrigues, Marcelo Lugon (29), Teresinha Ventura, Maria das Graças Malheiros (30).
Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.