Um quisto na administração de Feliciano Costa

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Edição de 21 e 22 de agosto de 1971
Pesquisa da estagiária Paola Oliveira com supervisão de Henrique Amorim.

Manchetes:

  • Serviço de água e esgoto - Um quisto na administração: O colunista Nelson Kemp se extasia com os quadros deslumbrantes de Olaria, Cônego, Cascatinha e Caledônia, que encantam com suas belezas e os calçamentos de suas ruas e praças. Mas ao percorrer as vias observando-as mais detalhadamente, o panorama que se descortina é perturbador pela variedade de casario, que também se mistura, num amontoado de arquitetura antiga e moderna, mas que agrada porque o fundo natural é o verde das serranias, que sobem para o céu, como merecida homenagem da formosura ao seu criador. O prefeito Feliciano Costa se envaidece de dirigir a cordilheira que se ostenta na apoteótica Serra dos Órgãos e repara que o Serviço de Água e Esgoto, como está, é um quisto na sua administração, pois não é possível manter-se uma autarquia que não tem pessoal técnico para orientá-la em benefício da população.
  • Festa Internacional da Cerveja:  No dia 4 de setembro de 1971, o Caledônia Clube promove sua tradicional Festa Internacional da Cerveja, que constitui sempre um esplenderoso espetáculo e que arrasta para Friburgo considerável corrente turística.
  • As obras da Estrada Serramar: O prefeito Feliciano Costa recebeu do Chefe-Civil do governador do Estado um ofício em resposta ao pedido de asfaltamento das ruas centrais de Friburgo e o reinício das obras da estrada Serramar: “Venho comunicar-lhe que a Secretaria de Transportes e Comunicação informou que as referidas obras não foram paralisadas e, quanto ao asfaltamento, estudará a inclusão em próxima programação.”
  • Homenagem ao juiz do Trabalho: Tendo em vista a nova determinação da Justiça, qual seja a de que os magistrados deverão usar vestes talares nas audiências e demais atos oficiais, os advogados que militam na Justiça do Trabalho de Nova Friburgo ofereceram uma beca ao presidente da Junta de Conciliação e Julgamento local, dr. Augusto Cláudio Ferreira, em singela, mas expressiva manifestação de apreço ao jurista, que muito honra e dignifica a mencionada justiça especializada do país.
  • Um ato que repercurtiu: Foi promovido a juiz do Trabalho de primeira classe, dr. Sávio Verbicário Dantas dos Santos, uma das mais vigorosas personalidades que advogaram no nosso foro e que, após brilhante concurso, ingressou na Justiça do Trabalho e vinha servindo em várias juntas do Estado da Guanabara.
  • CTB inicia a troca de ações da Telefônica de Friburgo: Os acionistas da Empresa Telefônica de Nova Friburgo, absorvida pela Empresa Telefônica Brasileira, a CTB, em fevereiro deste 1971, receberão ações da CTB em troca das que possuírem da ETNF. A troca será feita por ordem alfabética dos assinantes, a fim de evitar filas de espera.

Pílulas:

  • Questão aritmética: Como desejar melhoria do serviço e ampliação de linhas e horários dos transportes coletivos sem a contrapartida do aumento tarifário? Em absoluto advogamos majorações indiscriminadas e realizadas sem base técnica sem estudo acurado das condições das concessionárias, sem enfim comprovação atuarial da necessidade financeira das empresas. 
  • Não entendemos: “Somos do Ministério da Saúde, somos, portanto do governo” diz uma nota de um seminário, dando-a como abatida de um “dirigente” da Autarquia Municipal de Água e Esgoto. E daí? Mesmo se fosse verdade, que implicações haveriam? Acontece é que é nada disso.
  • Custa crer que a Amae ainda não tenha “enchido” o dr. Feliciano: São tantas as reclamações chegadas à prefeitura, inconveniências, ineficiências e abusos da famigerada Autarquia de Águas, que nos custa acreditar que o prefeito Feliciano Costa, não tenha ainda, expulsado os estrangeiros da água “aerosando” com o mais puro Detefon que exista aquela coisa que é responsável pelo abastecimento do precioso líquido da nossa cidade.
  • Prorrogação ilegal de convênio ficará sem consequências?: A prorrogação ilegal do convênio da água dá para estarrecer. Julgamos conveniente que a prefeitura, para salvaguarda de seus interesses, fornecesse esclarecimentos ao público sobre o momento “alfaire” que vem apaixonando realmente e que é atualizadíssimo a posição em que está colocado a Amae perante a população.

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra aniversários de: Solange (18); Carolina Polo de Castro Nunes, Ricardo Ventura El-Jaick e Geraldo Pinheiro (21); Paulo de Souza Cordeiro (22); Maria Enir Batista da Silva, Benício Araripe, Ronaldo Rangel Ventura, Rosa Ramos Bussinger, Willian e Virginia Lúcia (23); Mariana Villa Moura (24); Jacqueline (25); Jacyra de Castro Nunes, Maria Beatriz e Eduardo Marcelo (26); Nilza Sichel, Euthália Bezerra e Odete Ferreira (27).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.