Tudo pronto para as Eleições 1972! - 32 mil irão às urnas

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 12 de novembro de 2022

Edição de 11 e 12 de novembro de 1972 

Pesquisado por Nathalia Rebello (*)

Manchetes 

Tudo pronto para as eleições! - A Justiça eleitoral diligenciou no prazo da lei, o complexo da qualificação, votação e da apuração do pleito. Ariosto, em “rush” sensacional, percorreu todos os bairros, zonas, lugarejos, vilas e povoados do município para levar ao eleitorado friburguense a sua mensagem de fé e de confiança no progresso e no desenvolvimento da nossa comunidade, dando a conhecer detalhes do seu programa de governo que será especialmente voltado para os problemas das classes humildes. 

Prefeito Feliciano Costa - Uma mostra definitiva de uma administração realmente merecedora de amplos elogios. Retrato vivo de um homem que está muito além da maledicência, voluptuosidade eleitoreira dos seus apressados, empedernidos e abusados adversários. 

No jardim fronteiro a nossa Catedral e junto ao Pavilhão de Turismo está entregue ao público, em apresentáveis estandes, uma exposição fotográfica e de gráficos das principais obras realizadas pelo prefeito Feliciano Costa, em sua curta gestão de dois anos, a ser completada em fins de janeiro vindouro. À mostra, reúne traços. plantas. desenhos. dados e detalhes de obras e serviços já terminados, apresentando mais de 50 logradouros pavimentados, quase duas dezenas de escolas construídas totalmente às expensas do tesouro municipal além de uma infinidade de realizações, cujas fotografias ali estão para atestar a importância e o valor de um governo inteiramente dedicado aos interesses da nossa comunidade. 

Pílulas

 → Às vésperas da eleição municipal, podemos sentir o quanto o eleitorado friburguense está motivado, pois a animação em torno das duas candidaturas a prefeito é total entre os partidários de ambas. De há muito, não presenciávamos tanta movimentação, tanta propaganda, tantos comícios, tantas conversas ao pé do ouvido e tantas subidas e descidas. É a democracia querendo práticas e expansões reais. É a ansiedade natural do eleitorado imbuído de civismo, de amor ao torrão natal, de desejos que a sua comunidade seja governada pelo administrador de sua preferência. 

→ O governador Raymundo Padilha e o prefeito Feliciano Costa estão sendo “malhados” sem dó nem piedade pela oposição. Parece que a motivação eleitoral da moçada é falar mal do adversário, criticá-los contundentemente, como se fossem eles os culpados do que acontece de errado aqui, no Estado e no Brasil. Muito pouco de mensagem aproveitável, como plataforma de governo, como orientação sobre os grandes problemas locais, ou mostrando as fórmulas e soluções para solucioná-los. Enquanto as "agressões" se sucedem, do lado oposto a ordem é não revidar, é deixar as "rédeas" dos insultos e da “agonia” de conseguir votos a qualquer preço totalmente soltas, justamente para que o povo conheça os desesperados, julgue os atos e procedimentos de todos para decidir sobre apoiamento. 

→ A decisão da maioria do eleitorado de Friburgo, na nossa opinião, está tomada. Não adiantam subterfúgios e nem somam coisinhas, casinhos, tricas e futricas. Quando abrirem-se as urnas, veremos o vencedor. Certo ou errado, bom ou mal, o candidato que obtiver a maioria de votos será eleito, proclamado, diplomado e tomará posse em 31 de janeiro de 1973. Somente o resultado das urnas prevalecerá… 

→ A candidatura do engenheiro Ariosto Bento de Mello, muito embora saísse só às ruas dois meses antes da eleição, realmente polarizou a nossa opinião pública, e num crescendo vertiginoso e seguro, em 30 dias já era considerado pelos conservadores como a grande vencedora. 

→ Os partidos estão na reta final dos comícios. Claro que até o dia da votação, pode e vai haver “conversas ao pé do ouvido”, o que, na nossa opinião é muito mais produtivo… Quem quiser que acredite em comícios, em oradores e demagogias oratórias… Conversas, principalmente as chamadas de “pra boi dormir”

E mais… 

Manifesto de médicos ao povo de Nova Friburgo 

32.000 deverão votar 

Sociais 

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Paulo César Azevedo, Liana Ventura, Lelilah Braune, Adhemar de Araújo, Esmeralda Spinelli, Rosa Maria Spinelli, Izolda Braune e Jacyra Ximenes (11); Higino Orlando e Anália Costa (12); Leida Rocha (13); Antonio Dottino (14).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.