Lafayette: Um amigo que se foi

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 29 de abril de 2023

Edição de 28 e 29 de abril de 1973

 Pesquisado por Nathalia Rebello (*)

Manchetes

 Lafayette: Um amigo que se foi - Vtima de um mal súbito, faleceu Lafayette Bravo Filho. Personalidade fora do comum, ele foi uma das figuras mais amadas e solicitadas em Nova Friburgo. Era um político que praticamente não somava adversários, isto porque, como político, sempre cultivou camaradagem e amizade em todas as áreas, nunca procurando saber ou distinguir entre adversários ou correligionários, - indistintamente - eram seus amigos - pois que os considerava, antes de tudo, friburguenses, buscando sempre o melhor para o município onde viveu e morreu. Era um político hábil- na verdade, um polido diplomata - e nunca se soube que Lafayette tenha cultivado um adversário. Político sempre ligado aos interesses do povo e, muito especialmente, a Conselheiro Paulino, foi vereador, vice-prefeito e atingiria muito mais, não fosse a morte levá-lo em plena juventude. 

Era filho do combativo Lafayette Bravo e de Dinah Lantimant Bravo. Genro do conhecido floriculista Alberto da Rosa Pinheiro. Deixou dois filhos, Rejane e Renato Pinheiro Bravo, aluno da 4ª série do Colégio Anchieta e natural continuador das tradições dos Bravo. Era casado com Rosa Marlene Pinheiro Bravo, sua companheira dedicada e leal. Agente Fiscal do Estado do Rio de Janeiro, era um exemplo de eficiência funcional

Quase um milhar de pessoas acompanhou-lhe o féretro. Recebeu uma sentida homenagem do dr. Messias de Moraes Teixeira (Arena); vereador Sebastião Pacheco, e o sr. Joel Jonas.

Barbas de Molho - Só os obtusos perceberam o sentido e os objetivos do projeto de lei do Governo Federal, enviado ao Congresso, criando oito regiões metropolitanas que são conjuntos de municípios de uma mesma região sócio-econômica e que será administrado globalmente, isto é, com um planejamento único, visando ao desenvolvimento integrado do conjunto de municípios pertencentes à região. Quem enxerga longe, sentiu claramente o propósito do Governo Federal que é de acabar com as políticas particulares dos municípios de uma mesma região socioeconômica, todos eles diversificando administrativamente a seu “bem prazer”, em prejuízo de um desenvolvimento global.

Pardieiro Militante - Aquele pardieiro, conhecido como Feira do Suspiro, continua a funcionar, mesmo com o sacrifício imposto aos que lá se aventuram a chegar. Seu funcionamento é uma demonstração que “os desenvolvimentos integrados” e outras parles, são palavras vazias e ocas que já não enganam o povo friburguense que para ali vai e constata a nenhuma inovação em termos de administração municipal.,

Doutor Jorge El-Jaick - Faleceu o advogado dr. Jorge El-Jaick, vítima de mal súbito. Ele exerceu militância no fórum local e foi também político atuante que ocupou com brilhantismo uma cadeira na Câmara Municipal. Ao seu sepultamento compareceu grande número de pessoas de todas as classes sociais de Friburgo. O dr. Jorge El-Jaick pertencia a uma das mais queridas famílias friburguenses.

Pílulas

O que está havendo com a Câmara Municipal?

 ●     Por duas reuniões consecutivas deixa o legislativo de se reunir, por falta de quorum. E são os emedebistas que, diz-se, por ordem direta do Executivo, faltam propositadamente às sessões, evitando ou, para evitar, as críticas da oposição a atos praticados pelo governo municipal. Há também outras razões que vêm sendo anunciadas, como a apresentação de alguns documentos de que os vereadores arenistas são portadores, e até mesmo por causa de críticas e artigos feitos por jornais.

●       Os analistas políticos estão estudando as "entrelinhas" e fazendo comentários sobre a não inclusão de Niterói e Rio no projeto de impacto do Governo Federal, que se propõe ao desenvolvimento integrado de regiões metropolitanas. É que nessa não inclusao, os especialistas estão sentindo “cheiro” de fusão, estranhando também a exclusão de Vitoria do Espírito Santo, que agora entra na dança das fusões.

●     A ideia da fusão Rio - Estado do Rio, de vez em quando entra e some do noticiário, como por encanto, e deixa os políticos fluminenses em polvorosa. Caso ela venha mesmo a ocorrer, é de se antecipar que os maiores prejudicados - se esse for o termo exato - serão os nossos homens públicos, pois, com a ascendência que há nas comunicações, os políticos do Estado do Rio serão facilmente engolidos.

●     Friburgo tem outra coluna social, e oficial ainda por cima. O Boletim Informativo da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, está agora anunciando nascimentos, aniversários etc

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Patrícia Rotary Costa (29) e Ewald de Assis Costa (30).

(*) estagiária sob supervisão de Henrique Amorim

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.