Friburgo começa a receber as transmissões da TV Globo

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 12 de setembro de 2020

Edição de 12 e 13 de setembro de 1970
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchetes

  • Já estamos recebendo som e imagem da TV Globo - Graças a iniciativa do prefeito Amancio Mário de Azevedo, a qual aplaudimos sem reservas, os friburguenses já podem assistir as transmissões da TV Globo, do Rio de Janeiro. Embora em fase de experiência da complexa aparelhagem, a empresa encarregada das instalações demonstrou gabarito técnico necessário para o serviço. Os friburguenses ouvirão e verão o som e a imagem da TV Globo, sintonizando o canal 8, número aprovado para a nossa repetidora.
  • Explode o preço do gás - O produto de uso doméstico e essencial ultrapassou a barreira dos 10 cruzeiros novos o butijão de 13 quilos, sofrendo majorações jamais vistas em todos os tempos. A carne verde continua a subir de preço semanalmente. No decorrer de um ano o mencionado alimento duplicou de valor. Onde iremos parar? 
  • Tribunal reforma sentença: quem atropela deve indenizar - Uma decisão que deve ser amplamente divulgada teve aprovação unânime pela Segunda Câmara do Tribunal de Justiça do Estado do Rio. É devida a indenização por morte de menor de 18 anos provocada por atropelamento, fixando, ainda, que quem entrega veículo de sua propriedade sem habilitação legal a menor para dirigir responde pelo ressarcimento dos danos que venha a causar a terceiros, sendo indenizável o acidente que cause a morte de filho menor, mesmo que não trabalhe remuneradamente, na forma da Súmula 491 do Supremo Tribunal Federal. 
  • Presidente Médici cria o Mobral: guerra ao analfabetismo - “Começamos a barrar a torrente do analfabetismo, para dispor de gente ainda mais válida, capaz de gerar a riqueza maior, no gigantesco passo da educação nacional” - declarou o presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, ao lançar solenemente o Movimento Brasileiro de Alfabetização, no dia consagrado a luta contra o analfabetismo. O Mobral, segundo o presidente, é um movimento aberto e permanente, descentralizado e convergente, sistemático e integrado.
  • Governador Geremias: “Mobral, passo decisivo para a extinção do analfabetismo” -
  • O Governador do Estado do Rio, Geremias de Mattos Fontes,  prestigiando inteiramente o Movimento Brasileiro de Alfabetização, não só determina todo o prestígio governamental à grande iniciativa do Ministério da Educação, como colocou em favor da meritória campanha, recursos de alta valia e decisivos ao êxito das etapas que estão sendo empreendidas.
  • Em Friburgo é preciso colaboração com o Mobral, cuja comissão local tem à frente, o padre Monnerat, reitor do Colégio Anchieta. Ou acabamos agora com o analfabetismo, ou nunca.  
  • Associação Fluminense de Jornalistas - A agremiação que congrega os jornalistas do Estado do Rio e tem como presidente o conhecido homem de imprensa, Silvio Fonseca, fez comemorar com pompa e real significação, o Dia da Imprensa (10 de setembro). Animado coquetel no salão da AFJ artisticamente decorado, inclusive com fotos da Embratel, foi a grande atração da festa excelentemente organizada pelo antigo batalhador em prol das causas da imprensa que é Silvio Fonseca.

Pílulas:

  • Eleições 1970 - Com a aprovação dos respectivos nomes pela convenção partidária, o MDB iniciou a fase mais importante da campanha eleitoral: vai trabalhar as candidaturas mais diretamente com os que vão votar. Os escolhidos para as três sub-legendas, começaram a peregrinação pelos quatros cantos do município, “vendendo o seu peixe” ao pé do ouvido dos eleitores.
  • O deputado estadual Álvaro de Almeida, tendo em vista compromissos na Assembleia Fluminense, somente nos fins de semana tem se dedicado aos assuntos de sua candidatura ao Executivo Municipal.
  • Três nomes disputarão pelo MDB a sucessão de Amâncio de Azevedo: Álvaro de Almeida, Joel Batista Jonas e Laura Milheiros de Freitas. Três nomes disputarão também, oficialmente, pelo MDB Friburgo, a deputação estadual: Dr. Waldir Costa, Dr. Paulo Vassallo Azevedo e João Batista da Silva.
  • O diretório municipal do MDB local prestigiará nas urnas, para deputado federal, o nome do conhecido político Adolfo de Oliveira, candidato que, nas passadas eleições, mesmo sem a chancela oficial da dirigência, obteve significativo número de votos.

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Acyrema Vassallo de Azevedo e Maria Elizabeth Mielli (12); Assef Muci Daer e Luiz Antônio Spinelli (13); Wanda Spinelli (14); Luiz Sérgio Cordeiro (15); João Caputo e Jacy Campos (16); Francisco de Moraes Hollanda, Rubem Leal Pinto, Angela Spinelli e Antônio Wilson Lugon (17); João Batista da Silva, Maria Nilda Kemp Miller e Orquídea Ilse Rocha (19).

 

Foto da galeria
Edição de 12 e 13 de setembro de 1970
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.