Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Resultado importante
Vinicius Gastin
Esportes
Sub-14 do Friburgo Sporting é vice da Copa Noroeste
O Friburgo Sporting conquistou mais um resultado importante, fortalecendo a importância do trabalho com as divisões de base. O time Sub-14 terminou a Copa Noroeste com o vice-campeonato. Os Meninos da Serra disputaram a final da competição no último dia 10, em Aperibé, contra o Boa Vista, e após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar, foi superado nos pênaltis (3 a 1).
Os garotos, comandados por Fabiano Marques, fecharam a competição invictos: na primeira fase, com vitórias sobre o Portela (4 a 1) e Cordeiro (3 a 0) e empate com o Aperibense (1 a 1) e Estrela do Norte (0 a 0); já nas semifinais, triunfo sobre o Flamengo (3 a 3) no tempo regulamentar e (2 a 1) nos pênaltis.
O torneio reuniu oito equipes, divididas em duas chaves, e os dois melhores classificados de cada grupo avançaram às semifinais. O elenco foi formado pelos goleiros Matheus e Antonio; os defensores Pedro, Juan, Levy Eduardo, Yuri e Kevin; os meio-campistas: Wiccenzo, Tassio, Sardinha, Kayky, Pedrinho, Yago, Wendel, Daniele Nicholas e os atacantes Bernardo, Yan, Davi, Samuel, Ramon e Juan. A comissão técnica foi formada por Fabiano Marques, Matheus Cabanãs, Somália, Rogério e Marcos Miranda.
Título no Municipal
Se o Friburguense Sporting bateu na trave na Copa Noroeste, no Campeonato Municipal, os Meninos da Serra passaram pelo Grêmio na final da competição e conquistaram o título na categoria Sub-15. A ótima campanha feita desde os primeiros desafios foi coroada com o título, após quatro vitórias alcançadas na competição. A equipe do técnico Matheus Cabanãs e de Fabiano Marques teve a melhor defesa, o melhor ataque e a melhor campanha da competição. Ao todo 16 gols e sofreu apenas três.
O artilheiro do torneio foi o atacante Kayo Gaeta, do Friburgo Sporting, com quatro gols. O goleiro menos vazado também foi do time do Friburgo Sporting, o arqueiro Danilo Martins.
Expectativa
Ministério do Esporte estuda reajuste do Bolsa Atleta após 12 anos
O ministro do Esporte, André Fufuca, anunciou que o Governo Federal estuda conceder um reajuste no programa Bolsa Atleta, a partir do ano que vem. O benefício está congelado há 12 anos. O anúncio ocorreu após uma reunião, no Palácio do Planalto, em que o presidente Lula recebeu uma delegação de atletas que participou da última edição dos Jogos Panamericanos e Parapan-Americanos, em Santiago, no Chile, entre outubro e novembro.
"Hoje é um dia em que o presidente Lula fez questão de receber os atletas que representaram o Brasil tanto nos Jogos Panamericanos quanto no Parapan. Tivemos um ano de realizações importantes a nível do esporte internacional do nosso país", destacou o ministro. "Estamos falando aqui da atualização do Bolsa Atleta, do Bolsa Pódio. São programas que, alguns há dez, outros há 12 anos, não têm qualquer tipo de reajuste. E tem toda a sensibilidade do Governo Federal para poder avançar em resposta a essas ações", acrescentou.
Segundo Fufuca, o reajuste deve ser para corrigir a inflação ao longo de todo esse período sem aumento. O Bolsa Atleta foi criado em 2005, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa é considerado um dos maiores do mundo de patrocínio direto aos desportistas e tem o objetivo de garantir condições mínimas de preparação esportiva aos atletas brasileiros, a partir dos 14 anos de idade.
A política pública esportiva é dividida em seis categorias: base, estudantil, nacional, internacional, olímpico/paralímpico, pódio, sendo esta última destinada a atletas de elite. Os repasses mensais variam de R$ 370 (base) a R$ 15 mil (pódio). Em 2023, o programa alcançou 7,4 mil atletas, o maior número da história.
Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário