Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Os campeões
Vinicius Gastin
Esportes
Tradicionais e estreantes comemoraram títulos nas divisões inferiores do Rio
Não foi só o Fluminense que comemorou um título a nível estadual nesta temporada. Nas divisões inferiores do Rio, quatro equipes, entre elas algumas tradicionais e outras candidatas a emergentes, também puderam erguer troféus e celebrar os respectivos acessos. Com cinco níveis de competições, entre Séries A1 e C, o Estado teve disputas de campeonatos durante praticamente todo o ano, em períodos diferentes. Todos eles já definidos. O Friburguense participou de dois deles: a Série A2, equivalente à segunda divisão, e a B1, a terceirona do Rio de Janeiro, onde permanece em 2024 após não conseguir conquistar o acesso.
Neste ano de 2023, o Sampaio Corrêa ficou com a taça da Série A2, a segunda divisão do futebol do Rio de Janeiro, na mesma edição em que o Friburguense acabou rebaixado para a terceirona. Na disputa da B1, o Tricolor da Serra ficou a apenas um gol para chegar às semifinais, não conseguiu o acesso e viu o Duque de Caxias comemorar a conquista do título e o acesso, junto ao rival Serrano.
Já na quarta divisão, o São Cristóvão faturou o título, ao bater o Belford Roxo (também promovido), e já sonha alto, pensando até em chegar à Série A do Carioca. Afastado da primeira divisão desde 1995, o clube cadete tem um objetivo audacioso: o de, dentro de dois anos, conquistar uma vaga na elite. E existe até a possibilidade de tornar-se uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para viabilizar a continuidade desse processo.
Na Série C estadual, a quinta divisão do futebol do Rio de Janeiro, o ainda pouco conhecido Zinzane se sagrou campeão - curiosamente ao bater o São Cristóvão. A história do Zinza começou em 2002, graças a dois ex-atletas: Renato Vilarinho e Cláudia Richa. Naquele ano, o casal criou a Zinzane, marca de moda. Nas décadas seguintes, passou a contar com cerca de 170 lojas em 25 estados, além de comercializar produtos online.
O Zinzane Futebol Clube, conhecido como Zinza F.C., nasceu em 2022, tendo Renato Villarinho como primeiro presidente. A estreia aconteceu exatamente na Série C do Campeonato Carioca de 2023.
Americano tem melhores públicos
Com o fim da temporada de 2023, um levantamento feito pelo portal Acesso Carioca trouxe os jogos entre as Séries A2, B1, B2 e C levaram mais público ao estádio. O curioso é que nenhuma partida alcançou a marca de mil presentes, algo que, num passado não muito distante, era observado em jogos do Friburguense no Eduardo Guinle.
No topo da lista desta temporada estão dois jogos do Americano, que teve a carga máxima de ingressos no Aryzão para os jogos contra Olaria e Sampaio Corrêa, pela primeira fase da segundona.
A Série B estadual rendeu os três maiores públicos do ano, com o jogo de ida da final, entre Olaria e Sampaio Corrêa, levando 937 pessoas à Rua Bariri, na Zona Norte carioca. A seguir, veio o jogo mais visto da terceirona: a volta da semifinal entre Serrano e Barra da Tijuca, em Petrópolis, com 935 presentes. As decisões dos títulos da segundona e da terceirona, respectivamente, vêm logo depois. Entre outros dos maiores públicos da temporada, fora a primeira divisão, estão outros confrontos da Série A2.
Os jogos do Olaria contra Petrópolis e América, ambos na Rua Bariri, tiveram públicos presentes de 804 e 786 torcedores, respectivamente. A partida Americano x Petrópolis, no Aryzão, levou 768 pessoas ao estádio, com um outro Olaria x Petrópolis tendo 709 presentes. O Friburguense ainda registrou alguns dos melhores públicos da edição de 2023 da segundona estadual.
O maior deles foi na partida contra o Duque de Caxias, pela sexta rodada da Taça Corcovado. O time comandado por Gerson Andreotti havia emplacado duas vitórias consecutivas, contra São Gonçalo e Pérolas Negras, e fez bom jogo contra a equipe da Baixada Fluminense. Contudo, perdeu por 1 a 0, frustrando os 296 presentes no estádio Eduardo Guinle. Este foi o quarto melhor público de toda a primeira fase. O Frizão também teve “bom” comparecimento no jogo contra o 7 de Abril, quando 243 torcedores presenciaram a vitória por 3 a 0.
Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário