Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Maratona do Rio
Vinicius Gastin
Esportes
Queniana conquista o bi dos 21 km e quebra recorde
Cerca de 19.500 atletas correram na manhã do último sábado,1 º, os 21 quilômetros da Maratona do Rio de Janeiro. A temperatura amena ajudou no desempenho dos atletas de elite e a prova foi de altíssimo nível. Tanto, que houve quebra de recorde entre as mulheres: a queniana Nelly Jepchumba completou em 1h10min08s, superando a própria marca do ano passado (1h11min46s), e sagrou-se bicampeã.
“Estou me sentindo muito bem e feliz. A prova foi boa, é minha segunda vez aqui e agradeço a Deus por me dar saúde e me ajudar a vencer”, comemorou, sorridente, a campeã, de 29 anos, que travou um acirradíssimo duelo com a compatriota Nelly Jeptoo, que chegou apenas dois segundos depois da xará.
A melhor brasileira foi Jéssica Soares, que completou o pódio em quinto lugar. “Essa prova está no meu coração, porque a minha primeira meia foi aqui. Sempre cheguei no pelotão da frente e esse ano mais uma vez, numa prova fortíssima”, elogiou a mineira de Ubá, de 30 anos.
Entre os homens, vitória do queniano Abera Mamo, de 21 anos. Ele completou em 1h02min02s, acima do recorde da prova de 2022 do brasileiro Daniel Nascimento (1h01min03). Mamo deu o sprint final nos últimos 300 metros, chegando cinco segundos à frente do compatriota Justus Kipkogei Kangogo.
O melhor brasileiro foi o capixaba Alequessandro Paula da Silva, que cruzou em quarto. “Estou muito feliz de ser o melhor brasileiro. Agradeço à organização pela ótima prova e por essa oportunidade de estar aqui. Participei duas vezes, chegando em sexto e sétimo, e finalmente esse ano consegui o pódio”, vibrou o atleta de 36 anos.
Contando com a prova de domingo, 2, foram cerca de 45 mil pessoas dispostas a correr pelos cartões postais da Cidade Maravilhosa. No pelotão de elite, de 42 km, a prova masculina foi vencida pelo queniano Jospaht Kiprotich pelo segundo ano consecutivo, além de ter batido o recorde da prova de 2h13’29”. Na etapa feminina dos 42 km, a vencedora foi a etíope Betelhemlen Moges, com o tempo de 2h39'53".
Olho no rival
Adversário do Frizão na Copa Rio, América se destaca na A2
O Friburguense não terá vida fácil em seu primeiro compromisso oficial de 2024. O sorteio da Copa Rio colocou o América no caminho do tricolor, e o time rubro, vem fazendo boa campanha na Série A2 do Campeonato Carioca. A equipe, presidida pelo senador e, novamente, jogador Romário, reassumiu a liderança da Série A2 Carioca ao derrotar o Artsul, por 3 a 1, na tarde do último domingo, 2, no estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, na Baixada Fluminense.
Fabrício, André (5º gol do artilheiro isolado da competição), de pênalti, e Romarinho marcaram os gols do Mecão, com Luis Felipe anotando o tento de honra dos visitantes. Com o triunfo, o América segue com 100% de aproveitamento na Taça Santos Dumont, com nove pontos, enquanto o Tricolor da Dutra segue com três pontos, na oitava colocação.
Quem também se destacou foi a Cabofriense que, com um gol de Jones Carioca, superou o Resende, por 1 a 0, no Estádio do Trabalhador. Com o triunfo, o Tricolor Praiano entrou no G4 da Série C Estadual, com seis pontos, enquanto o Gigante do Vale segue estacionado com três pontos, na 7ª posição.
Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário