Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Elas dominam

Vinicius Gastin
Esportes
Olimpíadas de 2028 terão, pela primeira vez, predomínio de participação feminina
Cada vez mais em posição de destaque, as mulheres também firmam, cada vez mais, o seu espaço no mundo esportivo. Tanto que a Olimpíada de Los Angeles, em 2028, vai marcar um momento histórico no esporte mundial. Pela primeira vez, o número de atletas mulheres será maior do que o de homens. Serão 5.655 atletas femininas e 5.543 masculinos, totalizando mais de 11 mil atletas no evento. Essa mudança foi anunciada pelo COI, Comitê Olímpico Internacional, na última quarta-feira, 9.
O COI também anunciou mudanças importantes no programa. O número de seleções femininas no futebol, por exemplo, vai aumentar para 16. Já no masculino, serão 12 seleções. Também vai ser a primeira vez que o futebol feminino terá mais equipes do que o masculino em uma Olimpíada.
Ao todo, Los Angeles 2028 terá 351 provas valendo medalha — 22 a mais do que em Paris, em 2024. Seis novas provas mistas vão ser incluídas nas modalidades de atletismo, golfe, remo, tênis de mesa, ginástica e tiro com arco. E cinco novas modalidades vão ser disputadas nas Olímpiadas de Los Angeles: beisebol e softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash.
Para o Ministério do Esporte do Brasil, as mudanças representam um avanço na igualdade de gênero e uma oportunidade para fortalecer políticas públicas voltadas aos atletas de alto rendimento.
Encontro para discutir projetos
O ministro do Esporte, André Fufuca, se reuniu na quinta-feira, 10, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília, para dialogar sobre pautas estratégicas para o futuro e desenvolvimento do esporte brasileiro.
Entre os temas discutidos, estavam dois projetos de lei: um sobre a Lei Geral de Incentivo ao Esporte Feminino e outro referente à criação da Universidade do Esporte, a primeira do país. Além disso, foi proposta também a ampliação do número de municípios contemplados com os Centros Esportivos Comunitários, por meio da segunda etapa do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
“Desde que assumi o Ministério do Esporte, venho atuando em alinhamento com as diretrizes do presidente Lula. Foi mais uma conversa produtiva, que reforça a convicção de que estamos no caminho certo”, afirmou Fufuca.
Os projetos estão em fase final de elaboração e serão apresentados em breve ao Congresso Nacional.
Helena tem desafio
Neste universo de incentivo à participação feminina no esporte, Nova Friburgo também tem as suas jóias. Uma delas, a jovem Helena Barroso terá um novo desafio neste sábado, dia 12, no evento de lutas casadas “WarZone Grappling 10”, em busca do seu segundo cinturão da organização. A adversária da friburguense, que representa a equipe Soma JJ, será Alicia Santos, da Top Brother. O evento de jiu-jítsu acontece no município de Saquarema.
A pequena notável conquistou, recentemente, o Rio Fall, campeonato organizado pela Federação Estadual da modalidade. No ano passado Helena havia conquistado o terceiro lugar, perdendo as duas lutas realizadas. Desta vez, nos dois duelos, a friburguense conseguiu duas finalizações e subiu ao lugar mais alto do pódio.

Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário