Desafio

Vinicius Gastin

Esportes

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Promessa do UFC desafia Barboza e fala em “aposentar” o friburguense

No universo das artes marciais, uma boa provocação é comum, seja para apimentar uma luta prevista ou mesmo pressionar os comandantes das organizações por um encontro. Dentro deste contexto, Edson Barboza, ainda no final do último ano, foi desafiado por um dos atletas considerados como “promissores” do UFC.

Muhammad Naimov está no início de sua trajetória, e mostrou não se intimidar com os grandes nomes do peso-pena (66 quilos). Após passar por Nathaniel Wood, conquistando sua segunda vitória no octógono, ele aproveitou para desafiar o friburguense. E até mesmo falou em “ajudar a aposentar” o potencial adversário.

Na coletiva de imprensa pós-UFC 294, Naimov tornou público seu desejo de medir forças com Edson Barboza na sequência e até o provocou. Curiosamente, o atleta reconhece que o profissional, de 37 anos, não é um lutador qualquer no MMA, mas, confiante em seu nível de habilidade, promete encerrar a carreira do mesmo. Barboza vem de vitória épica em cima de Sodiq Yusuff, em outubro, e busca lutas contra atletas no top-10 da categoria.

No entanto, Naimov, que não integra o top-15 da divisão, ignora tal distância entre eles, minimiza o triunfo de Edson e ressalta que não teme sua trocação – principal característica do stricker de Nova Friburgo.

"Quero lutar em janeiro ou fevereiro. Quero lutar com Alex Caceres ou com uma lenda, mas ela precisa se aposentar. Vou ajudá-lo a se aposentar, o nome dele é Edson Barboza. Vai ser uma luta tipo helicóptero. Porque ele vai dar o chute rodado e eu vou dar de volta. Eu não ligo. Também posso vencer Sodiq. Sei como vencer Edson, só isso", declarou o lutador.

Muhammad Naimov, de 29 anos, é uma promessa do UFC. O tajique iniciou sua trajetória no MMA em 2018 e estreou na organização em 2023. Nela, o atleta venceu Jamie Mullarkey e Nathaniel Wood. Como profissional, 'Hillman' construiu um cartel composto por dez vitórias, sendo sete pela via rápida (cinco por nocaute e duas por finalização), e duas derrotas.

Aos 37 anos, Edson Barboza fez novamente história em sua última apresentação. Depois de quase ser nocauteado no primeiro round com Sodiq Yusuff, o friburguense conseguiu uma virada impressionante no peso-pena (até 66,2 quilos) e venceu por decisão unânime (49-46, 48-46 e 48-46). Além disso, Barboza ainda levou o nono bônus de “luta da noite” na organização, um recorde.

O atleta de Nova Friburgo, um dos grandes nomes de todos os tempos do UFC na luta em pé, integra o elenco do Ultimate desde 2010, se encontra na 11ª posição no ranking da categoria – liderado por Alexander Volkanovski - e disputou 28 lutas pelo Ultimate, onde venceu 17 confrontos (boa parte deles de maneira marcante) e perdeu 11 combates. Barboza ainda aguarda pela confirmação do próximo desafio.

  • Foto da galeria

    Edson Barboza aguarda por novo desafio, após encerrar 2023 em alta (foto: divulgação)

  • Foto da galeria

    Aos 29 anos, Muhammad Naimov é tratado como ma promessa da organização (foto: divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.