Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
De Nova Friburgo para o mundo
Vinicius Gastin
Esportes
Ex-fisioterapeuta do Frizão é mais um friburguense a se destacar no esporte
Não é só dentro das quatro linhas, quadras ou tatames que Nova Friburgo se destaca. Nos bastidores do esporte, o município também produz talentos em série, reforçando todo o seu potencial de revelar nomes para as mais diversas áreas que compreendem o desporto nacional. Um deles é o fisioterapeuta Junior Arrais.
Com passagem pelo Friburguense, entre os anos de 2015 e 2020, Juninho, como é conhecido, atuou com atletas nas categorias de base e profissional do Friburguense. Fisioterapeuta formado na Universidade Estácio de Sá, de Nova Friburgo, ele buscou especializações diversas, e atualmente é mestre em Ciências da Reabilitação, pós-graduado em Termografia, Fisiologia Esportiva, Nutrição Esportiva, Fisioterapia Ortopédica e Esportiva, e Ciências do Esporte.
Com as suas qualificações, novas portas se abriram no caminho profissional de Junior. Após passagem pelo Frizão, arrumou as malas, partiu para São Paulo e se juntou ao Grêmio Novorizontino na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, em junho de 2020. A equipe está em ascensão no cenário nacional, e em 2024, por muito pouco, não chegou à primeira divisão do futebol do Brasil.
A passagem pelo Tigre foi breve, e logo depois voltou para o Estado do Rio, onde foi contratado pelo Serra Macaense Futebol Clube. Na equipe do Norte Fluminense, Junior desenvolveu um trabalho preventivo para os atletas durante o período de pandemia. O mesmo trabalho ganhou notoriedade, sendo utilizado pela CBF como convite base do curso para fisioterapeutas, ministrado pela instituição.
Após mais esta experiência, Junior se juntou à Seleção Brasileira de Tiro com Arco, para realizar avaliações e, juntamente com o departamento de fisioterapia, montar uma programação preventiva no período pré-olímpico, visando as Olimpíadas de Tokyo, em 2021. Concluído mais este desafio, se mudou para Petrópolis e trabalhou no Serrano Futebol Clube, durante a disputa da série B1 do campeonato carioca do mesmo ano.
Já no ano seguinte, 2022, o fisioterapeuta se mudou para São Paulo e passou a integrar uma equipe de medicina, em uma clínica de tratamentos biológicos. Seis meses após passou também a fazer parte do corpo docente da Universidade Nove de Julho, como preceptor de estágio no ambulatório de ortopedia. Em 2023 passou a acompanhar, como gestor de saúde e prevenção, Matheus Gonçalves, uma das principais revelações recentes do Flamengo, que na época estava emprestado ao Red Bull Bragantino.
Após todos esses trabalhos, Junior Arrais encara dois novos desafios profissionais importantes. O primeiro deles é o de gestor de saúde e prevenção do goleiro Hugo Souza, titular e um dos destaques do Corinthians na última temporada. Em paralelo, exerce a mesma função na Seleção Brasileira de Rugby, fazendo parte do ciclo de Copa do Mundo e próximo ciclo Olímpico.
Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário