Batalha perdida

Vinicius Gastin

Esportes

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Edson Barboza trava duelo eletrizante, mas é derrotado

       Foi uma verdadeira batalha. Quem apostava em uma luta de franca trocação, não se decepcionou. Edson Barboza fez a luta principal do evento da organização no último sábado, 18, em Las Vegas (EUA), contra o promissor Lerone Murphy, invicto no esporte, em luta válida pelo peso-pena (66 quilos). O talentoso atleta inglês acabou vencendo por decisão unânime (50-45, 50-45, 49-46), em duelo rendeu o bônus de luta da noite do evento – mais uma na carreira do friburguense. Cada um dos atletas premiados faturou 50 mil dólares.

Barboza vinha de duas vitórias seguidas, enquanto Murphy chegou ao combate invicto com 13 vitórias e um empate. O inglês dominou as ações em boa parte do primeiro round. Com muitos jabs conectados, o inglês minou o ímpeto ofensivo do brasileiro, que sofreu para se defender do alto volume de golpes. Mesmo recebendo muitas combinações e até caindo nos últimos segundos, deitado, Edson conseguiu um belíssimo chute no rosto do inglês. Com mais tempo no relógio, o ataque poderia ter acabado em nocaute.

Os dez minutos seguintes foram de um domínio ainda maior de Lerone. Com uma variedade muito grande de golpes, principalmente no rosto de Barboza, o inglês teve várias oportunidades de finalizar o combate, mas o cansaço começou a se mostrar cada vez mais presente em ambos os lutadores. Murphy seguiu agredindo mais, mas os socos começaram a perder potência, abrindo brecha para os contra-ataques de Edson. O quarto assalto, inclusive, foi o melhor do brasileiro. O cansaço persistiu como personagem principal no último round, impedindo que o veterano reagisse a tempo de buscar uma “virada”.

        A noite de UFC contou com as participações de oito brasileiros, e o que poderia ser uma festa verde e amarela acabou mal. Apenas Melissa Gatto e Ariane Sorriso venceram seus compromissos.

Em sua luta anterior, realizada em outubro, o lutador de Nova Friburgo protagonizou uma batalha contra Sodiq Yusuff e venceu de virada, por decisão unânime. Barboza, 38 anos, ocupava na 11ª posição no ranking do peso-pena antes do combate. Já o britânico, de 32 anos, estreou na companhia em 2019, disputou seis duelos, venceu cinco e empatou um.

Antes de atuar na divisão, o striker se destacou no peso-leve (70 quilos). Na organização desde 2010, o profissional disputou 30 lutas, venceu 18 e perdeu 12 vezes. Seus triunfos de maior destaque foram diante de Anthony Pettis, Beneil Dariush, Bobby Green, Dan Hooker, Gilbert Melendez, Paul Felder, Shane Burgos e Sodiq Yusuff.

 

Resultados do UFC Vegas 92: Barboza x Murphy

Card Principal

Lerone Murphy venceu Edson Barboza por decisão unânime (50-45, 50-45, 49-46)

Khaos Williams venceu Carlston Harris por nocaute a 1m30s do 1º round

Themba Gorimbo venceu Ramiz Brahimaj por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)

Adrian Yanez venceu Vinicius Salvador por nocaute técnico aos 2m47s do 1º round

Angela Hill venceu Luana Pinheiro por finalização (guilhotina) aos 4m12s do 2º round

  • Foto da galeria

    Decisão unânime, aplaudida e reconhecida por Barboza, deu a vitória ao inglês (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Os dois lutadores travaram uma verdadeira batalha na luta principal da noite (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Apesar da derrota, Barboza faturou mais um prêmio de luta da noite na carreira (Foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.