Base em ação

Vinicius Gastin

Esportes

sábado, 13 de janeiro de 2024

Garotos do Friburguense terão vários desafios este ano

        Se o futebol profissional do Friburguense voltará a campo apenas no fim do ano, as divisões de base do clube terão um 2024 recheado de grandes desafios. Entendo a importância esportiva e social de manter o trabalho com os garotos, a direção de futebol do Tricolor da Serra trabalha com um calendário repleto de competições importantes para a temporada, inclusive a nível nacional.

As competições do Campeonato Carioca Sub-15, 17 e 20 já são padrões da Federação de Futebol do Rio (Ferj) provavelmente também jogando o Sub-11 e Sub-13, mantendo o calendário de 2023, mas a ideia é expandir.

        Há a projeção de disputar amistosos contra clubes de maior investimento e a possibilidade de participação em uma competição internacional. O Frizão foi convidado para a edição deste ano da Braga Cup, em Portugal, na categoria Sub-15, no final do mês de junho. Como se trata de uma data relativamente próxima em termos de planejamento, o clube ainda está desenhando a melhor solução para disputar o torneio na Europa.

        A primeira das grandes competições que o Friburguense irá participar é a Brasil Soccer Cup (BSC) 2024. O evento, que terá jogos em diversos municípios, acontece entre os dias 1º a 10 de março, com a inédita edição da categoria Sub-14. O campeonato do Sub-16 terá a terceira edição promovida no mês de julho (nas duas primeiras, o Flamengo se sagrou campeão), e o Tricolor da Serra também tem presença confirmada.

 

Brasil Soccer Cup

        A Brasil Soccer Cup vai contar com 32 equipes, entre elas o Friburguense, “representando a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro”, como resume o perfil oficial do evento nas redes sociais.

Os times serão divididos em oito grupos de quatro. Treze grandes equipes de renome do futebol nacional já confirmaram presença na competição, entre elas Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Atlético Mineiro, Cruzeiro, América Mineiro, Athlético Paranaense, Bahia, Fortaleza e Atlético Goianiense. Internacional e Grêmio geralmente participam do Sub-16, e também podem marcar presença no Sub-14 (os participantes serão definidos até o final deste mês).

        Algumas cidades sedes já estão confirmadas como sedes, dentre elas Macaé, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Quissamã e Carapebus. Outras que podem confirmar nos próximos dias são Casimiro de Abreu, Rio Bonito e Arraial do Cabo.
        Segundo o diretor de competições da LMD (organizadora da competição, em parceria com a Ferj), Wanderson Agostinho, e que também é o idealizador da BSC, e um dos coordenadores do evento, todas as cidades sedes e as 32 equipes estarão definidas e serão anunciadas oficialmente.
        “Até o fim do mês iremos divulgar todas as cidades sedes e as equipes de maneira oficial. Estamos ainda aguardando alguns documentos que as equipes de pequeno e médio investimento de várias partes do Brasil devem nos enviar. Somente então faremos o anúncio oficial”, garante Wanderson.

        Em busca de internacionalizar a marca, os organizadores da Brasil Soccer Cup afirmaram que a 3ª edição da categoria Sub-16, prevista para o mês de julho de 2024, provavelmente vai poder contar, com algumas equipes do exterior, principalmente sul americanas. Manifestaram-se de forma positiva as equipes argentinas River Plate e Argentinos Jrs, e a equipe Uruguaia Peñarol.

        A Brasil Soccer Cup é realizada desde 2022 pela Liga Macaense de Desportos (LMD), conta com a supervisão da Ferj e é reconhecida oficialmente pela Confederação de Futebol Brasileira (CBF), como um torneio nacional das categorias Sub-16 e Sub-14.

  • Foto da galeria

    Brasil Soccer Cup é um dos desafios da base do Friburguense nesta temporada (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Competição reúne alguns dos maiores clubes do futebol brasileiro em sedes diversas no estado (Foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.