Tem objetivos para 2022? Saiba como se planejar

Gabriel Alves

Educação Financeira

Especialista em finanças e sócio de um escritório de investimentos, Gabriel escreve sobre economia, finanças e mercados. Neste espaço, o objetivo é ampliar a divulgação de informações e conhecimentos fundamentais para a nossa formação cidadã.

sexta-feira, 07 de janeiro de 2022

Já fez sua lista de metas para este ano? As viradas de ciclo são momentos importantes para a humanidade e trazem a esperança de renovação. Justamente por esse motivo, é costume de muitos estabelecer metas para serem cumpridas ao longo do novo ano. Será que funciona?

Para fugirmos um pouco – mas nem tanto, já que as metas também podem ser financeiras – das nossas finanças pessoais, o assunto de hoje vai elucidar a importância de um bom planejamento. Afinal, antes de chegar a algum lugar precisamos saber duas coisas: o ponto de partida e o de chegada. Só assim é possível estabelecer um plano de ação que consiga, de fato, cumprir o objetivo e riscar a meta do papel. A propósito, falando em papel, pegue logo sua folha e uma caneta para começar seu planejamento.

Lembro-me de já ter trazido esse estudo nesta coluna, mas em 1979, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, foi realizada uma pesquisa com estudantes prestes a se formar e foi feita a seguinte pergunta: “Você estabeleceu metas claras, por escrito, para o seu futuro e fez planos para concretizá-las?” O resultado foi alarmante, apenas 3% dos entrevistados tinham pronto e por escrito, metas estabelecidas e planejamentos para alcançá-las.

A pesquisa não parou por aí, dez anos após a primeira etapa deste estudo os mesmos participantes foram entrevistados novamente, desta vez já formados e inseridos no mercado de trabalho. A conclusão do levantamento mostrou que esses 3% estavam ganhando uma média salarial dez vezes maior que os outros 97% dos entrevistados. Consegue ver como a educação financeira também abrange áreas muito mais diversas que apenas finanças e cálculos matemáticos?

Contudo, fazer um planejamento anual é muito mais do que apenas listar seus desejos. Um bom planejamento deve ser, antes de mais nada, organizado para ter eficácia. Claro, organização é particular – cada um tem a sua – mas hoje vou te ajudar a planejar um bom ano de 2022 e você pode adaptar de acordo com suas singularidades ao longo do processo.

Um bom plano de metas deve distinguir algumas áreas, como “profissional; pessoal; e financeira” por exemplo. Esse é o momento de descobrir o que realmente importa na sua atual conjuntura; fala mais alto agora, a sua capacidade seletiva (foque primeiro no mais importante). Busque equilibrar as tarefas e os resultados virão. Fragmentar as grandes metas é uma forma de elaborar um plano até conquistar determinado objetivo e vai ser mais prazeroso ver que está “saindo do lugar”.

Por último – e longe de ser menos importante –, faça o acompanhamento deste planejamento. É fundamental manter-se atento às variações que o planejamento pode vir a ter para que os objetivos sejam conquistados.“A disciplina é a organização da liberdade.” (Mario Sergio Cortella). Pense nisso!

Publicidade
TAGS:

Gabriel Alves

Educação Financeira

Especialista em finanças e sócio de um escritório de investimentos, Gabriel escreve sobre economia, finanças e mercados. Neste espaço, o objetivo é ampliar a divulgação de informações e conhecimentos fundamentais para a nossa formação cidadã.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.