Pentecostes

A Voz da Diocese

a voz da diocese

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Ressuscitou! Bradam os anjos. Bradam os apóstolos. Exulta a Igreja. Foi o que celebramos com alegria neste tempo pascal e em Pentecostes, no último domingo, 28, no 50º dia após a Ressurreição do Senhor. O Espírito Santo que vem sobre Maria e os apóstolos no cenáculo, em forma de línguas de fogo, após uma forte ventania.

É o fogo de Deus que nos capacita, nos aquece e revigora para a missão. E fazemos a passagem para a coragem, para o Amor que assume a obra da redenção de Cristo em sua continuidade ao ir pregar o Evangelho da Vida a todas as pessoas, em todos os lugares. É a vitória de Cristo sobre o mal e a morte que deve ser anunciada numa renovação de cada homem, de cada realidade social, de cada construção comum da humanidade! O sangue virou triunfo que jorra sem economia do coração do Salvador para libertar todos os irmãos. Cada homem que crê é anjo que descortina o brilhante ouro da vida, o mar de cristal, a Jerusalém celeste. Cada cristão é um vidente estupefato, boquiaberto com a torrente de luz emanada do Cordeiro.

Cada crente é mistério mergulhado na verdade. É profeta entorpecido pela arrastadora consciência, a visão do eterno-agora, do céu-aqui, nas lutas apocalípticas de cada instante, sem nenhuma grande catástrofe a não ser a de não amar, a de não beber da seiva da graça, a Água Viva do Tudo, a moção divino-humana propulsora, redentora. A Igreja reluz esta força maior, com a sabedoria solar do discernimento espiritual como uma bússola a orientar os filhos na rota da felicidade-salvação, para edificar e nutrir a vida humana com tudo aquilo que é o manancial da verdade e da paz que acalma, consola e fortalece a nossa natureza manca e titubeante.

A fortaleza é outro dom do Espírito para empreendermos nossas energias para o lado certo, guiados pela sábia visão e pela ciência, o aprofundamento da Palavra de Deus, iluminados por todo entendimento sobrenatural da inspiração do Senhor. Sem sabedoria, fazemos força para o sentido equivocado e podemos gerar injustiça e violência. Com a sabedoria, mas sem a fortaleza, podemos permanecer uma Igreja fria, teórica, sabendo o sentido, mas sem coragem, nem vontade de seguir o chamado e transformar a realidade em Reino de Deus. Acomodamo-nos na água morna do imobilismo, conformismo que geram hipocrisia. Sabedoria e fortaleza são dons que devem estar na harmonia mística da missão. E é o Espírito quem dá o discernimento, o tom, a dose certa do agir, do procedimento, do tempo e das decisões.

Tudo isso, com a unção da piedade e do amor a Deus, que sustenta a reverência, respeito e a constante estupefação com o sagrado, sem deixar que caia na rotina e no exercício mecânico, funcional, toda a obra mistérica e milagrosa da nossa iluminação-elevação.

O Espírito derramado que nos projeta sem nem mesmo sabermos do todo e do fim. Despojamo-nos de nós mesmos e nos deixamos conduzir.  Apenas iluminados, nos ressuscitamos, encharcados de Cristo, embebidos de seu fulgor. Tornamo-nos transformadores, construtores, desbravadores do impossível, aventureiros entusiasmados da perfeita alegria. No entusiasmo itinerante, como quem nada possui; livres servidores da totalidade, pregadores da caridade, mãos solidárias que se engajam e partilham, na profunda espiritualidade do Amor aos pobres.

Jesus no meio, ressuscitado. Vivo. Todos n'Ele. O Espírito em todos. É sempre Pentecostes!

Padre Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça é assessor eclesiástico da Comunicação Institucional

Publicidade
TAGS:

A Voz da Diocese

a voz da diocese

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.