UFF e Uerj voltam a exigir uso de máscaras em suas unidades

Decisões de ambas as reitorias levam em conta aumento do contágio pela doença no estado
quinta-feira, 02 de junho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
UFF e Uerj  voltam a exigir  uso de máscaras em suas unidades

A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade do Estado do Rio (Uerj) determinaram  a volta do uso obrigatório de máscaras de proteção respiratória em ambientes fechados em todas suas unidades, inclusive as de Nova Friburgo. 

No caso da UFF, a determinação foi feita por meio da portaria 68.362 e válida desde esta quarta-feira, 1º, com base em informe técnico liberado pelo Grupo de Trabalho (GT) Covid-19 da UFF, que acompanha o cenário epidemiológico da doença no Estado do Rio. De acordo com o documento, que se baseia nas informações divulgadas pela Secretaria estadual de Saúde, o cenário de estabilidade permite a continuidade das atividades presenciais do semestre letivo na universidade. É importante, porém, a retomada de medidas não farmacológicas de proteção, já que muitos sintomas da Covid-19 podem ser confundidos com os de outras doenças respiratórias, que aumentam neste período do ano.

“Em virtude do cenário de sazonalidade de infecções respiratórias e de maneira totalmente esperada e previsível, há possibilidade de aumento de número de funcionários e alunos com Covid-19. Neste momento, é fundamental que todos os casos confirmados sejam obrigatoriamente notificados para que se tenha a dimensão, o mais próximo possível, do quantitativo de pessoas acometidas. A subnotificação interna impede que ações mais específicas possam ser tomadas”, detalha o comunicado da universidade.

O uso de máscaras em ambientes abertos da UFF continua voluntário, e a obrigatoriedade em ambientes fechados é temporária, recomendada, em princípio, até o próximo dia 30. O GT recomenda também a higienização de mãos com água e sabão ou álcool a 70% frequentemente e a avaliação precoce de pessoas com sintomas gripais. Em caso de piora no cenário epidemiológico, as atividades presenciais podem ser suspensas.

No caso da Uerj, a exigência também vale para locais onde não seja possível manter o espaçamento mínimo de um metro. A decisão foi anunciada pela Reitoria nesta quarta, com base em orientações da Pró-reitoria de Saúde da Universidade (PR5).

Em nota técnica, a PR5 aponta que os últimos dados do Painel Coronavírus, da Secretaria de Estado de Saúde, mostram que aumentou mais de 15% a quantidade de testes positivos de Covid-19. Com a elevação do número de casos e a aproximação do início das aulas, a Coordenadoria de Biossegurança da Pró-reitoria decidiu rever as medidas preventivas anteriores, que tornavam opcional o uso de máscara. Continua a ser necessário apresentar o comprovante de vacina contra Covid-19 para entrar em todas as dependências da Uerj.

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação | saúde