Festival de Luzes ilumina Nova Friburgo durante celebração de seu 206° aniversário

Abertura oficial acontece nesta quinta-feira, 9, às 18h, na Usina Cultural Energisa, na Praça Getúlio Vargas, 55 - Centro
quinta-feira, 09 de maio de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

Até o dia 25 de maio, Nova Friburgo se transformará em um espetáculo de luzes com a realização do LUMI — Festival de Luzes. O evento, que ocorrerá na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no coração da cidade, é uma iniciativa da Fauno — Arte e Cultura, em meio às comemorações do 206° aniversário do município.

A abertura oficial da segunda edição do Lumi Festival de Luzes de Nova Friburgo acontece nesta quinta-feira, 9, às 18h, na Usina Cultural Energisa, na Praça Getúlio Vargas, 55 - Centro. 

Inspirado em renomados festivais internacionais, como o Geneva Lux, na Suíça, e o Fête des Lumières, na França, o LUMI apresentará nove instalações artísticas que utilizam a luz como matéria-prima durante 20 dias de programação. Além de oferecer um espetáculo visual, o evento prioriza a sustentabilidade. Todas as instalações utilizam luzes de led, que oferecem maior eficiência energética. Além disso, um mecanismo especial acende as obras apenas durante a noite, otimizando o consumo de energia ao longo da comemoração.

Gustavo Portella, idealizador do Festival, conta que a ideia do LUMI surgiu após sua visita ao Geneva Lux. “Como friburguense, sentia falta de eventos que oferecessem experiências visuais impactantes em espaços públicos na cidade. A escolha da Praça Dermeval Barbosa Moreira se deu por sua localização estratégica, próxima ao centro comercial e à rodoviária urbana. Queremos que o público tenha um momento de contemplação e encantamento em meio à agitação do dia a dia", explicou.

Sob a curadoria do renomado artista Guto Nóbrega, o Festival propõe uma imersão luminosa que transcende o cotidiano. "Estamos constantemente envoltos por luzes, naturais e artificiais, enquanto permanecemos fechados em nossas cavernas mentais", destaca Guto. As instalações, apresentadas pela primeira vez no município, foram criadas por artistas locais, estaduais, nacionais e até mesmo internacionais da América Latina.

Entre os participantes estão nomes como Artur Cabral, Coletivo Resistência Artística (Mario Moreira, Tiago Vianna e Cherman Serafim), Diego Alberti, Fernando Velázquez, Hugo Richard e Natali Tubenchlak, Nubia Gremion, Tosth, Vamoss, Guilherme Durão e Vigas. Cada um deles foi desafiado a conceber intervenções que cativassem o público e proporcionassem uma experiência lúdica e única.

A edição deste ano conta com o patrocínio da Energisa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto também recebe apoio cultural do Instituto Energisa e da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.

Para mais informações, acesse o site oficial do evento em www.lumifestival.com.br e siga o perfil do LUMI no Instagram (@friburgolumifestival).

Serviço

Data: Até 25 de maio

Local: Praça Dermeval Barbosa Moreira, Centro

Artistas participantes: Artur Cabral, Coletivo Resistência Artística (Mario Moreira, Tiago Vianna e Cherman Serafim), Diego Alberti, Fernando Velázquez, Hugo Richard e Natali Tubenchlak, Nubia Gremion, Tosth, Vamoss, Guilherme Durão e Vigas.

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: