Torneio de robótica: alunos do Sesi Friburgo disputam regional no Rio de Janeiro

Etapa é aberta ao público e reúne adolescentes entre 9 e 15 anos
quinta-feira, 07 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação/Firjan)
(Foto: Divulgação/Firjan)

A temporada 2023-2024 do Torneio de Robótica First Lego League Challenge (FLL) tem o tema Masterpiece, que propõe o desafio para jovens repensarem o mundo das artes aliadas às tecnologias. Os projetos científicos são desenvolvidos através da criação de robôs feitos com peças de Lego. A etapa regional foi iniciada nesta quarta-feira, 6, e termina nesta quinta, 7, na Escola Sesi da Tijuca, na Zona Norte da capital, e reúne estudantes de 9 a 15 anos. 

A equipe Titãs da Serra, composta por sete alunos da Escola Sesi de Nova Friburgo, além de levar o nome da cidade para o mundo da robótica, também criou um projeto com tecnologias avançadas para contar a história do município e sua tradição artística e histórico-cultural de forma lúdica, divertida e interativa.  

O torneio conta com cerca de 30 equipes inscritas, que agrupa alunos de escolas públicas, privadas e equipes de garagem, que são times formados por amigos sem vínculo escolar. Liderados por dois técnicos adultos, cada grupo é composto por quatro a dez integrantes, que precisam trabalhar em sintonia, com base em valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Os jovens são desafiados a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. 

Na temporada de 2020, por exemplo, os estudantes foram provocados a repensarem espaços para exercícios, competições e brincadeiras. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia Lego Education, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. 

Categorias

O torneio abrange a participação de aproximadamente 600 pessoas, entre alunos, técnicos e juízes que avaliam cada equipe por meio de quatro categorias: Desafio do Robô, Design do Robô, Projeto de Inovação e Core Values.  

A partir da avaliação dos juízes nas quatro categorias, as equipes vão se tornar elegíveis ou não a alguma premiação. Há premiações oficiais de cada categoria e, os grupos podem participar da classificação para a etapa nacional. Com poucas vagas, apenas os três primeiros vencedores se classificam para o torneio nacional, que ocorrerá entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, em Brasília, no ano que vem. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: